Em caso de ARREBATAMENTO....


Hermes C. Fernandes


“Em caso de arrebatamento, este carro vai ficar desgovernado”. Esta frase é encontrada adesivada em muitos automóveis em nossas cidades. Para os não-evangélicos não faz o menor sentido. Mas para muitos os evangélicos esta frase denota a crença na doutrina do arrebatamento secreto, defendida pelo sistema dispensacionalista de interpretação bíblica.

Segundo este sistema, a volta de Cristo seria dividida em duas fases, a primeira seria secreta e destinada unicamente aos crentes, enquanto a segunda seria pública e aconteceria sete anos depois dos crentes serem arrebatados e levados para o céu.

Os mais antigos se lembram de um hino cujo título era “O Rei está voltando”. Entre suas estrofes, se dizia que o mercado ficaria vazio (e não seria pela alta dos preços!), os aviões cairiam pela ausência súbita dos pilotos. Enfim, o mundo ficaria em polvorosa, e a mídia não se ocuparia com outra notícia que não fosse o desaparecimento de milhões de crentes pelo mundo a fora. Alguns defensores das teorias de conspiração afirmam que a mídia reportaria o desaparecimento súbito de milhões de crentes como um caso de abdução em massa promovida por discos voadores (sic).

Cresci ouvindo isso. Ficava atormentado quando meus pais tocavam na vitrola o disco “A última trombeta”.

Depois de crescidinho, deparei-me com outros sistemas de interpretação, e mesmo formado em Teologia, já tendo dado aula de Escatologia em um seminário, decidi rever meus conceitos.

Dei-me conta que a doutrina do arrebatamento secreto não consta das Escrituras, e foi inventada há pouco mais de duzentos anos, por um inglês chamado John Nelson Darby (1800-1882), e tornando-se febre entre os cristãos evangélicos por causa dos comentários de rodapé da Bíblia de Scofield. Portanto, é a mais recente linha de interpretação da escatologia bíblica. Mais tarde, descobri que tal interpretação já havia sido seminalmente engendrada trezentos anos antes pelo jesuíta espanhol Franscisco Ribera (1537-1591). Por quase três séculos, tal teoria ficou confinada à Igreja Católica Romana, até que, em 1826, Samuel R. Maitland (1792-1866), que era bibliotecário de Canterbury, publicou um panfleto em que promovia a idéia de Ribera.

Mas o que mais me incomodou com esta doutrina não é sua origem, mas os seus efeitos colaterais. Até o seu surgimento, os cristãos estavam engajados na transformação do mundo. Grandes nomes da ciência eram cristãos devotos. Universidades como Havard, Princeton, Oxford, foram fundadas sob a égide dos ideais do Reino de Deus. O surgimento do Dispensacionalismo alimentou o processo de secularismo, fazendo com que os cristãos recuassem, e cedessem espaço aos céticos.

Antes fosse o carro ou o avião que ficasse desgovernado em caso de arrebatamento. Em vez disso, o que ficou desgovernado foi o Mundo. A Igreja deixou de ser o sal da terra, a luz do mundo, para tornar-se numa sub-cultura, num gueto religioso. O que muitos cristãos contemporâneos parecem ignorar é que cada passo que a igreja dá pra trás, é espaço que ela cede a Satanás. Não seria esta uma maneira de "dar lugar ao diabo" (Ef.4:27)?

Se antes a Ciência era praticada por cristãos convictos, hoje está nas mãos dos ateus. Pra quê fazer ciência, se o mundo está prestes a acabar? Por que nos envolver com questãos como preservação ambiental, justiça social, ética, se as coisas têm mesmo que piorar para apressar a volta iminente de Jesus? De onde tiraram esta conclusão, se "a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito"(Pv.4:18)?

Recuso-me a crer que Cristo virá ao encontro de uma igreja acovardada, que não terá concluído a Grande Comissão, tampouco terá sido luz do mundo e sal da terra (Mt.5:14). Recuso-me a crer que o mesmo Jesus que pediu ao Pai para que não nos tirasse do mundo, agora mudou de idéia e vem para nos raptar (Jo.17:15).

A febre dispensacionalista alcançou um novo apogeu recentemente com o lançamento da série “Deixados para trás”, de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins (Acho que a série deveria se chamar “Passados para trás”).

Pregadores bradam de seus púlpitos: “Somos a última geração! A geração do arrebatamento!” Mas se contradizem quando gastam milhões na construção de catedrais suntuosas. Imagino o que pensam nossos filhos quando afirmamos que somos a geração final. Com isso, nós os privamos de qualquer perspectiva de futuro. Prefiro ficar com o salmista, e declarar: "A posteridade o servirá; falar-se-á do Senhor às gerações futuras" (Sl.22:30-31).

Encruzando os braços, os cristãos estão entregando o mundo às baratas. Desistindo de lutar pelas próximas gerações. Isso sim é que podemos chamar de alienação.

Se os leitores da Bíblia comentada por Scofield deixassem de dar crédito àquilo que está em seu rodapé, e começassem a ler mais o conteúdo das Escrituras, talvez houvesse uma revolução. O problema é que estamos condicionados a uma leitura, e qualquer um que faça uma leitura diferente é logo tachado de herege.

Por desconhecerem a história, ignoram que muitos dos escritores cristãos aclamados também esboçavam uma escatologia esperançosa quanto ao futuro do Mundo. Gente como Spurgeon, Whitefield, Wesley, Calvino, Lutero, Lloyd-Jones, Jonathan Edwards, os puritanos, e tantos outros, criam no avanço do Evangelho e na eventual conversão das nações a Cristo (Leia Salmo 22:27-28). Era a isso que chamavam “avivamento”.

Aos vidrados em teorias de conspiração devo informar que vocês estão sendo vítimas da maior de todas elas. Esqueçam “Deixados pra trás”! Olhem para Cristo, o Cavaleiro Fiel e Verdadeiro, que saiu “vencendo e pra vencer”.

Um dos cânticos mais cantados pelos cristãos ao redor do mundo foi composto por alguém que tinha esta esperança. Ele diz:

Já refulge a glória eterna,
De Jesus, o rei dos reis;
Breve os reinos deste mundo,
Seguirão as Suas leis;
Os sinais da sua vinda,
Mais se mostram cada vez;
Vencendo vem Jesus!

Glória, glória, aleluia (3x),
Vencendo vem Jesus!

O clarim que chama as crentes,
A batalha já soou;
Cristo, à frente do seu povo,
Multidões já conquistou;
O inimigo em retirada,
Seu furor patenteou;

Vencendo vem, Jesus!

E por fim entronizado,
As nações há de julgar;
Todos grandes e pequenos,
O juiz hão de encarar;
E os remidos triunfantes,
Em fulgor hão de cantar:
Vencendo vem Jesus!

Sinceramente? Prefiro este hino àquele que estimula os crentes à irresponsabilidade com o futuro da Terra.

Recomendo que os leitores deste blog busquem comparar o sistema dispensacionalista com outros sistemas de intepretação da Escatologia Bíblica. Vocês se surpreenderão.


Hermes Fernandes é também culpado do que se faz aqui no Genizah

81 Comentários

wally disse...

amado Hermes, apz.

bem, acho q sou dispensacionalista e pré-tribulacionista, e tenho meus quês em relação a esse ponto de vista, claro, mas, permita-me pontuar:

vc defendeu o amilenismo (creio eu), e respeito sua posição teológica, mas só faltou vc dizer q essa doutrina é diabólica, ou entendi mal?

bem, sem querer polemizar, mas não é com um post de fim de semana, ainda q bem escrito, q vc espera me convencer?

=o)

abs, apz.

Anônimo disse...

Tá, então vc não acretida no arrebatamento?? se é o que eu entendi nesse texto que escreveu ele não acontecerá?

André Sanchez disse...

Jesus repreendeu no passado aqueles que hoje também precisariam ser repreendidos. "Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus." (Mateus 22:29)

Infelizmente as pessoas preferem seguir um exemplo contrário ao dado pelos bereianos.

Quanto ao arrebatamento, certamente as pessoas precisam conhecer melhor o pensamento que mais se aproxima ao que a Bíblia diz. Eles vão ficar esperando sentados um arrebatamento hollywoodano que nunca irá acontecer!

Sola scriptura!

André Sanchez
Esboçando Ideias

O Pastor disse...

Dei uma passada, lí e gostei.
PAZ.

Hermes C. Fernandes disse...

Wally,

Em momento algum demonizei o dispensacionalismo. Mas devo confessar que às vezes penso que este esquema escatológico acaba prestando um disserviço à causa do Reino. Entretanto, creio que na sinceridade de muitos que o professam.
Mas vejo com ressalva o fato deste ser a principal linha interpretativa adotada pelo neo-pentecostalismo. Entre os expoentes neo-pentecas do dispensacionalismo está o bispo Macedo, o R.R.Soares e o Miguel Ângelo.

Hermes C. Fernandes disse...

Anônimo,

Creio que a igreja será arrebatada para encontrar-se com Cristo nos ares. O que não creio é na doutrina construída em cima deste evento, dividindo a volta de Cristo em duas fases, uma secreta e outra pública.

O arrebatamento, conforme ensinado nas Escrituras, acontecerá no último dia, e todo olho verá.

Uno minha voz aos cristãos de todos os séculos, e brado: MARANATA!

Não apenas almejo Sua volta, mas trabalho por ela, para que Ele encontre uma igreja triunfante na História, e não acovardada.

Desejo sua volta também para reencontrar os que partiram em Cristo. Mas não desejo Sua volta como uma fuga deste mundo.

Elídia :) disse...

Respeito as opiniões postadas aqui, tanto que muitas dessas idéias encorajam-me a seguir e confrontar as doutrinas que "rodam por aí" com o que diz a Escrituras. porém desta vez, no 1% de discordância, posto que somos pensantes, logo existimos e discordamos, citarei o versículo que determina minha visão dos "tempos do fim", isso não faz-me negligente de maneira alguma com os acontecimentos hodiernos, nem com o "bem-estar" da humanidade. "Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão." 2Pe 3.10

Filipe L. C. Machado disse...

Postagem em tempo oportúnuo!

Abraços!

Filipe - 2timoteo316.blogspot.com

Luis Paulo Silva disse...

ô Hermes, na oa eu não entendi nada. Tem como vc publicar um estudo, ou algo do tipo deixando clara a sua posição com relação ao arrebatamento?
Sempre cri que a vinda de Cristo se dará em duas fases assim:

1°Jesus vem
2°O anticristo domina a parada na Terra por 7 anos enquanto a Igreja está no céu com Cristo
3°Jesus vem após os 7 anos de novo (2° fase) desce no monte da Oliveiras e mostra pro anticristo quem manda e reina por mil anos e acontece uma guerra
4°Jesus reina por mil anos
5°O cão é solto e convence várias pessoas a fazer uma nova guerra contra Cristo
6°Jesus vence de novo
7°Acontece o juízo final
8°Vivem todos (os salvos) felizes para sempre!


E então?

Paz!

Luis.

Pandora disse...

Sou pessima em escatologia, mas fui devidamente ensinada que Jesus vai voltar e tantas outras coisas mais por homens e mulheres simples cujo unico livro que tiveram acesso foi a Bíblia e bem, na duvida sigo como as virgens prudentes, com oléo em minha lampâda e trabalhando muito para que os que me foram entregues não se percam de Cristo!!!

Matheus Carvalho disse...

Eu pensava que esse era um blog apologético, que se dedicava a combater heresias, e ideias anti-bíblicas e não discutir algo tão complexo, vasto e controverso que é a escatologia, na perspectiva evangélica conservadora.

Gosto bastante dos seus textos, mas é uma pena ver tamanho extremismo e caricaturização de um sistema teológico (evangélico) oposto ao que ele crê. Como o irmão Wally falou, o que você quis dizer então foi que milhões de crentes que crêem no arrebatamento são no mínimo hereges? Se não foi isso, infelizmente foi que aparentou.

Quanto ao irmão André Sanchez, então você quer dizer que quem afirma ser dispensacionalista não lê a Bíblia. Isso não seria generalizar demais não? Conheço pastores e mestres brasileiros com mestrado e doutorado em teologia, dedicados na Palavra, com comentários bíblicos publicados e fiéis na doutrina que são dispensacionalistas, e aí? É fácil falar de um sistema teológico quando não se lê autores sérios que o defendem bem, Como Charles Ryrie (da bíblia anotada), Dwight Pentecost, Craig Blaising ou Darrell Bock.

Tenho 22 anos, já passei pelo seminário (um de linha dispensacional), pesquisei autores aliancistas como Hendriksen e Van Groningen. Aposto meu lanche como nos seminários aliancistas pouco ou nada se lê sobre o outro lado. Porque não falar das fraquezas da teologia da aliança? E a literalidade da aliança abraâmica? Como explicar o templo de Ezequiel? O futuro de Israel? E as profecias sobre Israel do passado? Já se cumpriram?

Nem todos os dispensacionalistas são iguais, há diversas ramificações (ou evoluções) atuais como o Progressivo. E amigos, não é bem assim, os sistemas dispensacionais são recentes, mas as noções dispensacionais são bem mais antigas. Esse argumento de que Darby o criou é como dizer que Lutero e Calvino inventaram os cinco Solas no séc XVI. Ele apenas o sistematizou ao longo do seu ministério.

Sejam BEREANOS. Parem de ler o monergismo e estudem a bíblia também.

Alexander De Bona Stahlhoefer disse...

tanto pré-milenismo como pós-milenismo representam uma enfase demasiada em uma só das dimensões da escatologia neotestamentária, e portanto são sistemas falhos justamente pelas suas enfases. A grande questão na escatologia é não anular os polos presente, passado e futuro, não tentar colocar tudo num sistema racional que funcione. As tensões precisam ser mantidas!
Um ótimo livro que mostra as implicações dos diversos sistemas escatólogicos para a missiologia é David Bosch, Missão Transformadora. Em breve colocarei uma resenha no meu blog! Por enquanto estou me ocupando com Copa do Mundo (hehehe) e seus "polvos"
http://pietismoluterano.blogspot.com

Tiago disse...

Prezado Hermes, a quem tenho grande respeito e admiração.

Li todo seu texto entendi seu posicionamento mas, com todo respeito, não concordo.
Já estudei todas as teorias e acredito plenamente que essa, dispensacionalismo, é uma interpretação que honra as Sagradas Escrituras e ajusta-se devidamenteà esperanço cristãda volta do Senhor nos ares.

Estou disposto a voltar a estudar o assunto e assim aprender mais e mais sobre a vontade do Altíssimo.

Um grande abraço e fica na paz.

J A Valili disse...

Danilo, fiquei feliz com sua visita no meu humilde blog .. rsrs e como deixou em um dos meu blogs que traria para sua pagina me deixou muito honrado principalmente em saber que o tema da minha monografia faria parte do maior blog evangelho da rede, fiquem a vontade e desde de já, ví que estou no caminho certo para apresentar este tema, pois apologéticamente falando voces aprovaram, já os sigo e gostaria de telos sempre presente.
Paz
J A Valili _ 3º Teologia Betania - Curitiba

Danilo Fernandes disse...

Meu caro MATHEUS,

Voce disse: "Eu pensava que esse era um blog apologético, que se dedicava a combater heresias, e ideias anti-bíblicas e não discutir algo tão complexo, vasto e controverso que é a escatologia, na perspectiva evangélica conservadora."

Veja, meu camarada, do que este blog publica, cuidamos nós.

O fato de você crer em algo, eu em outro algo e o Hermes em um terceiro algo, todos com sinceridade e embasamento Bíblico é maravilhoso. Mais maravilhose ainda é ter um espaço onde podemos discutir e aprender mais. Está é a proposta. Já publiquei aqui diversas visões escatológicas e acho que todos ganhamos em discutir e aprender. Melhor do que ver novela não é mesmo? Não ha porque brigar! Precisamos (eu, voce e muitos) parar com este negócio de se não for como o fulaninho me ensinou, então não é verdade.

Somos todos inteligentes para ler, conferir na Palavra, retero que é bom e crescer.

De mastigada basta a TV! Vamos aproveitar a blogosfera que Deus nos deu para ser fonte de edificação neste tempo em que a mídia de massa nos trata como imbecis!

Graça e Paz!

wally disse...

Hermes, apz de novo.

bem, não duvido que não tenha querido demonizar o dispensacionalismo (às vezes, sensacionalismo para alguns, ou por alguns), mas, data venia, pareceu.

como já o conheço de várias outras postagens, aprendi a admirá-lo e respeitá-lo, vou me expressar da maneira mais respeitosa possível:

concordo com muito do que vc falou sobre os males do dispensacionalismo tribulacionista, mas, me diga: foi o dispensacionalismo que estragou os "crentes" ou os "crentes" que estragaram o dispensacionalismo?

agora, vou ser franco contigo, até pq vc conquistou esse direito qdo começou a seguir meu blog =o):

comparar o que, supostamente, o dispensacionalismo tribulacionista tem de pior com o melhor de sua visão é ser tendencioso e parcial.

isso me faz lembrar dos gayzistas que pegam o mais tribuloso da igreja e comparam com um gay todo certinho... assim, não vale.

p.ex., comparar o calvinismo, no q ele tem de melhor, com o arminianismo, com o q ele tem de pior, é desonestidade (o contrário tb é).

sabe, às vezes, me pego a pensar: tem certas coisas que Deus deixou meio que em suspense, sem nos dar a certeza cabal de certas coisas. Que Ele vem, é certeza, como vem, é discutível (no bom sentido).

ah, tentar desqualificar o dispensacionalismo por conta de quem o defendeu/anunciou não é garantia de que ele é ruim. Seria como tentar (genericamente falando) desqualificar a Reforma pq seu embrião foi formado com o católico Savonarola ou pelo padre John Huss.

bem, sobre a questão de pregar q Jesus vem arrebatar e ficar construindo templos faraônicos, assino embaixo, pode contar com meu voto. Todavia, sejamos francos: nunca ouvi falar de uma pregação do Macedo sobre arrebatamento... só se for de rapto de $$ do banco.

na Ass. Deus, onde congrego, tem se infiltrado essa praga tb: o céu na Terra, pregações sobre a volta de Jesus estão ecasseando.

de novo: a doutrina estragou os "crentes" ou os "crentes" estragaram a doutrina?

well man, it was a pleasure to talk with you. nice to meet (or neet?) you.

abs, apz.

Matheus Carvalho disse...

Caro Danilo

Concordo com suas palavras! não estou querendo brigar, só deixar aqui minha opinião sobre esse texto específico =] Acho o Genizah uma bênção para o reino de Deus. Penso que o humor é uma das melhores (senão a melhor) forma de crítica.

Sei que vocês é que cuidam do conteúdo do Genizah, só achei estranho ver palavras tão duras em cima de algo que é considerado apenas uma opção escatológica.

Raramente posto algum comentário na blogosfera. resolvi postar aqui talvez porque é um assunto que me fascina. Eu ainda nem me decidi por posição, pois preciso estudar mais pra isso. E mesmo depois que eu me decidir, não vou ser um xiita.

Não quero me estender nisso, até porque penso que não é o local ideal, mas deixar duas coisas:

Primeiro reconheço sim que há exageros entre o povo de Deus quanto a essas ideias (pastor que marca o dia da volta de Jesus, faz cronogramas o tempo todo e esquece de todo o resto) como bem o Hermes escreveu. Infelizmente esse é um dispensacionalismo mal compreendido. A igreja precisa acordar e pensar por si mesma, chegar até a conclusões diferentes (como nós) e mesmo assim se amarem em Cristo! rsrs

Segundo, ainda creio que houve aqui um tratamento equivocado com o dispensacionalismo, que se desenvolveu e não ficou estagnado e que promove coisas boas sim como um forte incentivo a missões (muitos seminários e agências missionárias nessa linha), o pensar no futuro (literaturas e conferências) e o ficar alerta ao cenário atual.

um abraço, Deus os abençoe

Danilo Fernandes disse...

Mano Matheus! É uma benção ter voce aqui! E se quiser contribuir para o debate, fica já convidado sempre. Vamos dividir experiencias!

Como disse, nosso objetivo é ter um espaço para a igreja que pensa, mesmo se pensa diferente. Precisamos uns dos outros para juntos crescermos no entendimento e no Amor, nos fortalecendo em Cristo para ser a diferença no mundo.

Deus o abençoe!

Anônimo disse...

Gilberto diniz santa fe argentina
Paz queridos apologistas entre aspas, eu queria dizer primeiro, que o tal "esquema" que o senhor falou esta na biblia e me prove que nao?
Segundo nao queira justifcar a negacao desta DOUTRINA BIBLICA, pelo fato de algumas seitas neopentecostais crer nelas, seitas por seitas, os adventistas, testemunhas de jeova, o unicismo nao saiu dos arraiais pentecostais, outra coisa os pentescostis tem contribuidos sim para o crescimento sim da nossa sociedade e no mundo, o fato de ter pessoas no seu extremismo nao le da o direito de querer dizer que os pentecostais sao o povo atrasado, o interessante é que voces que nao sao deste suposto esquema pentecostais e que tem contribuido para a cultura, ciencia, evolucao de um mundo melhor estao a mais de 100 anos estagnados, nao crescem e nem se impoe nesta sociedade, se sao de fatos o sal e luz da terra deveriam voces influenciar mais a sociedade brasileira e mundial, talvez le faltem graca, poder, simplicidade do evangelho, humildade, santificacao, falam tanto dos puritanos, mas nao vejo no seu esquema de crencas e o seu meio evangelico esclusivo uma influencia marcante no evangelismo, na oracao, na representacao do verdadeiro evangelho, talvez os pentecostais com estas doutrinas antibiblicas, tem mais influencias que voces, me desculpe caro amigo seu comentario é importuno e sem influencia real porque nao contribui em nada para o crescimento do reino e a expansao do evangelho, se o evangelho depender de seus pares e de suas doutrina o evangelho continuara complicado, estagnado e ele¿itista.
Ah e caro Danilo o senhor hermes nao discutiu doutrina ele siplismente disse que é um esquema inventado, sem valor biblico, que forma crentes ociosos, e que nao influencia em nada para o crescimento do reino, isso sim nao é discussao, é autoritarismo de ideia.

Wilson Jr. disse...

Escatologia é uma assunto que sempre procurei evitar, principalmente por se tratar de interpretações de profecias (Apocalipse, Daniel, Zacarias), das declarações de Paulo e Pedro, e das próprias palavras de Jesus (acho que são as mais claras de todas). No entanto, gostaria de deixar aqui alguns comentários, depois de ler o texto do Hermes e os comentários dos demais irmãos.
Já que queremos ter a mesma atitude dos irmãos de Beréia, precisamos ter um zelo tremendo em confrontar tudo com as Escrituras, mesmo nossas convicções mais arraigadas. E por incrível que pareça, de tudo o que li até aqui, foram citadas apenas 2 passagens bíblicas nos comentários, e nenhuma no texto do Hermes.
Achei incrível também que, apesar de tratarmos de um assunto relacionado ao fim dos tempos, não há sequer uma menção ao papel desempenhado por Israel. Quando falo Israel, é a nação mesmo, e não como figura da Igreja. Basta ler Romanos 11 para percebermos que a restauração de Israel é parte fundamental desse processo. Em Atos 1 os discípulos questionaram Jesus se ali, após sua ressurreição, já seria a época da restauração do Reino de Israel. Ele não negou, nem disse que não aconteceria. Mas que seria uma prerrogativa do Pai determinar o tempo para isso. E em seguida colocou uma condição: Receber o Espírito Santo, e ser testemunhas até os confins da terra.
Acho que até seria assunto para outro tópico nesse blog, mas acho incrível como a Igreja hoje se coloca em uma posição totalmente independente no plano de Deus em relação a Israel. Parece que esquecemos que somos "enxertados". Sempre que ouço notícias de Israel, ouço com muita atenção, pois tenho plena certeza que meu futuro está vinculado àquele povo. Tá certo que eles precisam aceitar Jesus, mas temos que nos lembrar que já existe um movimento messiânico muito forte em Israel. Basta pesquisar na internet para ver que já há diversas congregações lá (exemplo: www.reviveisrael.org).
Por isso mesmo, tenho muita dificuldade em imaginar uma Igreja assistindo de camarote o que acontece aqui na terra, enquanto Israel fica. Não consigo encontrar embasamento bíblico para isso. Muito pelo contrário. Lanço aqui um santo desafio de apontarmos na Bíblia passagens que digam isso claramente.
Para meditação deixo as seguintes:
Atos 1:1-8 - Romanos 11

Stol disse...

Show de bola o texto e principalmente os comentários, pois nos fazem estudar mais a palavra. Curti quando o Danilo deu o papo que temos este espaço e o de outros blogs, pra compartilharmos idéia e não impô-las aos irmãos, cada um defenderá conforme aprendera ou crê, checando na Bíblia e vida que segue, isso sim é viver em harmonia.
Abração pra geral e Paz.

Natanael disse...

O post do Hermes revela o seu entendimento quanto à escatologia. Vou criticá-lo por isso? Certamente que não. Entretanto, meu sentimento nos seus comentários, é de que aqueles que não seguem o seu "entendimento", não pensam, não conhecem a história e distorcem a Palavra de Deus quanto a isso. Creio na linha pre-tribulacionista e, pelas Escrituras me firmo nessa compreensão. O que me chama mais atenção nos comentários é que ele diz que o "dispensacionalismo alimentou o processo de secularismo". Não, meu irmão. A Bíblia nos diz que "nos últimos dias os homens seriam amantes de si mesmos"... (2 Tm 3.2)Isso independe de como eu creio. É Palavra de Deus! Por outro lado, discordo também quando ele diz que "por trás do avanço do dispensacionalismo há uma verdadeira conspiração para coibir a marcha vitoriosa da Igreja de Cristo". Como alguém que crê na soberanis de Deus e no Deus que já escreveu toda a história, poderia dizer uma coisa assim? O dispensacionalismo pode continuar avançando e todavia a Palavra de Deus segue triunfante. Finalizando, gostaria de dizer que o negócio de Deus é gente. O Senhor se pre-ocupa com pessoas e, por tudo que tenho lido nesse site, tenho louvado a Deus, pois ele combate esse "evangelho" que não transforma a vida de ninguém, ainda que ele seja pregado por "igrejas" que se dizem dispensacionalistas.
Que Deus os abençoe!

Pr. Natanael - Inglaterra.

Uma Questão de Perspectiva disse...

Ah! os mitos! Concordo com tudo que você escreveu e vou linkar essa postagem no Uma Questão de Perspectiva. Incomoda-me bastante essa postura do arrebatamento secreto. Parece a mim algo muito semelhante ao que acontece na Igreja Católica com a doutrina do purgatório. O crente é levado a pensar "pra que vou me dedicar por completo a Deus? Se eu for 'mais ou menos', passo um tempo no purgatório e depois vou para o céu", no caso da doutrina em questão o perigo é a racionalização semelhante "ainda vou ter sete anos entre uma volta e outra para me preparar". A vinda repentina e de surpresa do Senhor (essa sim a doutrina bíblica) passa a ser desacreditada e até mesmo não desejada. Esse é um dos motivos, creio eu, para a afirmação de Jesus: "quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" Lc 18:8.

Bruno Saavedra

Anônimo disse...

E aonde se encaixa a parte do "estarão no moinho moendo trigo, um será levado e o outro deixado.."

A que se aplica isso?


Vlw!

Tamar disse...

John Piper reuniu três escatologistas com convicções diferentes numa mesa redonda.
Aí vai o link.

http://www.desiringgod.org/ResourceLibrary/TopicIndex/29_End_Times__Return_of_Christ/4262_An_Evening_of_Eschatology/

Anônimo disse...

Certa vez o nosso Senhor Jesus disse que se “aqueles dias (dias derradeiros) não fossem abreviados, carne alguma se salvaria.” (Mateus 24:22.) É importante frisar que, em primeiro lugar, devemos separar escatologia bíblica de teoria da conspiração, pois uma coisa nada tem a ver com a outra. Segundo, o arrebatamento dos salvos em cristo é, de fato, um ensino bíblico e não mera especulação teológica como nos diz as escrituras sagradas: “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 tessalonicenses 4: 14-17). A principal questão que envolve o arrebatamento da igreja está relacionado ao quando ele se dará no tocante à tribulação derradeira, ou seja, se antes ou durante à grande tribulação. Particularmente, diante das palavras do Senhor Jesus, quando diz que carne alguma se salvaria se tais dias não fossem abreviados, creio que o Senhor não permitirá que o seu povo escolhido fique nas mãos de satanás e do anticristo quando este governar na terra com toda a sua eficácia (2 tessalonicenses 2:9), dada a capacidade de controle, total e minucioso, que o mesmo terá sobre cada pessoa do planeta, somando-se a métodos de submissão massiva que incluirá até indizíveis formas de torturas contra aqueles que não quiserem se sujeitar ao anticristo. Simplesmente, não haverá mais a possibilidade dos cristãos se esconderem do iníquo em catacumbas como nos tempos do império romano, pois o poder dele será praticamente onipresente em toda a terra. Somente na presença do Senhor estaremos livres de horrenda opressão. Mas aos que adoram a Deus em espírito e verdade, convém olhar para os céus e continuar exclamando com inegável fé: Vem Senhor Jesus! A paz de Cristo a todos.

LAERTE

Rafa Designer Cristão disse...

amei o post!
gostei tanto que peço a liberdade de lê-lo aos jovens da minha igreja, posso?

devo admitir, que antes eu dispensacionalista convicto, estudioso tb de seminário teológico, revisado em escatologia, tinha minhas indiferenças a isso...
sou historiador... e acredito no poder de transformação da Igreja na História, por isso indagava bastante a respeito disso nas aulas de escatologia. sabido da posição não-dispensacionalista da minha denominação, queria entender o porquê, visto que minha vontade mesmo era ver Cristo voltando logo, triunfante, pra deixar o resto do povo no inferno mesmo!
cômico, mas triste e verdadeiro, e isso é o que se passa na mente de muito crente no mundo afora...
depois de várias discussões, argumentações e pontos de vista revisitados várias e várias vezes... decidi que não quero tomar o dispensacionalismo como forma de acomodação e concordo plenamente com o Hermes...
vejo uma Igreja sem perspectivas escatológicas sinceras e esperançosas...
mas, ainda acredito na revolução do amor e da graça, que pode tomar esse mundo de assalto e fazer nosso Noivo orgulhoso!

junto-me ao brado: MARANATA!
mas, com as armas nas mãos!

Em amor,

Rafa

Vandim disse...

Eu sempre estudei e sempre tive muita curiosidade pelos assuntos escatológicos. Mas sempre tive e tenho dificuldades com os esquemas escatológicos.
Na minha infância na igreja Católica Romana aprendia a recitar o “credo apostólico” que apresentava um esquema simples:
1º. Cristo está sentado a Destra de Deus.
2º. Virá julgar vivos e mortos.
Depois tive contato com a literatura adventista que apresentava um complexo esquema escatológico especulativo baseado no método historicista de interpretação profética:
1º. Jesus voltará depois do “tempo de angústia", durante o qual o sábado será um teste para todo mundo.
2º. Haverá um reino milenar dos santos no céu e a terra ficará deserta.
Este esquema não me convenceu, mas chamou minha atenção para os livros de Daniel e Apocalipse.
No meio evangélico fui apresentado ao esquema dispensacionalista, pré-tribulacionista e pré-milenista. Li muita coisa do Wim Malgo e de outros, mas encontrei muitas dificuldades de ler as seções escatológicas dos evangelhos com este esquema em mente.
Acho que o dispensacionalismo é um erro doutrinário, mas não uma heresia, pois não nega nenhum ponto essencial da fé cristã bíblia e histórica.
Tive ainda contado com literatura milenista presente (amilenismo) e pós milenista. Creio que a idéia de que cristo está reinando no presente, e que na segunda vinda o reino terá sua plenitude com a ressurreição dos mortos, arrebatamento publico, juízo final está em harmonia com os textos bíblicos. Apesar da dificuldade de interpretar apocalipse 20.

Delrymar Reid Kalley disse...

O ensino neo-testamentário é de que Cristo voltará a qualquer momento para buscar a sua igreja, ou seja, será iminente. Logo, se dissermos que Cristo voltará após os 7 anos então saberíamos quando ele voltará não é? E se sabermos o dia que Ele voltará então nao será iminente.

Nós nao vamos participar da Grande Tribulação, pois Cristo nos livra da "ira vindoura".

Mesmo tendo grande admiração pelo 1º missionário protestante e fundador das 1ªs igrejas evangélicas bem como congregacionais aki no Brasil, não concordo na forma como ele cria sobre a volta de Cristo, pois este (Robert Reid Kalley) era contra o pré-tribulacionismo.

Um abraço, fikem com Deus!

Hermes C. Fernandes disse...

Quero deixar claro que reconheço o ardor missionário provocado pelo surgimento do movimento pentecostal. Aliás, este é meu berço. Porém acredito que se as igrejas pentecostais abraçassem uma escatologia mais esperançosa, menos pessimista acerca do futuro do mundo, o estrago que faríamos no império das trevas seria muito maior.

Apesar das divergências na área da escatologia, o mais importante é reconhecermos que fora da graça não há salvação. Calvinistas e arminianos, pentecostais e reformados, pré, pós e amilenistas, devem dar as mãos e trabalhar pelo reino de Cristo.

Nossas diferenças serão resolvidas na eternidade. Mas até lá, o que deve prevalecer entre nós é o amor.

Anônimo disse...

Certa vez o nosso Senhor Jesus disse que se “aqueles dias (dias derradeiros) não fossem abreviados, carne alguma se salvaria.” (Mateus 24:22.) É importante frisar que, em primeiro lugar, devemos separar escatologia bíblica de teoria da conspiração, pois uma coisa nada tem a ver com a outra. Segundo, o arrebatamento dos salvos em cristo é, de fato, um ensino bíblico e não mera especulação teológica como nos diz as escrituras sagradas: “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” (1 tessalonicenses 4: 14-17). A principal questão que envolve o arrebatamento da igreja está relacionado ao quando ele se dará no tocante à tribulação derradeira, ou seja, se antes ou durante à grande tribulação. Particularmente, diante das palavras do Senhor Jesus, quando diz que carne alguma se salvaria se tais dias não fossem abreviados, creio que o Senhor não permitirá que o seu povo escolhido fique nas mãos de satanás e do anticristo quando este governar na terra com toda a sua eficácia (2 tessalonicenses 2:9), dada a capacidade de controle, total e minucioso, que o mesmo terá sobre cada pessoa do planeta, somando-se a métodos de submissão massiva que incluirá até indizíveis formas de torturas contra aqueles que não quiserem se sujeitar ao anticristo. Simplesmente, não haverá mais a possibilidade dos cristãos se esconderem do iníquo em catacumbas como nos tempos do império romano, pois o poder dele será praticamente onipresente em toda a terra. Somente na presença do Senhor estaremos livres de horrenda opressão. Mas aos que adoram a Deus em espírito e verdade, convém olhar para os céus e continuar exclamando com inegável fé: Vem Senhor Jesus! A paz de Cristo a todos.

LAERTE

Anônimo disse...

Disse tudo e um pouco mais, tava na hora de alguem de visão mostrar a verdade da Biblia.

Fernando disse...

Paulo já esperava o arrebatamento naqueles tempos e por isso pregava e levava o Evangelho rapidamente - e por que não em desespero - a todos os povos, pois esperava o retorno de Jesus como de imediato. Por que não fazemos como Paulo? Por que não deixamos nossas críticas de lado e nos focamos naquele que há de vir em 1 mês, 1 dia ou a daqui 1 hora? Vamos levar o Evangelho à todos sabendo que Jesus voltará hoje.

Anônimo disse...

Gilberto Diniz - Santa Fe - Argentina
Caro Hermes, se o seu comentario no Blog, fosse baseado nesta ultima resposta sua, contribuiria sim, para o crescimento do Reino, se o seu comentario fosse norteado pelo pensamento do seu ultimo comentario, daria sim para podermos até ver prós e contras de cada doutrina exposada nas mais variadas correntes teologicas, mas se o caro for sensato, vai ver que seu comentario foi infeliz, e desqualificativo, ademas de apresentar ao pentecostais como atrasados, e formador de gente e gerador de seitas, desconhecendo que as piores seitas(evangelicas) volto a dizer nao nasceu nos arrais pentecostais.
Respeito a forma de crenca de outras confissoes evangelicas, mas o principal objetivo da Igreja é fazer o reino de Deus crescer, levar o evangelho a todos os rincoes, a todas as culturas, a todos os niveis culturais e todos os niveis de status sociais e nao só a um grupo elitista, geradores de opinioes e cabecas pensantes, pois a biblia diz que nem os loucos erraram o caminho.
Fico feliz pelo seu berco Pentescostal, fico triste, porque depois de(crescidinho) no seu primeiro post se tornou tao pequeno e mesquinho, fico feliz pelo seu ultimo post, equilibrado, firme e acertado (talvez voce leu o texto que para herdar o reino dos ceus devemos nos fazer como niños (voltou ao berco).
Um forte abraco e saiba que o admiro apesar de tudo .
Paz do Senhor

Marcio Santos disse...

Esse é um tema que traz intrigas!!

Pré-tribulacionalista
Midi-tribulacionalista
Pós-tribulacionalista
A-milenista
Dispensacionalista

São tanta linhas de pensamento e interpretações!!

Fico com a piada:

Um seminarista passando por uma praça viu um velho lendo a Bíblia no livro de Apocalipse e querendo mostrar-se sábio tascou uma pergunta ao velhinho:
- O senhor está entendendo o que está lendo?
- Sim! - Disse o velhinho.
- O que acontecerá então, se é que o senhor está entendendo?
- Ora meu jovem é simples entender, no final Jesus vencerá tudo!
Ao jovem e presunçoso seminarista só restou retirar-se sem mais comentários!!

Fiquem na Paz e saibam: Ele vem!!!


Márcio Santos

Meu blog: www.serhomembasta.blogspot.com

SOMOS COMO O VENTO disse...

ARREBATAMENTO INDIVIDUAL OU COLETIVO?

Em Mateus 24:14 Cristo disse assim:

"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim"

Somente quando o evangelho fosse pregado em todo o meundo é que viria o fim.

PERGUNTA: E quando foi cumprido a pregação do evangelho do reino a todas as nações?

RESPOSTA: Foi quando Paulo afirma nas escrituras no novo testamento Colossenses 1:23:

"Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro"

E porque foi Paulo que finalizou e cumpriu está profecia de Cristo há dois mil anos atras. Resposta no livro de Apocalipse 14:6

"E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo"

Ele era o anjo que recebeu o evangelho eterno do proprio Cristo , quando foi arrebatado ao 3º céu. Ele não aprendeu o evangelho por ele anunciando de homem nenhum, mas foi REVELADO Gl 1:12.

"Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo".

PERGUNTA IMPORTANTE: Então aonde aconteceu o FIM o qual Cristo disse que aconteceria depois que o evangelho fosse pregado a toda CRIATURA.

RESPOSTA: O fim que Cristo diz aqui é sobre o FIM DA NAÇÃO JUDAICA como representante de Deus aqui na terra, o FIM da LEI DE MOISES , DO TEMPLO E DA NAÇÃO JUDAICA que ANDAVA JUNTO AINDA COM A GRAÇA DE CRISTO. Este FIM aconteceu na GRANDE TRIBULAÇÃO no ano 70 A.D e o fim da perseguição judaica com o CRISTIANISMO para depois a perseguição continuar com O IMPERIO ROMANO até termina no ano 300 em diante por decreto de CONSTANTINO.

O ARREBATEMENTO INDIVIDUAL DE CADA UM VAI OCORRER SOMENTE:

"E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia"
João 6:39

QUE ULTIMA DIA É ESSE:

É o último dia de VIDA de cada um de nós aqui na terra. O arrebamento vai acontecer como num piscar de olhos, quando Deus tomar a nossa vida, não passaremos pela DOR DA MORTE, seremos de imediato TRANSFORMADO DESSE CORPO CORRUPTIVEL para se REVESTIR DO INCORRUPTIVEL.

O mundo sempre continuara a existir até quando Deus quiser, no tempo Dele. Basta a nós Cristão vivermos em novidade de vida e deixar as coisas antigas para trás. Viver somente pela fé na OBRA CONSUMADA DE CRISTO e deixar Ele EFETUAR TANTO O QUERER E OPERAR EM NOSSAS VIDAS.

Abraços a todos amados

Que a paz do Reino de Cristo esteja em nossas vidas sempre.

SOMOS COMO O VENTO disse...

Só um complemento com UM ENTENDIMENTO PESSOAL MEU e compartilho com todos amados:

Em APOCALIPSE 1:7 DIZ ASSIM:

"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém"


"Eis que vem com as nuvens: era uma maneira de profetizar que Deus viria em vigança contra a uma nação. E Jesus quando estava sendo interrogado pelos sacerdotes e fariseus sobre essa vigança sobre ISRAEL e que a palavra VINDO SOBRE AS NUVENS eles entenderam muito bem:

"Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória"
Mateus 24:30

,...e todo o olho o verá: realmente todo olho viu essa vigança acontecer no ano 70 A.D com a GUERRA DOS JUDEUS ou GRANDE TRIBULAÇÃO na destruição de JERUSALÉM E DO TEMPLO. E não só os olhos dos judeus que não creram como os olhos dos judeus que creram essa vigança Cristo vindo sobre as nuvens. Mas o judeus Cristãos que estavam alertas desses acontecimentos fugiram antes do CERCO FINAL PELO IMPERIO ROMANO COMANDADO POR TITO.

Até mesmos o que transpassaram: Afinal que foi que transpaçou a Cristo com uma lança foi somente um soldado romano e não vários soldados. Mas aqui diz que até mesmos como se fosse no plural. Então que transpassou a Cristo foi o povo judeu e muitos daquela geração que presenciou a sua morte na CRUZ estariam presentes depois de (ano 33 da morte de Cristo até ano 70 A.D uns 37 a 40) a GERAÇÃO QUE ESTARIA VIVA NAQUELE MOMENTO:

"Em verdade vos digo que não passará esta GERAÇÃO sem que todas estas coisas ACONTEÇÃM"
Mateus 24:34

...e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele: e realmente todas as TRIBOS DA TERRA DE ISRAEL (AS DOZE TRIBOS) SE LAMENTARAO porque o CRISTO que eles esperavam para O LIBERTAREM do ROMANOS não veio em socorro e sim em VIGANÇA.

QUER DIZER DEUS ESTAVA COM OS ROMANOS PARA FAZER JUSTIÇA PELA MORTE DE SEU FILHO.

Abraços a todos

iara lucia disse...

Creio no arrebatamento em uma única vez .Creio no final deste mundo corrupto e perdido jazendo no maligno e creio numa nova terra.Porque o Senhor disse eis que faço novas todas as coisas.

carlos eduardo disse...

O autor do texto esqueceu de uma coisa, a musica "vencendo vem jesus.." que ele cita no final também defende a tese do arrebatamento.

Depois dos sete anos é que jesus vem e junta as nações e começa a julgar.

Cristão disse...

Esse autor esquece que depois da primeira guerra mundial a teologia de que "vamos melhorar o mundo", começou a cair por terra. E depois da segunda guerra,essa teologia acabou.

A própria biblia afirma que no fim haverá gueras, fomes, pais contra filhos, etc. Ou seja por mais que todos queriam um mundo melhor, a Biblia afirma que a apostasia reinara,o amor se esfriará.

Isso não que dizer que devemos deixar de trabalhar , ou deixar de tentar.

O fato de que muitos não tentam melhorar o mundo, esperando o arrebatamento, não quer dizer que a teologia esteja errada.

Podemos e devemos lutar por justiça social, pela preservação do meio ambiente, mas sempre esperando a volta de Jesus.

Como não sabemos a hora ,não podemos sentar e esperar sem fazer nada. Pode ser daqui a uma semana, dois anos, ou daqui a cem anos, entendeu?

Anônimo disse...

Uai!?!?!?! Agora confundiu tudo!!! Pelo que li na Bíblia, bate com o que o Laerte escreveu, agora essa história de:
Pré-tribulacionalista
Midi-tribulacionalista
Pós-tribulacionalista
A-milenista
Dispensacionalista
Pelo visto terei que fazer Teologia para ver se entendo.
De uma coisa sempre tive certeza que essa história de ficar estudando o que vai acontecer é furada, pq se Deus quisesse, que a gente saiba ele teria deixado escrito! E sem dúvida (Não em entrelinhas e etc)! quer ver: quando eu era criança ouvi em um culto que as duas testemunhas seriam: Moisés e Elias... depois que cresci, li o livro deixados para trás que confirmava essa história (porém nada na Bíblia diz a favor), quando mudei de Igreja, a história foi outra, seriam duas pessoas e não os dois pq se Deus os livrou da morte não teria sentido trazê-los para morrer!(O que na minha cabeça parece lógico). Então, cada hora é uma coisa, "não isso não é de Deus, isso que é!" Para mim, essas são teorias, que podem estar certas ou não, então, é melhor me prender nas partes históricas da Bíblia (que tem muito a nos ensinar) do que ficar tentando prever o que vai acontecer!

A paz do senhor.
Ps.: Mas gosto de ler essas discussões aqui, então continuem colocando a opinião de vcs!!!

Amanda Zanqui disse...

Muito bom o seu texto Hermes. Concordo com vc. Eu creio que devemos viver o hoje, viver o presente e ser fiel com o que Deus nos deu, cuidando dos nossos irmãos e sendo bons cidadãos e tbm cuidar da natureza que Deus criou. Eu não acho legal os crentes viverem de futuro e ficarem apenas pensando no apocalipse. É claro, que o fim dos tempos está próximo, mas, agora a gente ficar discutindo sobre como Jesus vai voltar, não vai mudar em nada a situação da Terra e não vamos levar vidas a Cristo. Temos que nos preocupar em amar ao próximo, fazer a vontade do Pai, anunciar as boas novas e não nos conformar com este século. E o futuro? O futuro está nas mãos do Senhor. Por isso, concordei com o que vc escreveu. Paz

J. Edis disse...

Querido Hermes Fernandes, a respeito do arrebatamento da Igreja, tenho a liberdade de ter uma outra linha de raciocínio diferente da sua, mas não aceito a sua colocação de que todos os que aceitam o arrebatamento invisível, assim pensam porque foram influenciados pelo Dr. Scofield, creio que alguns o foram, mas não é este o meu caso, tenho muitas objeções a respeito de alguns comentários nos rodapés de muitas bíblias sagradas e não somente da bíblia de estudos do Dr.Scofield. Tenho um artigo publicado em meu blog http://deondeeoteureino.blogspot.com/, intitulado “EBD – Quem apareceu a Saul no Cap 28 de I Samuel – onde mostro um erro gravíssimo do Dr. Escofield no seu comentário sobre o assunto.
A Igreja não deixou de ser o sal da terra e a luz do mundo por causa de diferentes linhas de pensamentos sobre o arrebatamento da igreja, se uns são pré milenistas, outros pós milenistas, ou outros que crêem que será em duas fases, uma invisível(só para os salvos que participarão das bodas com o cordeiro de Deus)e outra visível (Junto com a Igreja para Julgar o mundo) e os que crêem que será de uma única vez visível para todos. Estas diferentes escolas de pensamentos não influenciam em nada em ser a luz do mundo e o sal da terra, pois para ser salvo não está limitado a linhas de pensamentos teológicos, e sim em manter-se isento da corrupção do mundo. Respeito a sua linha de pensamento não aceitando a linha dispensacionalista e esperamos que o nobre autor desta matéria faça o mesmo, não julgando que haja uma conspiração por parte dos que pensam diferente de você. Outrossim gostaria de lembrá-lo que não serão os nossos artigos inflamados defendendo esta ou aquela linha de pensamento que ira impedir que a igreja seja dilapidada e explorada na terra, pois as escrituras sagradas há muito já nos alerta que nos últimos dias surgirão falsos profetas que enganariam a muitos. E é exatamente o que está acontecendo em nossos dias. Ainda em tempo, gostaria de lembrar ao ilustre escritor da matéria em apreço que ninguém poderá destruir a igreja de Cristo na terra, pois Jesus disse “...também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mt 16:18. Queridos os mensageiros do diabo estão realizando o seu papel que é lutar contra a igreja do Senhor com todas a armas possível e inimagináveis, mas, não prevalecerão contra a verdadeira igreja de Jesus.

José Edis (http://deondeeoteureino.blogspot.com/

Anônimo disse...

TUAS MUITAS LETRAS TE FAZEM DELIRAR HERMES E TEUS CONHECIMENOS SAO POBRES E FRACOS E SEM BASE,TEUS RUDIMENTOS SÃO SEM PROVAS E SÓ TENS BASE EM TU MENTE RACIONAL E CONHECIMENTO DE TUA RAZAO.DEVS ORAR E BUSCAR CONHECIMENRO ESPIRITUAL E NAO TE BASEAR EM RAZOES MENTAIS DA TUA CABEÇA.TE LIGA E VE SE NAO ESTAS CRANDO UMA FALÇA DOUTRINA.HERMES ,HERME QUE MTAS OS PROFETAS E APEDREJAS OS QUE SÃO ENVIADOS QUE MENTE TU TENS... A DE CRISTO OU UMA MENTE SOFISMADA PELA TEORIA DE UMA DENOMINAÇÃO,TE LIGA NA TOMADA. ASS. SERVO DA PALAVRA.

SOMOS COMO O VENTO disse...

UM SIMPLES ANALISE SOBRE O LIVRO DE APOCALIPSE:

1º- Nos primeiros versiculos do capitulo 1 temos dois vocabulos ou palavras que dirige em carater de urgencia a mensagem para os ouvintes daquela época, vejamos:

"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que BREVEMENTE devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo ESTÁ PROXIMO" Ap 1:1-3

Se prestarmos bem atenção são mensagens de prevenção para algo que ia acontecer para as pessoas que estavam vivendo naquela época. Uma mensagem ao Judeus Cristão principalmente.

2º- As cartas para as SETE IGREJAS e claro que existiam mais, mas a totalidade ali, se refere a Igrejas existentes que receberam essa mensagem do APOCALIPSE. Afinal a GUERRA DOS JUDEUS estava para como um BARRIL DE POLVORA para explodira a qualquer hora. E graças a Deus que poupou o historiador JUDEUS FLAVIO JOSEFO para registrar esses acontecimentos para hoje em dia termos um esclarecimento melhor do que foi a GRANDE TRIBULAÇÃO mencionada por Cristo.

Naquela época aconteceu GANDES SINAIS NO CÉU, relados pelo historiador, UMA VACA QUE IA SE SACRIFICADA E DEU A LUZ UM CORDEIRO, UM GRANDE LUZ ILUMINOU O TEMPLO E PARECIA SER DE DIA (não esqueçamos que essa luz é o proprio CRisto)., muitos e até o proprio flavio josejo viram no céu um grande exercecito, haviva muitos FALSOS CRISTO E PROFETAS que surgiram aos montes. Foi uma confusão geral que estava acontecendo em JERUSALÉM, pois, a maioria dos ESPIRITOS IMUNDOS que CRISTO expulsou voltaram SETE VEZES MAIS PIORES para a CASA(Israel) QUE CRISTO VARREU E DEIXOU LIMPA porque os judeus o CRUCIFICARAM.

3º- O mais dificil aceitarmos agora que tudo AQUILO que tinhamos como acontecimentos FUTUROS já aconteceu e estamos sendo engandos há mais de DOIS MIL ANOS com ESTUDOS SOBRE O FUTURO APOCALIPSE. E os enganadores estão GANHANDO MUITO DINHEIRO COM ISSO. Deixando o povo na incredulidade, e sem direção nas profecias, aproveitando se possivel há enganar até os escolhidos.

4º - ARREBATAMENTO:

NÃO É PRE , NÃO É POS, NÃO AMILENISTA É UMA QUESTÃO DE FÉ EM ACREDITAR QUE NO ULTIMO DIA DE SUA VIDA AQUI NA TERRA.

Quando nós os que CREEMOS tivermos o ULTIMO SUSPIRO DE VIDA , COM O NOSSO TEMPO DETERMINADO POR DEUS, E QUE SEJA COM 50, 70, 100, 200 ANOS, NÃO PASSAREMOS PELA DOR DA MORTE.

Seremos transformados num piscar de olhos , e a ordem já ocorreu. Primeiros os que já tinham morridos antes de CRISTO e com CRISTO antes da Cruz. E depois os que estiverem vivos depois da CRUZ até os dia de HOJE.

5º- O DECAPITADOS: O apocalipse já aconteceu e foi cumprido , O JULGAMENTO ACONTECEU e os que creem não entram em juizo, mas os que não creem já estão condenados. O tribunal de Cristo julgou todos os que fizeram o BEM e MAL antes da CRUZ. Foram julgados todos que viveram antes da LEI e com a LEI, TODOS OS QUE VIVERAM ANTES DA GRAÇA.

Os decapitados ali registrado em APOCALIPSE são os MARTIRES CRISTÃO JUDEUS com a perseguição dos proprios judeus depois os GENTIOS CRISTÃO QUE foram perseguidos e MORRERÃO NA EPOCA DO IMPERIO ROMANO.

FLAVIA MARA disse...

Gostei da matéria! Não sou formada em Teologia, mas leio a biblia. Pela biblia, nunca vi base para arrebatamento secreto. Tenho visto que quase não se pregam mais sobre A VOLTA DE JESUS, sendo que a biblia tanto fala nesse evento glorioso. Deveria ser tema de muitas pregações, congressos etc.

ANSELMO FARIAS disse...

Penso que falar e escrever este assunto so vai dar em discurssão e palavras.caro hermes peço que escrevas e de base para suas teorias e sua fé principalmente a do arrebatamento pois so falar e nao dar base biblica não enaltece em nda nossa fe,e sim aquilo qe voce crer.Posso escrever a respeito do batismo do esp. santo do geito que eu creio mas não dando base biblica,so vem a causar confusão como esta ai teu texto.

Anônimo disse...

Desculpe a sinceridade, mas afirmar que o dispensionalismo é responsável pelo esfriamento espiritual do mundo é um absurdo, só isso demonstra o seu desconhecimento da palavra. E o que dizer sobre esse argumento da sapiência, “antes quando ignorante (criança) acreditava assim, agora que fiz teologia mudei de entendimento”, desculpe, mas não dá pra argumentar com alguém desse jeito, típico argumento usado por ateus e céticos. Vou usar seu Modus operandi de pensar pra vê se você acha interessante: “Antigamente as pessoas acreditavam no livre arbítrio e viviam felizes, a pesquisa avançava, tudo era lindo, mas agora com esse pensamento herético da predestinação as pessoas não se esforçam mais porque já está tudo predestinado, é tão irresistível que não precisamos mais nem pregar o evangelho”. Desculpe mas dessa vez o Blog errou feio, espero retratação, pois como crente em Jesus Cristo, me senti ofendido.
A Paz do Senhor.

EBDicas - Sergiano disse...

A paz do Senhor Jesus!
Em caso de arrebatamento o que fez essa postagem perderá o controle! rsss!

Que venha o Reino! disse...

Shalom desde Sião...

A Tribulação ja foi (Anticristo ja sentou no trono de Deus = Papa) e a inquisição matou cerca de 90 milhoes de crisãos que não concordavam com as apostasias colocadas pela igreja (Adolf Hitler ficou no chinelo né...)

as 70 semanas de Daniel nada mais foram que o ultimo prazo que o Judeus tiveram para crer que Jesus era o Messias...

Jesus não vai voltar antes que o reino dEle seja instalado na terra, vejam que a biblia nos revela:

Apocalipse 21:2
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

Ué, tem 1 versiculo apenas onde nosso querido irmão Ap. Paulo consola a igreja de Tessalonica dizendo que a Igreja encontrará com Cristo nas 'NUVENS' e não no céu...

Por favor, se alguem souber na canônina ou nas apócrifas algum versículo que afirme sem particular interpretação que eu vou morar no céu, volto acreditar no arrebatamento.

Paulo de Tarso disse...

Graça e Paz!

Hermes, pelo deleite intelectual de argumentação, resolvi fazer essa colagem extraida do site GotQuestions.org.

Laus Deo

xoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo


Pergunta:

Qual é a diferença entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo?

Resposta:

O Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo são frequentemente confundidos.

É difícil determinar quando a Bíblia está se referindo ao Arrebatamento ou à Segunda Vinda.

No entanto, ao estudar as profecias bíblicas do fim dos tempos, é muito importante poder diferenciar entre os dois.

O Arrebatamento é quando Jesus Cristo retorna para remover a igreja (todos os seguidores de Cristo) da terra.

O Arrebatamento é descrito em 1 Tessalonicenses 4:13-18 e 1 Coríntios 15:50-54.

Os crentes que já morreram serão ressuscitados e, juntamente com os crentes que ainda vivem, vão se encontrar com o Senhor no ar.

Isso acontecerá em um momento, em um piscar do olho.

A Segunda Vinda é quando Jesus retorna para derrotar o anticristo, destruir o mal e estabelecer o seu Reino Milenar.

A Segunda Vinda é descrita em Apocalipse 19:11-16.

As diferenças importantes entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo são:

(1) No Arrebatamento, os crentes vão se encontrar com o Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4:17).

Na Segunda Vinda, os crentes vão retornar com o Senhor à terra (Apocalipse 19:14).

(2) A Segunda Vinda ocorre depois do grande e horrível período da Tribulação (Apocalipse capítulos 6-19).

O arrebatamento ocorre antes da Tribulação (1 Tessalonicenses 5:9; Apocalipse 3:10).

(3) O Arrebatamento é a remoção dos crentes da terra como um ato de libertação (1 Tessalonicenses 4:13-17; 5:9).

A Segunda Vinda inclui a remoção dos incrédulos como um ato de julgamento (Mateus 24:40-41).

(4) O Arrebatamento vai ser “secreto” e instantâneo (1 Coríntios 15:50-54).

A Segunda Vinda vai ser visível a todos (Apocalipse 1:7; Mateus 24:29-30).

(5) A Segunda Vinda de Cristo não vai ocorrer até depois de certos eventos dos fins dos tempos acontecerem (2 Tessalonicenses 2:4; Mateus 24:15-30; Apocalipse capítulos 6-18).

O Arrebatamento é iminente, pode acontecer a qualquer momento (Tito 2:13; 1 Tessalonicenses 4:13-18; 1 Coríntios 15:50-54).

Por que é importante manter o Arrebatamento e a Segunda Vinda distintos?

(1) Se o Arrebatamento e a Segunda Vinda são o mesmo evento, os crentes teriam que passar pela Tribulação (1 Tessalonicenses 5:9; Apocalipse 3:10).

(2) Se o Arrebatamento e a Segunda Vinda são o mesmo evento, o retorno de Cristo não é iminente... há várias coisas que precisam acontecer antes do Seu retorno (Mateus 24:4-30).

(3) Ao descrever o período da Tribulação, Apocalipse capítulos 6-19 em nenhum lugar menciona a igreja.

Durante a Tribulação — também chamada de “tempo de angústia para Jacó” (Jeremias 30:7) — Deus vai voltar a sua atenção principal à nação de Israel (Romanos 11:17-31).

O Arrebatamento e a Segunda Vinda são semelhantes mas eventos separados.

Os dois envolvem Jesus retornando.

Os dois são eventos do fim dos tempos.

No entanto, é crucialmente importante reconhecer as diferenças.

Em resumo, o Arrebatamento é o retorno de Cristo às nuvens para remover os crentes da terra antes do tempo da ira de Deus.

A Segunda Vinda é o retorno de Cristo à terra para dar um fim ao período da Tribulação e derrotar o anticristo e seu império mundial diabólico.

Marcos A. Fagundes disse...

Não direi nada, deixo para que os irmãos reflitam.

Sim. O próprio Jesus afirmou isto!
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade do Pai que me enviou”. João 5:28-30.
Paulo também afirma isto:
“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro”. I tess. 4:16
9- QUANDO RECEBERÁ O HOMEM O DOM DA IMORTALIDADE?


I Tessalonicenses 4:13-18 tem a resposta:
“Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda o Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.”
“A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista de imortalidade.” I Corintios 15:52 e 53.
B) A Ressurreição dos ímpios (Para destruição)

10- E A RESSURREIÇÃO DA CONDENAÇÃO CITADA POR JESUS EM JOÃO 5:28-30?
Ocorrerá mil anos após a segunda vinda. Quem ressuscitar nela não terá a vida eterna, mas sofrerá o juízo da segunda morte. Abaixo em verde sublinhado está narrada a sorte dos que participam da 1° ressurreição e em vermelho itálico dos que participam da 2° ressurreição.
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.
Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.
E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. (Apocalipse 20:4-10).
Após este acontecimento é feita a Nova terra para os que foram ressuscitados na primeira ressurreição, durante a segunda vinda. Deles, dos salvos, esta escrito:
“O VENCEDOR, DE NENHUM MODO SOFRERÁ DANO DA SEGUNDA MORTE”. Apocalipse 2:11.

Paulo de Tarso disse...

Graça e Paz!

Hermes,pelo deleite do debate quero fazer uma colagem sobre a matéria extraída do site GotQuestions.org.

É bem didático e de fácil entendimento.

Laus Deo

><><><><><><><><><><><><><><><><><<><><><><><><

Pergunta:

"Qual é a diferença entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo?"

Resposta:

O Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo são frequentemente confundidos.

É difícil determinar quando a Bíblia está se referindo ao Arrebatamento ou à Segunda Vinda.

No entanto, ao estudar as profecias bíblicas do fim dos tempos, é muito importante poder diferenciar entre os dois.

O Arrebatamento é quando Jesus Cristo retorna para remover a igreja (todos os seguidores de Cristo) da terra.

O Arrebatamento é descrito em 1 Tessalonicenses 4:13-18 e 1 Coríntios 15:50-54.

Os crentes que já morreram serão ressuscitados e, juntamente com os crentes que ainda vivem, vão se encontrar com o Senhor no ar. Isso acontecerá em um momento, em um piscar do olho.

A Segunda Vinda é quando Jesus retorna para derrotar o anticristo, destruir o mal e estabelecer o seu Reino Milenar.
A Segunda Vinda é descrita em Apocalipse 19:11-16.

As diferenças importantes entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo são:

(1) No Arrebatamento, os crentes vão se encontrar com o Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4:17).

Na Segunda Vinda, os crentes vão retornar com o Senhor à terra (Apocalipse 19:14).

(2) A Segunda Vinda ocorre depois do grande e horrível período da Tribulação (Apocalipse capítulos 6-19).

O arrebatamento ocorre antes da Tribulação (1 Tessalonicenses 5:9; Apocalipse 3:10).

(3) O Arrebatamento é a remoção dos crentes da terra como um ato de libertação (1 Tessalonicenses 4:13-17; 5:9).

A Segunda Vinda inclui a remoção dos incrédulos como um ato de julgamento (Mateus 24:40-41).

(4) O Arrebatamento vai ser “secreto” e instantâneo (1 Coríntios 15:50-54).

A Segunda Vinda vai ser visível a todos (Apocalipse 1:7; Mateus 24:29-30).

(5) A Segunda Vinda de Cristo não vai ocorrer até depois de certos eventos dos fins dos tempos acontecerem (2 Tessalonicenses 2:4; Mateus 24:15-30; Apocalipse capítulos 6-18).

O Arrebatamento é iminente, pode acontecer a qualquer momento (Tito 2:13; 1 Tessalonicenses 4:13-18; 1 Coríntios 15:50-54).

Por que é importante manter o Arrebatamento e a Segunda Vinda distintos?

(1) Se o Arrebatamento e a Segunda Vinda são o mesmo evento, os crentes teriam que passar pela Tribulação (1 Tessalonicenses 5:9; Apocalipse 3:10).

(2) Se o Arrebatamento e a Segunda Vinda são o mesmo evento, o retorno de Cristo não é iminente... há várias coisas que precisam acontecer antes do Seu retorno (Mateus 24:4-30).

(3) Ao descrever o período da Tribulação, Apocalipse capítulos 6-19 em nenhum lugar menciona a igreja. Durante a Tribulação — também chamada de “tempo de angústia para Jacó” (Jeremias 30:7) — Deus vai voltar a sua atenção principal à nação de Israel (Romanos 11:17-31).

O Arrebatamento e a Segunda Vinda são semelhantes mas eventos separados.

Os dois envolvem Jesus retornando.

Os dois são eventos do fim dos tempos.

No entanto, é crucialmente importante reconhecer as diferenças.

Em resumo, o Arrebatamento é o retorno de Cristo às nuvens para remover os crentes da terra antes do tempo da ira de Deus.

A Segunda Vinda é o retorno de Cristo à terra para dar um fim ao período da Tribulação e derrotar o anticristo e seu império mundial diabólico.

Israel disse...

Pax Vobiscum

Parabéns pelo excelente blog. Sem dúvida é cativante e mostra o qe Jesus quer que sejamos, que não tem que dar dinheiro, pode e não pode. Basta aceita-lO que o Espirio Santo faz o resto, muda e transforma.

Carissimos, peço à vocês que se pderem, façam um estudo de escatologia. Pois os muitos que hão por aí têm alguma tendencia que nem e sempre é boa.

eliseueduardop disse...

meu amado a paz do Senhor!!!!!!!

Bem discordo de voce quando diz que a dotrina em questão faz com que os cristãos sejam covardes e não venham a progredir. Posso afirmar isso, pois pelo que vejo tanto a igreja na qual o Senhor foi criado, como outras que até hoje acreditam nessa doutrina foram e são formada por verdadeiros soldados, dispostos a morrer pelo evangelho, e a proclamar não importando as circustancias, seu crescimento é consideravel. E muitos sãos doutores, mestres e profissionais que alem de evangelizar, contribuem pra um mundo melhor.
Ao meu ver uma coisa não tem nada com a outra.
Respeito seu ponto de vista teológico, mas discordo.
Um grande abraço

NELCIMARCRIS disse...

BOA NOITE! LI O ARTIGO INTITULADO: EM CASO DE ARREBATAMENTO..., E ACHEI INTERESSANTE E INTRIGANTE, PORTANTO PERGUNTO: PODERIA FALAR MELHOR SOBRE SUA VISÃO BÍBLICA DO ARREBATAMENTO?

Anônimo disse...

Boa discussao. Para os irmaos que sao fluentes em ingles, assistam no youtube um estudo bem interessante sobre esse assunto. e sejam bereanos!!!!!!
Chuck Missler, the rapture.
Um dos melhores que ja ouvi ou li ate hoje.

Samuel Varela disse...

Olhando pelo ponto de vista do texto, tanto faz se a volta de Jesus será algo secreto ou não, pois de todo o jeito o mundo irá se "acabar", ou sofrerá a transformação no novo céu e nova terra. E com isso tudo o que tivermos juntado aqui, materialmente falando, será perdido. Então não é por isso que vou criticar se alguns creem que a volta de Jesus será de uma maneira ou de outra, pois isso vai dar no mesmo.
mas acho correto a afirmação que muitos "evangélicos" estão mais preocupados em juntar riquezar aqui na terra do que no céu.

Dirceu de Morais Victor disse...

"Cresci ouvindo isso. Ficava atormentado quando meus pais tocavam na vitrola o disco “A última trombeta”.


Depois de crescidinho, deparei-me com outros sistemas de interpretação, e mesmo formado em Teologia, já tendo dado aula de Escatologia em um seminário, decidi rever meus conceitos."

Formado em Teologia. Ademais já deu aula de Escatologia...MISERICÓRDIA! Da vontade de chorar...'Maranata'

Anônimo disse...

DISCUTIR O INDISCUTÍVEL!
DISPENSIONALISMO, SECULARISMO,CRIACIONISMO, EVOLUCIONISMO E TODOS OS ISMOS QUE ESTÃO POR AI, ISTO É COISA DE INTELECTUAL, EU COMO SOU IGNORANTE,SIMPLES, FICO COM A PARTE DA BIBLIA QUE DIZ ASSIM "MARANATA,ORA, VEM SENHOR JESUS..."OU ESTA AQUI "COMO NÃO SABEIS NEM O DIA E NEM A HORA...ESTEJAI VÒS PREPARADOS,PORQUE A HORA QUE NÃO CUIDAIS VIRÁ O FILHO DO HOMEM..."OU COM O PV NA DUVIDA NÃO ULTRAPASSE.WALTER.

Thadeusz disse...

Levaram ao pé da letra aquela passagem bíblica que diz:"Estando dois no campo, um será levado e o outro será deixado..."

wally disse...

escrevi uma outra, respeitosa na discussão, visão sobre o tema:

http://wallysou.com/2010/08/04/em-caso-de-arrebatamento-outra-visao-p-1/

abs, apz.

Anônimo disse...

Paz do Salvador Jesus!!!

Tudo aqui é informação, vale a pena sugar o suco, todavia, tende a ser bagaço; é vaidade e fermento em potencial.
Jesus é o Norte de cada um de nós...Coríntios e Tessalonicenses são livros que destacam o arrebatamento.
Jesus completa tudo e Ele é o verbo vivo.
Perdão meu amado, mas chega de fermento, vaidade e tantas outras coisas carnais.

Vamos Jesuar....amém!!!

Du
Fortaleza-Ce

Idê Feitosa disse...

Que pena que não estarei aqui para ver a sua cara quando se perguntar "para onde foi todo mundo!!!!!!!!!!!""

"MARANATA!"

Eldrian disse...

Gostei do artigo, sempre fiquei em dúvida quanto a estes ensinamentos escatológicos, porém mesmo acreditando no ensinamento sobre arrebatamento isso nunca me impediu de lutar para cooperar para um mundo melhor, sendo sal e luz da terra. Os que o fazem sem sombra de dúvidas, não conhecem as sagradas escrituras.

Eliane disse...

A visão Futurista é uma teoria tão boa ou tão ruim, quanto às visões Historicistas, Preteristas e Idealistas. Sabe o que é mais irônico é que nenhuma delas são verdades absolutas. Assim como o texto escrito aqui neste blog.
Outra observação é que parte da crítica ao Futurismo deste artigo, me pareceu um 'copia e cola', bem escolhida de forma a ir ao encontro do que o autor acredita, pois a informação é farta na internet; porém houve o pecado em não ter se aprofundado mais em informações, pois a visão profética futurista foi adotada pela Igreja Primitiva (nisto a maioria dos estudiosos de escatologia concordam); há achados de manuscritos do século IV, XVI, XVII (ou seja bem ante de Darby que é do século XVIII), de cristãos que existiram desde antes do estabelicimento da Igreja Romana, passando pelos jesuítas e chegando até a Reforma Protestante.
Portanto, o arrebatamento pré-ira não é um absurdo, ou se é, não é nada mais, nem menos, do que as outras visões o são.
Agora o importante mesmo é o seguinte: se o arrebatamento for antes, durante ou depois, não tem real importância mediante ao fato de que temos que estar no centro da vontade de Deus, vivendo uma vida em santificação, pois certamente iremos encontrar o Senhor, ainda que seja pela morte. "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem." (Lucas 21:36)

Anônimo disse...

Pr Hermes, o senhor está a pirar a minha cabeçinha.
Entendo o assunto escatológico como o comentarista Luiz Paulo escreveu os 8 passos. Aprendi desta maneira e acho que tem lógica. No final do milênio, Jesus entregará o governo ao Pai, e todos habitaremos na Nova Jerusalém. Creio no arrebatamento antes da grande tribulação, pois não tem lógica o povo de Deus se submeter a um "rei" que ele não confessa e o serve como tal. E, as taças da ira de Deus não pode vir sobre o povo de Deus, e sim para o mundo. A grande Tribulação, Deus tratará com Israel. Quem que nos livra da ira divina, não é o Senhor Jesus? No dia do dilúvio Noé e sua família foram poupados, e assim a Igreja se esconderá em Cristo no arrebatamento. No final do governo do anticristo, Jesus virá com os santos e governará junto com eles as nações. Aonde fica o seu arrebatamento? No último dia porquê? Abs.irmã donguinha.

Lindolfo disse...

Meus cumprimentos pela excelente matéria. Criteriosa, ponderada, fundamentada na firme Palavra de Deus. O tema, importante e sagrado, foi analisado com propriedade, de maneira sóbria e direta. Inspirado nela acabo de postar no site www.oevangelhoeterno.com.br um modesto estudo que bem poderia ser considerado como um complemento ao texto considerado.

Sobreviventes da Reforma disse...

diferente do meu ponto de vista acho que a maioria aceita um arrebatamento secreto e dividido em 2 parcelas pre-datadas. pois boa parte da Igreja hoje em dia pensa e vive diferente de séculos atrás quando o maior prazer do cristão era ser martirizado em amor ao seu Senhor, é mais agradavel subir antes do "circo pegar fogo"

Kenósis disse...

Caro Hermes também aprendi esse sistema que hoje considero equivocado de arrebatamento secreto, aprendi também que as 2 testemunhas seriam Moisés e Elias ou alguns santos, quando na verdade o texto de Ap 11 fala da igreja, Ap 6 os 144.000 tbm falam da igreja na sua totalidade, e não de Israel físico e sim espiritual, Ap 11 o templo medido aprendi na teologia dispensacionalista que era um templo literal, mas estudando a visão conservadora vemos que fala da igreja, aprendi antes que a igreja seria salva da tribulação, mas estudando a doutrina conservadora vemos que será salva na tribulação. Obs congrego em uma igreja que tem a visão dispensacionalista

luiz disse...

quanta heresia neste post, dar para ver que este blog que trata outras pessoas com deboche e sarcasmo não se pode levar a serio mesmo, é uma lástima ver algo assim acontecer, tambem né o que esperar de um blog de "humor cristão".

luiz disse...

acabei de postar um comentario mas agora que me dei conta que meu comentario só estara disponivel depois de "aprovado", mas para ser aprovado existe "pré-requisitos", que em tese é só vamos publicar se for de nosso agrado, caso contrário nós falamos que vc é um daqueles neopetecas, bla bla bla, siceramente nem sei pq estou escrevendo, se bem que o que estou escrevendo vai ser lido por quem tem q ser mesmo.

henrique disse...

pois é irmao luiz tambem nao gostei nem um pouco desta heretica materia sobre o arrebatamento.
parece que cada um faz seu entendimento da biblia, se bem que ela diz que nos ultimos dias muitos enganadores apareceriam para distorcer o verdadeiro evangelho.

Abrahão Ribeiro disse...

O ARREBATAMENTO “DA IGREJA”

Inúmeros líderes de Igrejas cristãs da atualidade, de variados entendimentos bíblicos teológicos, se proclamam autênticos seguidores da moral evangélica do Cristo e, por conseguinte, idealizam que as SUAS IGREJAS, EM PARTICULAR, serão arrebatadas fisicamente do ambiente terrestre nos transes das grandes tribulações humanas que sobrevêm nos finais de ciclos para desfrutar diretamente, sem nenhum esforço coletivo, as bodas do Cordeiro no reino celestial. Eximindo-se assim numa atitude egoística de exemplificar perante os demais irmãos da humanidade aquilo que Jesus mais fez questão de ensinar e vivenciar na sua jornada terrestre: A PACIENCIA E RESIGNAÇÃO NAS TRIBULAÇÕES DA VIDA HUMANA.

São decorridos mais de XX séculos em que árvore do cristianismo abriga sob a sua sombra benéfica as almas humanas, ensinando sob figuras de linguagem os mistérios da imortalidade para além do plano físico terrestre. Essa árvore para chegar frondosa aos nossos atuais dias sofreu ao longo dos séculos os embates da má vontade humana, em forma de tribulações cruciais às suas primeiras sementes, mutilações na formação dos seus primitivos ramos, destruição e queimadas nos seus galhos iniciais.

Muitos líderes atuais dessas Igrejas modernas desconhecem, ou fingem desconhecer, os martírios e tribulações pelos quais passaram os trabalhadores da boa nova dos primeiros séculos de cristianismo, ignorando assim sem racionalizar com integridade, a labuta do crescimento da árvore cristã para chegar aos nossos dias.
Utilizando uma figura de linguagem bem simples: aderem ao movimento evangélico que leva a bagagem de mais XX séculos de biografias das sociedades terrestres, e sem reflexionar o pão que “o diabo” da alma humana amassou (distante do bem) em rejeição à pureza aos princípios da vivência cristã.

Aqui abrimos um parágrafo de reflexão para ajudar irmãos de embrionário entendimento que se julgam inclusos em arrebatamentos em corpo físico direto para o reino celestial, descaracterizando a mensagem viva da cruz, do trabalho nobre, do sacrifício pessoal, da perseverança no bem, da humildade e simplicidade nas coisas espirituais, COM JESUS: aquele que quiser ser o maior, então que seja o servo de todos; quem a si mesmo se exaltar, será rebaixo na vida celestial; e os últimos é que realmente serão os primeiros...


Intensivo de Difusão Espiritualidade – i d e
http://vozqclamabr.blogspot.com/

Abrahão Ribeiro disse...

CONHECEREIS A VERDADE, parte 1

As primeiras TRIBULAÇÕES aos ideais do Cristo foram encabeçadas por Herodes, governador da Judéia, após receber a visita dos astrólogos que estavam na busca de localizar a cidade onde o menino Jesus havia nascido. E Herodes temendo o seu futuro político, baixou um decreto e autorizou a mortandade de todas as crianças do sexo masculino com até dois anos de idade (Mateus 2. 16).

Quando Jesus completou 30 anos começou a sofrer perseguições do Sinédrio, Templo de Jerusalém, onde se praticava a religião mosaica com base no Antigo Testamento das escrituras. O Sinédrio comandava a religião dominante nessa época, na Judéia, e sentiu-se abalado em sua estrutura íntima pela moral que Jesus propagava e vivenciava diante do povo. Os Sacerdotes liderados por Caifás resolveram então promover aflições aos ideais de Jesus, e essas perseguições foram intensas que culminou no desfecho da condenação e crucificação de Jesus. De fato Jesus foi condenado à morte na cruz por acusação da Religião na figura dos Sacerdotes de Jerusalém; e pelo Poder Político que simplesmente lavou as mãos diante das exigências impostas pelo Sinédrio, e que influenciou a massa popular para aplaudir esse ato bárbaro.

Três cruzes se erguem no alto do monte, naquela sexta feira do ano 33 em que se consumou a ação da condenação de Jesus. Alguém que contemplasse a imagem do crucificado apenas pela visão carnal, abandonado pelos seus seguidores e amigos mais íntimos, e perseguido pelos influentes que executavam a religião dominante da época: os fariseus e saduceus; e também ignorado pelas autoridades políticas que simplesmente lavaram as mãos para um ato desprezível, a crucificação de Jesus como um malfeitor rebelde. Alguém certamente diria: ali jaz um carpinteiro visionário derrotado. Porém, àqueles que têm olhos para ver e ouvidos para entender além dos sentidos puramente materiais, saberiam que no martírio de Jesus fora descortinado uma luz imorredoura para todos os séculos da vida terrestre, e que no plano oculto do invisível essa luz iria trabalhar ativamente iluminando a escuridão mental na qual vagavam as consciências humanas por longos séculos.

Após a morte física de Jesus as perseguições continuaram sendo destinados aos Apóstolos, com a finalidade de desestruturar os seguidores do Mestre, e tudo isso instituído pelo Sinédrio, onde o jovem Saulo foi um carrasco cruel, até a sua conversão às portas da cidade de Damasco - Síria. Quando em visão espiritual (ARREBATAMENTO) vislumbra em êxtase, o espírito de Jesus ressuscitado (Atos 9. 1 a 18).

A partir dos anos 40, a boa nova tem um novo seguidor Paulo, que se imortalizou como o apóstolo dos gentios, e que juntamente com Lucas, um jovem médico de origem grega, divulgam o Evangelho em várias pátrias da jurisdição do Império Romano, inclusive na própria Roma. Após os anos 50, em Antioquia é que os seguidores de Jesus foram realmente chamados de: cristãos (Atos 11. 26), por sugestão de Lucas, nascendo assim o termo cristianismo. Antes eram designados como os fiéis do Caminho (vide Atos dos apóstolos 19. 9)



Intensivo de Difusão Espiritualidade – i d e
http://vozqclamabr.blogspot.com/

Abrahão Ribeiro disse...

CONHECEREIS A VERDADE, parte 2


Quando a evangelização alcançou os bairros de Roma, o imperador Nero autorizou perseguições cruciais à comunidade cristã a partir dos anos 55, aonde chegou ao extremo de mandar atear fogo em seus arredores no ano 64, para culpar criminosamente cristãos. Aqueles que aderiam ao movimento das idéias cristãs eram caçados cruelmente e quando pegos pelas autoridades romanas eram queimados vivos, outros levados aos circus que serviam de palco para distrair as pessoas, e ali eram submetidos a enfrentar leões famintos, sucumbindo esquartejados por essas feras em dolorosos espetáculos de insensibilidade e degradação humana.

Os Cristãos não tinham direitos sociais e nem podiam se reunir para confessar publicamente suas crenças, pois eram punidos impiedosamente com sofrimentos atrozes até extinção do corpo carnal. Só para reflexionar essas atrocidades: Assim como Jesus foi traído, julgado injustamente pelo Sinédrio e condenado à morte horrenda na cruz... os seguidores mais íntimos do Mestre também foram execrados na praças públicas: Estevão foi apedrejado barbaramente; Pedro foi crucificado brutalmente de cabeça para baixo; Paulo foi degolado com ferocidade; e milhares e milhares de cristãos mortos cruelmente, à luz do dia.

Três séculos de acossamentos cruéis às pessoas que simplesmente buscavam seguir um Mestre que tinha ensinado e vivenciado o amor a Deus, espírito criador de todas as coisas; o amor ao próximo como a si mesmo; a imortalidade da alma; as bem-aventuranças celestes aos que suportassem as provações tribulativas da luta terrena com fé, esperança, e muito amor no coração.
Uma das tribulações mais cruéis da história foi organizada pelo Imperador Diocleciano no ano 305 que autorizou as Legiões Romanas incendiar do oriente ao ocidente todos os núcleos de pequenas congregações cristãs, mandando assassinar barbaramente milhares e milhares de famílias que professavam a fé em Jesus Cristo.
O Império Romano estava em decadência moral. As pessoas não suportavam mais tanta barbaridade. Porém o Evangelho crescia na alma popular, e agora as classes dominantes de Roma já viam com bons olhos o heroísmo dos cristãos em suportarem as cruéis perseguições com tanto amor pelas promessas da imortalidade da alma, para além das provações aflitivas da existência humana.


Intensivo de Difusão Espiritualidade – i d e
http://vozqclamabr.blogspot.com/

Abrahão Ribeiro disse...

CONHECEREIS A VERDADE, parte 3


FINAL DO SÉCULO 4. O Império Romano governado por Constantino liberou publicamente o cristianismo em todas as nações do Império. A razão de sua conversão fora uma visão do símbolo da cruz no céu, durante a Batalha da Ponte Mílvia, em que venceu o inimigo na disputa pelo trono. Transcorrido esse período de calmaria sobe ao poder público: o imperador Teodósio, que desejando concentrar em Roma a matriz do cristianismo, constitui então o Catolicismo Apostólico Romano como a religião do estado romano. Com a instituição do Catolicismo o Império Romano estabeleceu a primazia do Bispo de Roma sobre todos os demais Bispos das congregações cristãs distribuídas nas demais regiões do mundo antigo, fato este que causou divisões entre os cristãos. Pois algumas congregações se opuseram a essa subordinação, por exemplo: Antiquióquia que era uma das primitivas do ano 42. Essa tomada de decisões abriu margem para quem se dizia cristão perseguir outro cristão. Doravante, repontam as heresias de crenças; as cruzadas religiosas e explorações de terras que incitam batalhas sanguinárias; as inquisições da crença que promovem perseguições cruéis em Tribunais intitulados de Santo Ofício e que, ao invés de anunciar a vida eterna lançam a morte atroz às pessoas que divergem fundamentos e princípios de crenças.

MAIS DE DEZ SÉCULOS DE TRIBULAÇÕES fratricidas pela sobrevivência das idéias religiosas, até as reformas protestantes que aconteceram a partir do século XVI.

Certamente que não se alcançará o raciocínio lógico destas lutas renovadoras da evolução social e que sensibilizam as lembranças humanas, ignorando-se o principio básico da vida e muito bem divulgado no Evangelho: a imortalidade da alma. Conscientizou Jesus: “Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma”... (Mateus 10: 28)
No mundo passareis por tribulações, mas tende bom animo eu venci, vós também vencereis... (João 16. 33)
E confirmando os ânimos dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus (Atos 14. 22)

Jesus tinha onisciência que os seus ensinamentos morais iriam inflamar as intolerâncias religiosas do mundo antigo cheio de maldades, violências, pecados, transgressões, preconceitos, corrupções... Ele mesmo dá conhecimento destas coisas, quando esclarece: Não penseis que vim trazer paz ociosa à Terra... Não vim trazer esse tipo de paz; Mas, a ação da luta renovadora... Porque eu vim por em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra... E assim os oponentes do homem serão os seus próprios familiares (Mateus 10. 34 a 36). A sociedade não tinha uma base de fé unificada em Deus, os povos eram pagãos e os governos materialistas; as crenças que eram responsáveis de conduzir as Almas viviam se digladiando umas com as outras em guerras de extermínio e crueldade. E dessa forma a mensagem renovadora do Evangelho do Cristo iria levar séculos para solidificar na alma humana, e que os primeiros trabalhadores de sua causa seriam trucidados vivos nos palcos e circos humanos, como de fato aconteceu: séculos de lutas, tribulações e derramamento de sangue para a sociedade começar a respeitar e reverenciar a moral salvadora de Jesus.

Estas divergências e lutas que ocasionaram muitas provações coletivas no plano físico terrestre elas se tornam perfeitamente elucidadas à luz e justiça da reencarnação das almas. Sem o princípio misericordioso da reencarnação da alma e seu trabalho progressivo de despertamento consciencial para o reino celestial, todas essas lutas e provações seriam incompreensíveis e estaria subordinado a um acaso cego e insensato.



Intensivo de Difusão Espiritualidade – i d e
http://vozqclamabr.blogspot.com/

Abrahão Ribeiro disse...

CONHECEREIS A VERDADE, parte 4

AGORA, a certeza que Jesus fez questão de ensinar nos Evangelhos sob o véu de figuras de linguagem, é que após as provações, que transcorrem com as tribulações e martírios dos seus seguidores na luta material. Nenhum deles ficaria desamparado na vida imortal do espírito após extinção do corpo carnal (Mateus 16. 24, 25 a 28), porque essas almas heróicas que perseverassem fiéis até o fim em suas provações, suas almas seriam salvas das tribulações do além túmulo, SEM PASSAR PELO DANO DA SEGUNDA MORTE (Apocalipse 2. 11) ou seja: expiações em corpo espiritual, porque estariam amparadas pelos anjos celestiais e conduzidas para o reino espiritual no seio invisível de Deus, E DESTA FORMA É QUE SE CUMPRE O ARREBATAMENTO ESPIRITUAL, do círculo terrestre para o seio imaterial da vida celestial, EM TODOS OS TEMPOS DA EVOLUÇÃO TERRÁQUEA, nos finais de ciclos de tribulações provacionais individuais, coletivas e gerais. A vinda de Jesus aos seus servos para arrebatá-los da atmosfera de sofrimentos da vida terrestre, quer dizer: as boas vindas que Ele, Jesus, dá as almas dos seus seguidores nos Portais extrafísicos da Vida eterna (Lucas 9. 27). Fiel é a palavra: se MORRERMOS com Ele, também com Ele VIVEREMOS (II Timóteo 2. 11). Vide situação aflitiva do ladrão arrependido na hora de sua morte física na cruz, ouve de Jesus a palavra de esperança para a existência de sua alma pós-túmulo: hoje mesmo estarás comigo no paraíso (Lucas 23. 43 )
AFIRMOU JESUS: “Em verdade vos digo que não passará esta geração SEM que todas estas coisas aconteçam” (Mateus 24. 34) Figura de linguagem que se refere à época dos primeiros obreiros do cristianismo nascente.

Se esperamos em Cristo nó nesta vida (material), somos os mais miseráveis de todos os homens...
E há corpos celestes e corpos terrestres... Se há corpo animal, há também corpo espiritual...
A CARNE E O SANGUE NÃO PODEM HERDAR O REINO DE DEUS (I Cor 15. 19 a 50).

O reino de paz e amor iniciado por Jesus ainda não pertence a este mundo (João 18. 36). Apesar de nosso mundo, o planeta Terra, no plano extrafisico todo poder de direção espiritual ter sido delegado por Deus: a Jesus Cristo (Mateus 28. 18). A todos aqueles que seguem a moral cristã com consciência, Jesus está preparando novos lugares de bem-aventuranças celestiais, a desfrutar nas infinitas moradas nas dimensões espirituais da Casa Universal do Pai Criador (João 14. 1 a 3).
Aparentemente apesar de não vermos Jesus com os olhos carnais, Ele está presente invisivelmente em nossas vidas participando interativamente, nos consolando nas lutas redentoras, nos inspirando pelo poder do divino espírito.
“Estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos”. E o reino de Deus não vem com aparências exteriores (Lucas 17. 20 a 21). Nem dirão: ei-lo aqui, lá, acolá...
É uma conquista individual e interior, ou seja, é um estado de espírito que alcançamos quando a nossa consciência desperta em si mesmo os sentimentos divinos do Cristo.


Intensivo de Difusão Espiritualidade – i d e
http://vozqclamabr.blogspot.com/

Abrahão Ribeiro disse...

CONHECEREIS A VERDADE

FINALMENTE,

QUE DESPERTEM NAS IGREJAS os nossos irmãos em Cristo, pois na vida eterna que se desdobra nos planos celestiais divinos não existe aposentadoria compulsória, tal qual na existência física humana e ninguém será arrebatado em corpo físico carnal direto para os Céus, só é possível adentrarmos os planos imateriais divinos em corpo espiritual, DEPOIS DA MORTE DO CORPO CARNAL.
Lembremo-nos do que ensinou Jesus: O Pai trabalha até hoje, assim também o Cristo, e todos os filhos da luz... E Deus é Espírito (João 4. 24)

E quanto aos finais dos tempos que limitam as atividades humanas não nos compete preocuparmo-nos com os segredos que estão nos desígnios do Criador (Mateus 24. 36) E estarmos sempre atentos contra os falsos profetas, e ou líderes religiosos que utilizam o nome de Jesus para causar pânico na alma popular, pois nos importa acima de todas as provações: CULTIVAR A SERENIDADE CRISTÃ (Mateus 24. 17 a 18) (Mateus 24. 23 a 26).

Evitemos assim o sensacionalismo místico trabalhando intensamente as nossas vidas para nos encontrar com Jesus nos ares, ou seja, nas dimensões espirituais superiores dos planos extrafísicos das moradas celestes (mundos divinos), APÓS A NOSSA JORNADA TERRESTRE.

Intensivo de Difusão Espiritualidade – i d e
http://vozqclamabr.blogspot.com/

Abrahão Ribeiro disse...

DONS ESPIRITUAIS

Sabemos que há no ser humano cinco sentidos que sensibilizam a sua existência e todos estão interligados à mente criadora, que coordena toda vida inteligente: visão, olfato, tato, paladar e audição. Nessas percepções de sentir a interação da vida carnal, o ser humano já parece perceber o sexto sentido que está integrado ao seu psiquismo, à sua espiritualidade; bem, é o sentido do futuro, do EU espiritual.

O ARREBATAMENTO ESPIRITUAL que relata nas Escrituras compreende-se como um dom espiritual de exteriorização mental para além do plano físico carnal, é um sentido psíquico que desenvolvemos em nossa consciência espiritual para sentirmos as belezas da natureza extrafísica.


Intensivo de Difusão Espiritualidade – i d e
http://vozqclamabr.blogspot.com/

Anônimo disse...

amado Hermes, sua posição acerca do arrebatamento é herége.....a teoria pré-tribulicista apesar de ter surgido á pouco tempo, esta alinhada com os parâmetros bíblicos explanados por Paulo.......a grande tribulação é o derramamento da ira de Deus....agora me diga, por quê a igreja participaria disso?? pra preparar a igreja? acho que não.. pois a igreja não é preparada somente em lutas e tribulações....não é deixando de sofrer que o cristão vai ao céu...e não é somente sofrendo que ele vai ao céu....mas e principalmente quando ele é limpo do pecado e seu velho homem morre.......sendo assim, está fora de questão afirmar que a igreja vai ficar na tribulação....caro Hermes reveja seus conceitos....

Postar um comentário