681818171876702
Loading...

Vocês querem ser apostolos?



Na gospelândia todo mundo quer o seu título e as suas honrarias. Ninguém quer servir. Querem ser servidos. Os apóstolos modernos então... Estes são os mais soberbos. Há um que só fala de honra e escreveu seu caminho neste mundo como um verdadeiro semi-deus. Já até disse que o útero de sua mãe é santíssimo e profético! 

Quando vejo esta gente, a imagem que me vem à mente é a do saudoso apresentador Chacrinha balançando um bacalhau seco no seu auditório, gritando: "-Vocês querem bacalhau?"

O clima é este: Ser apóstolo é coisa de se querer. Se Chacrinha fosse vivo e lesse o Genizah, diria a estes doidivanas, em tom de deboche:

- Vocês querem ser apóstolos?

E pensar no que disse São Paulo acerca dos verdadeiros apóstolos, aqueles escolhidos por Cristo. Será que estes líderes modernos realmente suportariam o cálice dos verdadeiros apóstolos? Iriam mesmo querer tais "honrarias"?

Vamos conferir:

8 Vocês já têm tudo o que querem! Já se tornaram ricos! Chegaram a ser reis — e sem nós! Como eu gostaria que vocês realmente fossem reis, para que nós também reinássemos com vocês!9 Porque me parece que Deus nos colocou a nós, os apóstolos, em último lugar, como condenados à morte. Temo-nos tornado um espetáculo para o mundo, tanto diante de anjos como de homens.10 Nós somos loucos por causa de Cristo, mas vocês são sensatos em Cristo! Nós somos fracos, mas vocês são fortes! Vocês são respeitados, mas nós somos desprezados!11 Até agora estamos passando fome, sede e necessidade de roupas, estamos sendo tratados brutalmente, não temos residência certa e12 trabalhamos arduamente com nossas próprias mãos. Quando somos amaldiçoados, abençoamos; quando perseguidos, suportamos;13 quando caluniados, respondemos amavelmente. Até agora nos tornamos a escória da terra, o lixo do mundo.14 Não estou tentando envergonhá-los ao escrever estas coisas, mas procuro adverti-los, como a meus filhos amados.15 Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho.16 Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores.
Coríntios 4:8-13

A missão dos apóstolos era trazer a Palavra de salvação aos pecadores. Sabê-los filhos do Rei.

  • São Paulo sentia que os apóstolos eram como condenados à morte.  E foi assim. Os escolhidos por Cristo para este ministério de entrega total sofreram morte de extremo sofrimento e muita humilhação durante toda as suas vidas.
  • O mundo os "honrou"com toda a sorte de perseguições. A sua lida foi um espetáculo para todos. Foram dados por loucos, proclamando um Deus feito homem e morto na cruz e, por isto, foram desprezados e hostilizados.
  • Não tinham residência certa, passaram fome, sede, faltavam-lhes roupas, trabalhavam duro pelo seu próprio sustento.
  • Foram amaldiçoados, perseguidos e caluniados, mas responderam com amabilidade, bençãos e apoio aos que sofriam. 
  • Eles eram o lixo do mundo. A escória.

Vocês conhecem algum apóstolo moderno que queira viver assim pela Igreja? Servido e abençoando, ainda que a sua paga seja dor, humilhação e perseguição?





Danilo Fernandes é editor do Genizah


Artigos 2994845627413848081

Postar um comentário

Página inicial item

Siga por e-mail