681818171876702
Loading...

Morre Robert Shuller, o famoso televangelista da Catedral de Cristal




Morre aos 88 de câncer em Artesia, California, Estados Unidos, o pastor Robert Shuller.

o Rev. Shuller foi o primeiro televangelista norte-americano, conhecido mundialmente até a década passada. O seu  ministério construiu a famosa Catedral de Cristal (em inglês: The Crystal Cathedral), uma megaigreja estadunidense localizada em Garden Grove, na Califórnia. 



A catedral é um projeto do arquiteto Philip Johnson e foram usados cerca de 10.000 painés de vidro na construção, que pode abrigar cerca de 2.736 pessoas sentadas. A Catedral de Cristal é considerada um dos mais importantes  pontos turísticos da Califórnia, ao lado de estruturas como a Ponte Golden Gate e o painel de Hollywood. 

O ministério de Schuller sofreu muitíssimo em seu processo de sucessão. Ao contrário do que se observa muito no Brasil, em especial entre os neopentecostais e pentecostais, na tradição da igreja reformada norte-americana não se espera nepotismo na sucessão da liderança. Contudo, Schuller via a sua igreja como um negócio familiar e quis fazer seu filho o pastor sênior do seu ministério. Cismas e disputas entre os seus filhos e outros líderes enfraqueceram muito o ministério. Denuncias de má gestão por parte de parentes despreparados e altíssimas despesas da numerosa família Schulller encostada na igreja dilapidaram o patrimônio da comunidade. A sucessão complicada e a avançada idade do reverendo reduziram a audiência dos programas, a lista de membros e a coleta de recursos. O ministério se afundou em dívidas, chegando a declarar falência em 2012. Em 2011, a Catedral de Cristal, um dos mais belos e importantes megatemplos já construídos por uma igreja evangélica na história dos Estados Unidos acabou sendo vendida à Igreja Católica Apostólica Romana e hoje abriga a Diocese de Orange.

No ponto alto de seu ministério, na década de 90, o seu programa de TV era visto por 30 milhões de pessoas em 180 países. Schuller contava com a admiração e amizade de ex-presidentes estadunidenses, como Ronald Regan, Nixon e Gerald Ford. Foi muito elogiado por evangelistas famosos como Billy Graham.

Robert Schuller escreveu 30 livros e foi um dos primeiros religiosos estrangeiros a ser convidado a pregar na Russia. Em 1997, ele sofreu um ataque cardíaco, mas se recuperou. Morreu em uma casa de repouso para idosos, consumido por uma longa batalha contra o câncer.


Notícias 3930901817779173520

Postar um comentário

Página inicial item

Siga por e-mail