681818171876702
Loading...

Na feira de cadáveres de hoje os judeus, os cristãos do oriente médio e os negros da Africa estão bombando na xepa




Vale a a pena confrontar a notícia a seguir de O Globo com o comentário de Marcelo Quintela em seu perfil da rede. Confesso, que ao ler as primeiras noticias sobre o assunto via Portas Abertas, pensei coisas parecidas. Questionei o valor jornalístico da morte humana, tão variável segundo o pedigre do defunto. Como  é difícil viver num mundo que promove tão abertamente os seus valores de injustiça! 

Logo depois do ataque ao jornal, diversas pessoas foram mortas em um mercado de comida étnica em Paris por um participante indireto dos atentados do Charlie. Motivo: Eram judeus. Em pleno século XXI estamos chafurdando nesta mesma lama. Não é só a questão econômica a religião também conta, a ideologia, a cor da pele, a raça...  

Ia escrever sobre isto, mas recebi o ótimo texto do Marcelo. 



O GLOBO

YOLA, Nigéria — Centenas de corpos permanecem espalhados no meio do mato, em solo nigeriano, após um ataque de terroristas islâmicos em dia 3 de janeiro. A Anistia Internacional disse, nesta sexta-feira, que o massacre foi o mais letal da história do grupo Boko Haram. Já segundo a agência EFE, “centenas de pessoas” teriam sido assassinadas pela milícia em dois ataques na cidade de Baga esta semana.


— As forças de segurança têm respondido rapidamente e utilizado recursos significativos, além de realizar ataques aéreos contra os militantes — afirmou Omeri em um comunicado.

Chefe do distrito, Baba Abba Hassan informou que a maioria das vítimas são crianças, mulheres e idosos que não conseguiram correr rápido o suficiente quando os insurgentes invadiram Baga, disparando granadas e fuzilando os habitantes.

— A carnificina humana perpetrada pelos terroristas do Boko Haram em Baga foi enorme — lamentou à agência Associated Press Muhammad Abba Gava, porta-voz de um grupo de civis que luta contra a Boko Haram.

Ele disse que os combatentes civis desistiram de tentar contar todos os corpos.

— Ninguém conseguiu prestar assistência aos corpos, e até mesmo os gravemente feridos já devem ter morrido agora — contou Gava.

Segundo um comunicado oficial da Anistia Internacional, há relatos de que a cidade foi arrasada e que cerca de 2 mil pessoas foram mortas.


Se a informação for verdadeira, ela “marca uma escalada preocupante e sangrenta dos ataques do Boko Haram”, de acordo com Daniel Eyre, pesquisador da Anistia Internacional na Nigéria.

Antes do ataque desta semana, o dia mais sangrento da revolta nigeriana tinha sido 14 de março do ano passado, quando soldados atiraram em prisioneiros desarmados num ataque ao quartel militar da cidade de Maiduguri. Segundo a Anistia Internacional, imagens de satélite indicaram que mais de 600 pessoas foram mortas naquele dia.

A revolta que já dura cinco anos matou mais de 10 mil pessoas só no ano passado, de acordo com o Conselho de Relações Exteriores, com sede em Washington. Mais de um milhão de pessoas estão deslocadas, dentro da Nigéria, e centenas de milhares fugiram pelas fronteiras com Chade e Camarões.

EUA CONDENAM ESCALADA DE VIOLÊNCIA

Os Estados Unidos condenaram “a recente escalada de ataques contra civis” perpetrada pelo Boko Haram no nordeste da Nigéria, e pediu que os autores sejam “responsabilizados” por seus atos.

— Todos os autores dos ataques terroristas devem ser considerados responsáveis — afirmou o Departamento de Estado em um comunicado divulgado na noite de sexta-feira.

A porta-voz da diplomacia americana, Jennifer Psaki, ainda ressaltou que o Boko Haram “não mostra nenhum respeito pela vida humana”.

Depois de prometer colaborar para “acabar com a praga do Boko Haram”, Washington pediu que a “Nigéria e seus vizinhos tomem as medidas necessárias para responder à ameaça” representada pelo grupo fundamentalista muçulmano.

— Organizações terroristas como o Boko Haram não devem impedir a Nigéria de realizar eleições pacíficas que reflitam a vontade do povo nigeriano — acrescentou Jennifer.


Eleições presidenciais na Nigéria estão marcadas para 14 de fevereiro, embora muitos observadores expresseram dúvidas sobre a credibilidade de uma consulta popular da qual os habitantes da região nordeste do país, controlada pelos terroristas, não poderão participar.

MAIS 19 MORTOS NESTE SÁBADO

Pelo menos 19 pessoas morreram neste sábado, quando uma bamba amarrada ao corpo de uma menina de dois anos de idade foi detonada em um mercado lotado de pessoas em Maiduguri, segundo a polícia local.

Nos últimos seis meses, o Boko Haram assumiu o controle de dezenas de aldeias, nas regiões de Borno e Adamawa, no Leste.


Comentário de Marcelo Quintela


Recebi hoje esse post. E há muitas respostas para essa pergunta, considerando que são interesses políticos-econômicos que regem esse mundo.


Não quero ser o chato de plantão. Reconheço o impacto da "tomada" de um instrumento da Imprensa Livre na Europa Democrática. E sei que tem sim um "significado" histórico maior que a tomada de cidades nigerianas e o trucidamento de seus moradores, por "n" razões. Não devemos ficar comparando coisas, mas enfim... A África é o grande "senão" do Planeta. É a maior evidência da nossa falência como civilização. Eu poderia listar aqui, por ex, o prejuízo da grande colonização francesa na costa ocidental da África, que, aliás, se perpetua até hoje. Porém, se faço isso em tempos tão polarizados, haverá até quem diga que "defendo os ataques na França", posto que são dias difíceis, as pessoas são más, persecutórias, maledicentes, precipitadas no julgar! E só vai piorar... Estamos involuindo...!

Mas, voltando, quero dizer que quando a História acabar, o fato do mais rico estágio do desenvolvimento humano ter coexistido com uma "África", nos envergonhará tanto, que todo o orgulho civilizatório desabará!

Eu não tenho como mudar estruturas tão complexas de poderio. Nem você! Mas eu posso mudar algo em mim agora: "Posso abrir os meus olhos, para não ser um TELEguiado! Posso impedir que a minha mentalidade seja formatada por qualquer outra coisa que não seja minha consciência no Evangelho, regida pelo respeito ao próximo, amor pelos povos e ânsias de libertação! Posso optar quem serei no meio de tudo isso... E fazer com o que mais simples seja visto como o mais importante!

Ninguém muda nada ao redor sem antes mudar por dentro!


Notícias 6553100562390542711

Postar um comentário

Página inicial item

Siga por e-mail