681818171876702
Loading...

Papa e patriarca ortodoxo rezam em Istambul pela unidade de cristãos

EFE

Istambul, 29 nov


O papa Francisco e o patriarca ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, rezaram neste sábado na Igreja Patriarcal de São Jorge de Istambul uma oração conjunta na qual desejaram a unificação de suas respectivas igrejas e a dos cristãos.
A celebração ecumênica foi aberta por Bartolomeu I como "um evento histórico e cheio de bons auspícios para o futuro", na catedral ortodoxa, sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla.

O patriarca Bartolomeu I é considerado um "primus inter pares" com relação aos outros patriarcas da ortodoxia, que tem cerca de 300 milhões de fiéis no mundo todo, embora estejam presentes essencialmente nas partes oriental e do norte da Europa, no litoral nordeste do Mediterrâneo e no Oriente Médio.

O patriarca, em uma saudação ao papa - que hoje cumpre seu segundo dia da visita à Turquia - constatou a "vontade" do pontífice, "como também a da Santíssima Igreja Católica Apostólica Romana, de continuar o firme caminho fraternal com nossa Igreja Ortodoxa". E isso com o claro objetivo de alcançar "o restabelecimento da plena comunhão entre nossas Igrejas", disse o patriarca.

O papa, por sua vez, considerou que junto com Bartolomeu I, ambos são "irmãos na esperança", e destacou a "responsabilidade" que representa "poder caminhar juntos nesta esperança".


Editores de blogs evangélicos sobre escatologia correndo para o mercado para estocar mantimentos em: 1, 2, 3...



religião 8566182792590642426

Postar um comentário

Página inicial item

Siga por e-mail