681818171876702
Loading...

MARINA: A ESPERANÇA ADIADA


"A esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida."
Provérbios 13:12


Hermes C. Fernandes



A um alto custo, mantive-me isento durante todo o processo eleitoral. Não quis usar minha influência para induzir ninguém a votar num ou noutro candidato. Mas agora, passado o primeiro turno, sinto-me à vontade para expor minha profunda insatisfação. Como bem disse Darcy Ribeiro, "só há duas opções nesta vida: se resignar ou se indignar. E eu não vou me resignar nunca."

Como milhões de brasileiros, acreditei que a candidatura de Marina representasse o novo tão almejado por nossa brava gente. A julgar pelas manifestações que via nas ruas e pelas redes sociais, eu podia apostar as últimas fichas em sua vitória. Porém, para a surpresa de todos, Marina não logrou passar para o segundo turno.

Entre meus milhares de amigos no facebook e no twitter, quase não vi quem comemorasse. A maioria demonstrava total desapontamento. O que teria dado errado, então?

Pelo que tudo indica, o gigante que parecia ter acordado em Junho do ano passado, tomou um porre daqueles e terá quatro anos de ressaca.

Dizíamos que não era pelos 0,20 e acabamos nos vendendo por bem menos que isso. Traímos a esperança. Portanto, não somos vítimas, mas cúmplices.

O Brasil teve a oportunidade de eleger alguém da estatura ética de Mandela, Luther King, Gandhi e Madre Teresa de Calcutá. Infelizmente, desperdiçou-a. O futuro jamais nos perdoará por isso.

Alagoas elegeu Collor como seu senador e o filho de Renan Calheiros como governador. São Paulo reelegeu Alkmin e elegeu Serra como seu senador.

O Rio ficou entre Pezão e Crivella. Se correr o bicho come, se ficar o bispo pega. Assistiremos no segundo turno a disputa entre a Globo e a Record, entre o Big Brother e a Fazenda. Ou Pezão manda Crivella para o paderão, ou o Crivella devolve Pezão à roça. E ainda corremos o risco de ter um templo de Salomão em solo carioca. Pior do que isso seria assistir a PM descendo o porrete em nossos professores, bombeiros e funcionários públicos.

Onde foi parar o "Fora Cabral"? Ele deve estar morrendo de rir.

Sinceramente, acho que vou reservar meus 3,50 para pagar a multa do TRE e abster-me de votar neste segundo turno. Penso que seria interessante se os que ficaram desapontados com o resultado das urnas fizesse o mesmo. Imagina se o Brasil que foi às ruas em Junho se recusasse a votar em protesto contra este 'placar' desastroso. Nem os 7 a 1 que levamos da Alemanha foi tão vergonhoso. Opinião minha.

Muitos vão optar pelo menos pior. Ou simplesmente vão votar para tirar o PT do governo. Quanto a mim, não sei o que seria pior, votar em quem vendeu o País ou em quem se vendeu por um projeto de poder.

Uns alegarão que, ao menos, conseguimos eleger a maior bancada evangélica da história. Agora sim, o Brasil vai melhorar! Os homossexuais e demais minorias podem respirar tranquilos. Se depender de nossos irmãos, teremos uma legislatura, sem fisiologismo, corrupção zero e 100% empenhada em questões de justiça social. Só que não. Até respeito quem celebre tal fato. Eu só lamento.

E quanto a Marina, se pudesse aconselhá-la, diria em alto e bom som: Não macule sua biografia. Leia o Salmo 40 e espere por mais quatro anos. Quiçá o Brasil ainda não estivesse preparado para você. Ouça o que Deus disse a Josué: Não debande nem para a esquerda, nem para a direita. Mantenha-se firme em sua própria vereda e propósito. Se não foi agora, certamente poderá ser depois.

O que me consola é saber que acima de qualquer pleito está o trono inabalável de Cristo, cujo mandato é eterno.

Apesar de tudo, amanhã há de ser um novo dia.



Hermes Fernandes é companheiro de jornada aqui no
  Genizah

Capa 4146594665022619200

Postar um comentário

Página inicial item

Siga por e-mail