681818171876702
Loading...

AMIZADE NÃO CURTIDA





"Na era em que 'curtidas' e 'não curtidas' se tornaram régua de medida para o nível de amizade, sinto-me na obrigação de perguntar: Dentre centenas de bons motivos, por que escolher aqueles que destroem a amizade?

Por que não pensar que se eu não curti sua postagem, talvez tenha passado batido ou quem sabe nem tenha passado? Não são todos os dias que entro no Facebook.

Por que não pensar que curti com o coração, mas que um telefonema ou uma briga entre meus filhos me impediram de curtir com o botão?

Já passou pela sua cabeça que talvez alguém tenha me chamado pelo Skype para uma conversa urgente ou quem sabe nem tão urgente? Também tenho o direito de escolher o que faço com o meu tempo.

Parou pra pensar na possibilidade do meu computador ter pifado na semana em que você me marcou numa postagem? Pensou que meu filho pode ter se machucado durante a nossa conversa?

Se eu visualizei sua mensagem e não respondi imediatamente, talvez a campainha tenha tocado, o leite derramado ou o chefe me chamado. Quem sabe eu até tenha começado a responder, mas por não ter encontrado as palavras certas, acabei deixando para um outro momento...

Ao invés de pensar que ignorei seu comentário, pense que posso ter visualizado num momento em que estava atarefada, por isso acabei esquecendo de responder. Sou humana.

Ah! Ônibus e trens lotados também não são lugares apropriados para responder mensagens. Se visualizei sua mensagem na estação e em seguida o trem chegou, fui obrigado a fazer uma escolha óbvia.

Percebe como são infinitas as possibilidades? Por que escolher a pior? Por que pensar que te ignorei, não gostei da postagem ou estou com raiva? Os olhos são a lâmpada do nosso corpo. Um olhar negativo é capaz de contaminar todo ambiente a sua volta. Mude seu olhar, e a vida ficará mais leve.

Mas por outro lado, também sinto-me no direito de não gostar, de não curtir e de não compartilhar. Se eu não respondi naquele exato momento, talvez sua mensagem tenha me impactado negativamente. Por favor, dê-me tempo para pensar e espaço para respirar. Se eu não curti sua postagem, que problema há nisso? Somos diferentes e pensamos de forma diferente. Não concordar faz parte. Uma crítica saudável traz crescimento e uma conversa tranquila entre pessoas que pensam de forma diferente reflete maturidade.

Talvez não tenhamos uma amizade tão profunda assim. Quem sabe sejamos apenas conhecidos ou amigos do passado. Coisas da vida... Não sou obrigada a curtir tudo o que posta. E isso não quer dizer que te odeio, mas apenas, e tão somente, que não estou afim de curtir. Simples assim.

Agora, se a qualidade da nossa amizade depende da quantidade de curtidas e respostas imediatas, questiono então a profundidade deste relacionamento. Amizade madura não é superficial, não é egoísta e não utiliza comportamentos nas redes sociais como régua de medida para o nível da fidelidade ou intensidade do sentimento.

Amo meus amigos, minha família e tenho grande afeto por muitos colegas e conhecidos, inclusive os virtuais. É sentimento que vem do coração, da alma... A internet é fria, robótica e perigosa demais para traduzir este sentimento. Cuidado!

"Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas..." Mateus 6:22-23



Danil Marques é colaboradora do Genizah




 

Comportamento 5385946015053171305

Postar um comentário

Página inicial item

Siga por e-mail