681818171876702
Loading...

O elefante tem medo de mouse: Danilo Fernandes no Tribal Generation 2012


O elefante tem medo de mouse

Redes Sociais, Ativismo e Comunhão Cristã na Web.

A internet esta alterando radicalmente as comunicações, os negócios, a produção cultural e científica e até a forma como nos relacionamos.

Vivemos um momento único. O conhecimento da civilização está literalmente na ponta dos dedos e estamos conectados uns com os outros, como nunca estivemos. Hoje já existem mais pessoas no Facebook do que a população inteira do planeta há duzentos anos.

Vivemos a multilateralidade da comunicação global e, paradoxalmente, constatamos que as redes sociais são a manifestação eletrônica das tribos. As pessoas estão se juntando em torno de interesses, causas, ideologias, desejos, religião, etc. As redes sociais digitais subvertem o paradigma econômico dominando os meios de comunicação desde que o homem bateu o primeiro tambor. E não apenas por seu gigantismo transcendendo tudo o que já conhecemos por mídia de massa, ou pela velocidade com que todos os outros meios são cooptados por esta. O grande salto no escuro que estamos assistindo é a internet, via redes sociais, dar voz ao homem comum. A estória contada a partir de um canto qualquer do mundo, que através do engajamento de milhares de indivíduos anônimos ganha uma dimensão global: Podem ser homens presos em uma mina, o nascimento de um urso panda, a condenação à morte de um missionário... Um por do sol.

A internet está conectando corações e almas. O tambor que bate hoje não é aquele único pertencente ao chefe da tribo. Agora todos têm os seus tambores e quando estes encontram causas comuns, tocam juntos, tocam rápido, de tribo em tribo e não há quem os possa mais silenciar. O ativismo virtual rompe distâncias continentais, desconhece barreiras culturais, fronteiras, poderes e governos.

E nós cristãos diante desta nova realidade? Como a internet pode servir a missão integral da igreja? Como a comunhão virtual pode ser instrumento para a mudança de vidas? Como as redes sociais podem servir ao Reino de Deus?

Venha conhecer melhor e discutir essa nova realidade no seminário de redes sociais do Tribal Generation Global 2012.

Vamos desvendar os mecanismos das redes sociais a partir de façanhas digitais de nosso tempo, onde pequenos mouses assustaram elefantes - proezas coletivas nas redes sociais subvertendo a antiga ordem das coisas. E, dai, ao passado, buscando inspiração para a nossa revolução cristã digital, rememorar, sob uma ótica diferente, uma façanha preciosa a todos os evangélicos: A história do monge alemão que há 500 anos empregou as novas mídias de seu tempo para atingir homens comuns e incinerar, através das redes sociais, as bases do poder da monarquia absoluta da igreja inaugurando a Reforma Protestante. 




Danilo Fernandes
Minha participação no Tribal Generation Global
Painel Global: Rumos da Igreja ( 7/06 )
Seminário redes sociais: O elefante tem medo de mouse (8 e 9)







 

Divulgação 5051136238274097439

Postar um comentário

Página inicial item

Siga por e-mail