681818171876702
Loading...

62% dos pastores no mundo não têm formação adequada

Hélio Pariz

"62% dos pastores no mundo não têm treinamento formal e provavelmente nunca terão qualquer treinamento formal num seminário. Muitos desses pastores têm um nível escolar menor do que o 6º ano do ensino fundamental".

Esta é a conclusão a que chegou Phil Long, presidente da organização Global Action, conforme dados publicados pela Mission Network News (MNN), que comenta que muitos cristãos ocidentais provavelmente não frequentariam uma igreja em que o pastor não tenha se formado num seminário, e muito menos ainda se ele não tivesse terminado nem o 2º grau.

Disposta a não só apontar, mas também enfrentar o problema, a Global Action criou um programa intitulado GLOMOS ("Global Module Studies"), desenvolvido especificamente para pastores que não tiveram nenhum tipo de treinamento formal, mas que podem consegui-lo sem grande esforço se se dispuserem a tanto.

O programa tem uma duração de 10 meses, em que professores provenientes de todas as partes do mundo ensinam as matérias básicas do seminário, incluindo História da Igreja, Hermenêutica e Teologia do Antigo e do Novo Testamento.

A MNN noticia que a Global Action já está sendo levada com bastante sucesso a países da América Latina, além de Índia, Nepal, Sri Lanka e Ucrânia.

Nas áreas mais pobres e remotas do globo, ainda existe um programa auxiliar intitulado "I Started a Church" ("Eu Comecei uma Igreja"), que dá apoio financeiro para a plantação de igrejas (dentro de orçamentos bem limitados, é importante ressaltar).

Não há notícia de que a Global Action esteja operando no Brasil, mas está feito o registro para que todos aqueles interessados em missões internacionais possam conjugar e direcionar seus esforços para áreas mais problemáticas e menos alcançadas pelo evangelho.

Se bem que - cá entre nós, que ninguém nos leia - no Brasil, basta a pessoa dizer que "sentiu Deus falando no seu coração" pra fundar uma igreja...

Mas, voltando ao tema deste artigo, você acha importante ou não que o candidato a pastor tenha um mínimo de formação educacional, bíblica e/ou teológica?





 

Teologia 3505864543616579617

Postar um comentário

Página inicial item

Siga por e-mail