681818171876702
Loading...

Pastor da Igreja Batista Central do DF é preso por estelionato

 O pastor Rubens Ferreira de Moraes, da Igreja Batista Central de Brasília SGAS 603 Avenida L2 Sul - Brasília/DF) foi preso nesse sábado (31/12) por agentes da 1ª Delegacia de Polícia da Asa Sul do DF.

Ele é acusado de integrar uma quadrilha de estelionatários. A polícia não divulgou quais foram os golpes praticados pelo líder religioso, de 51 anos, mas o investiga também por receptação de produtos roubados e falsificação de documentos. 

O pastor também está envolvido em outros 10 inquéritos policiais e já tinha mandados de prisão em aberto. Natural do Pará, Rubens Ferreira é membro da Igreja batista Central de Brasília desde 1999 e fou ordenado pastor ali em 2001. 

Em virtude do escândalo, o presidente da igreja, Pastor Ricardo Espíndola exonerou o antigo pastor e já não se encontra qualquer referência ao seu nome ou mesmo fotografias no site da igreja. Veja aqui.


Veja a reportágem da TV Globo local  AQUI


Por meio de um comunicado, a direção do templo informou que a medida foi tomada com base nas investigações do Ministério Público, muito embora, por todos estes anos de convivência jamais tenha sido notada qualquer atitude desabonadora à sua conduta na igreja e na comunidade.

Como pode ser constatado no seu portal, a Igreja Batista Central de Brasília oferece certas excentricidades incomuns para uma igreja batista tradicional, entre estas: um ministério profético para viagens a Israel e um ministério de finanças CROWN, um curso permanente com a finalidade de “ensinar às pessoas os princípios financeiros de Deus”. 




Genizah, com informações das agências.

caso de polícia 5657749034369940166

Postar um comentário

  1. É, foi tenso o negócio, em pleno culto da virada um promotor chega e acusa o cara... a reunião acabou e todo mundo em silencio seguiu pra suas casas e outras igrejas.

    ResponderExcluir
  2. É UMA LÁSTIMA!!
    cIRO MORENO

    ResponderExcluir
  3. É NEM SÓ OS PENTECOSTAIS FORAM CONTAMINADOS PELO VIRUS DO GANHAR DINHEIRO DE MANEIRA FÁCIL.

    Quem está de pé cuide-se para não cair.

    A coisa ta feia...

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia o nome Batista está deturpado qualquer um se autodenomina assim mais no fundo não sabe o que é ser um batista, e esse dito "pastor" teve o que mereceu cana nele! talvez na cadeia ele se converta de verdade.

    ResponderExcluir
  5. "Ministério profético" e "Princípios financeiros de Deus"??? Isso aí tá muito do longe de ser uma igreja batista. Eles estão que nem os pessoal da Lagoinha, utilizando indevidamente o nome da denominação.
    E que bom que o ministério público tem feito investigações. Mas ainda faltam muitos "líderes pra serem investigados".

    ResponderExcluir
  6. Muita treva.. vixi!!!!

    ResponderExcluir
  7. GLÓRIA A DEUS, TEM DE POR NA CADEIA MESMO TODOS OS FALSO PROFETAS E LOBOS DO ALTAR.
    TEMD E PRENDER MESMO AQUELES QUE SONEGAM IMPOSTOS DE RENDA, TME DE PRENDER MESMO AQULEAS QUE ESCONDEM DOLARES NA BÍBLIA PARA PASSAR PELA ALFANDEGA.

    ESTÁ AN HORA DO POVO EVANGELICO DENUNCIAR AOS PROMOTORES DE NOSSO PAIS TODOS OS PASTORES ENVOLVIDOS EM ESCANDALOS E CORRUPÇÃO, COMO É CASO DAQUELE MAU ELEMENTO DA BOLA DE NEVE.

    QUANTO MAIS DESSES CANALHAS ESTIVEREM PRESOS E COM AS CHAVES DA CADEIA JOGADAS FORA, MASI CREDIBILIDADE E EXCELENCIA TERÁ O EVANGELHO VERDADEIRO.

    PARABÉNS AO PROMOTOR QUE PRENDEU, PARAB´NES AO MINISTERIO PÚBLICO E PARABÉNS AO GENIZAH POR DENUNCIAR.

    EU ORO E JEJUO PRA QUE DEUS MOSTRE AS CLARAS ESSE LIXO INCONVERSO QUE SE INTITULA DE PASTOR SEM NUNCA TER SIDO CONVERTIDO A CRISTO. MALDITOS AFASTAI-VOS DE MIM POIS NÃO VOS CONHEÇO DIZ A SANTA PALAVRA.

    PARABÉNS.

    PR CLAUDIO ACCONCI
    prclaudio-acconci@bol.com.br
    12 97258223

    ResponderExcluir
  8. A Batista Central nunca foi tradicional. Sempre teve um pezinho no repleple...rsrs.. Agora, quanto ao pastor, difícil julgar sem ver os fatos e conhecê-lo de perto. Lá em Bsb sempre rolava uns papos estranhos quanto aos pastores da BCB... nada verificáveis. Espero que seja tudo um erro e não vejamos mais um escândalo que envolve o nome de Cristo, de alguma forma.

    ResponderExcluir
  9. Sobrou uma referência no site ... http://ibcb.org/publicacao/index.php?area=3&sitio=1&idioma=2 (Internet - Siga o Pr. Ricardo no Twitter [https://twitter.com/prricardo])

    ResponderExcluir
  10. Além de informações equivocadas na mídia, há muitas verdades encobertas (enganos mascarados). Mas o Deus Altíssimo, o Todo Poderoso, está agindo fortemente naquele lugar. Ele trará toda a verdade à tona. Nada ficará oculto. Peço que aguardem.

    Quanto ao primeiro comentário, certamente esta pessoa não estava no templo, e não sabe de absolutamente nada do que aconteceu.

    Por fim, não abafem nada, mas filtrem as informações (julgando como todo cristão DEVE julgar: com discernimento; com julgamento claro e sensato; de acordo com a verdade >> questão de sobrevivência!...), e investiguem, se quiserem. Mas façam tudo com MUITA CAUTELA, e com reverência ao nome DO SENHOR.

    Guardemos, pois, os nossos corações em Cristo Jesus, Aquele que nos dá uma paz que excede a toda racionalidade.

    ResponderExcluir
  11. Olá! Sou membro da igreja em questão e gostaria apenas de esclarecer o seguinte: a IBCB é uma igreja muito séria e pode-se até mesmo dizer que é raro hoje em dia encontrar uma igreja como essa, que combate a doutrina da prosperidade e outras "excentricidades" das igrejas atuais. Na realidade, o que o artigo cita como excentricidade, nada mais é que uma caravana de viagem a Israel. O Crown é um curso internacional e tem como objetivo ensinar os participantes a lidarem com suas finanças, algo muito necessário em todos os meios, não só entre os cristãos.

    ResponderExcluir
  12. TALVES, ESSE SR. Rubens Ferreira, ESTEJA SENDO PERSEGUIDO POR NAO SER DA MAÇONARIA. TODOS OS GRANDE TAMBEM TIVERAO AS MESMAS ACUSAÇOES (WALDOMIRO, EDIR MACEDO,....)AGORA TAO DE BOA.


    SEI NAO VIW??? NAO CREIO EM NADA QUE A IMPRESA DIZ, MUITO MENOS NA JUSTICA BRASILEIRA QUE A CADA DIA CORABORA PARA QUE NOS VENHAMOS A PERDER NOSSA LIBERDADE E PRIVACIDADE. COMO NO CASO DOS MORADORES DO RIO EM QUE A POLICIA ENTRA NAS CASAS DAS PESSOA SEM O DEVIDO MANDATO JUDICIAL, EM FRAGANTE CRIME DE INVASAO DE DOMICILIO. EH O FIM DO MUNDO! AMEM VEM SENHOR JESUS!!

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,

    A IGREJA BATISTA CENTRAL DE BRASÍLIA É PENTECOSTAL!

    Essa igreja nunca pertenceu a Convenção Batista Brasileira e era, até onde se sabe, da mesma convenção que pertence a Igreja Batista da Lagoinha.

    Pedro Ribeiro Jr.

    ResponderExcluir
  14. Estou como anônimo, pq não é sábio aparecer neste delicado momento para dizer o que direi: mtos não imaginam as coisas que estão ocultas. A propósito, a referência de pastor indicada logo acima se trata justamente de uma das pessoas que mais influenciou mudanças infelizes na congregação. Pesquisem o seu nome e descubram quem ele é. Mas pesquisem direito, combinado?

    ResponderExcluir
  15. São os frutos dessa "santa" árvore - ao menos, se julga! E, por que o espanto? Milhaaaares de pastores roubam descaradamente todo dia. Já tá ficando chato esse assunto!

    ResponderExcluir
  16. Me perdoem todos os que fizeram comentários anteriores, mas não consigo achar normal noticiar pecados das pessoas, sejam os pecados legais ou os ilegais. É triste mas é real. Ainda somos seres humanos que pecam. O problema é que ficamos sempre com a sensação da imunidade, da impecabilidade (ou da impossibilidade de pecar! Ai meu português!)descuidamos de vigiar 'o ponto e a vírgula' em nosso íntimo, e começamos a pecar como se come mingau quente (pela beirada do prato!) Não aponto o dedo a este ou aquele e digo:'pecador!' Procuro olhar para dentro de mim à luz das Escrituras, com honestidade, e na grande maioria dos casos acabo dizendo:'miserável mulher, de lábios impuros...'
    Se acontecesse algo assim ao pastor da igreja que sou membro eu estaria do lado do ser humano que ele continua sendo para ajudá-lo a 'ir e não pecar mais' como Jesus fez com a mulher pega em adultério. Infelizmente agora é moda: "pecou? 'excomunhão'!" Como os católicos mais antigos... A igreja de Cristo ainda ama o pecador ou lhe pede a cabeça em salva de prata? Isso mostra o quanto nos tornamos mundanos, mesmo estando na igreja.
    Muito triste isso. Muito triste mesmo...
    Ana Elisa Dantas de Souza Pires

    ResponderExcluir
  17. A igreja em questão faz parte da Convenção Batista Nacional e não da Convenção Batista Brasileira(dita tradicional).
    Eli

    ResponderExcluir
  18. não é de se admirar!
    esse apenas foi descoberto.
    dentro dos templos evangelicos ta cheio destes tipos de crapulas:
    - pegadores de menininha
    - marketeiros e 171
    - adulteros, pegadores de mulheres alheias

    e por ai aumenta a lista. lembrando o caso do homicida com um cargo de pastor da quadrangular...

    romildo lima- Blogueiro
    http://evangelho1.bloguespot.com

    ResponderExcluir
  19. Fui membro dessa igreja, quando morei em BSB, na década de 90.
    Esse pastor não foi da minha época, mas acho que o maior erro cometido na IBCB foi o "nepotismo": Elevarem o neto do Pr. Vilarindo a manda-chuva da igreja, ocorrendo até a exclusão do sério Pr. Élcio que era vice-presidente da igreja há anos.
    Ainda bem que não congregava mais lá, quando ocorreu essa safadeza.

    ResponderExcluir
  20. Esqueci de comentar: a igreja em questão é ligada à Convenção Batista Nacional, portanto não é tradicional, mas renovada, assim como a Batista da Lagoinha.

    ResponderExcluir
  21. Pelo visto os editores do site não conhecem o CROWN. Esse ministério não tem a ver com a referida igreja. É um curso que faz parte da grade de curso da Universidade da Família - udg.org.br - e pode ser implantado em qualquer denominação. Além de ser um curso com conteúdo bíblico, a parte financeira do curso não chega a 20% do mesmo, pois ele enfoca a relação com o dinheiro e não como ganhar dinheiro ou teologia da prosperidade. É um ministério que a maioria dos pastores não quer em sua igreja, pois apesar de falar de finanças do ponto de vista bíblico, não prega o dízimo!

    Márcio Santos

    ResponderExcluir
  22. Como já disse o Matheus, o curso CROWN, citado no artigo como "excentricidade", não tem nada a ver com "teologia da prosperidade" ou afins. Nele não se prega a barganha com Deus na busca por riquezas, assunto recorrente nesta teologia, mas o equilíbrio financeiro baseado em disciplina e desapego material. Sugiro pesquisa, Genizah.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo do último comentário: o Genizah é ruimzinho de pesquisa, visse?

    ResponderExcluir
  24. Anônimo do último comentário: o Genizah é ruimzinho de pesquisa, visse?

    ResponderExcluir
  25. Realmente o Senhor Jesus precisa voltar rapido, por que alguns teem escandalizado tanto o Seu Nome! A igreja de Cristo que sofre com esses escanda-los e com isso o numero de ateus so aumentam. O que mais precisa acontecer no meio das Igrejas? Vamos preparar por que o Mestre nao tarda a voltar!~

    ResponderExcluir
  26. GENTE, O QUE EU ACHO MAIS ESTRANHO NISSO TUDO É QUE O DELEGADO QUE PRENDEU O PASTOR TENHA O MESMO SOBRENOME QUE O PASTOR RICARDO ESPINDOLA.
    SERÁ QUE ESSE PASTOR QUE FOI PRESO SABE DE ALGO NÃO MUITO AMISTOSO?
    PORQUE É MUITO ESTRANHO ESSE PASTOR CONVIVER A CERCA DE 11 ANOS NESSA IGREJA E NINGUEM NUNCA TER LEVANTADO NEM PROCURADO SABER DE SUAS REFERÊNCIAS PARA UNGÍ-LO A PASTOR, VOCES NÃO ACHAM?

    ResponderExcluir
  27. Correção: a IBCB não é uma igreja batista tradicional. É cheia de esquisitices, e para ficar só em um exemplo cito as heresias que pregam lá sobre batalha espiritual. Frequentei lá um tempo e logo pulei fora por não concordar com tanta asneira que vinha do púlpito. Esse Espíndola é um mestre da auto-ajuda, vazio de espiritualidade, e parte dos seus ganhos vão para um personal-trainer que tenta lhe diminuir as banhas adquiridas em sucessivos jantares. quem cohece e tem coragem de falar que relate a intriga que resultou na saída do p. Elcio, o único que ainda pregava Bíblia ali.
    Ou então nos cultos para arrecadar votos para o ex-governdor cassado Joaquim Roriz. O resultado está aí, nas páginas policiais.

    ResponderExcluir
  28. Meu irmão é pastor desta igreja e foi ordenado no mesmo dia do pastor larápio (em 2011 e nao 2001), a igreja solicitou do meu irmão certidões do serasa, negativa da policia, justiça federal etc, me parece que o pr pilantra entregou documentos falsificados. a única crítica que faço é quanto ao traje de gala dos pastores que parece a roupa do papa. De resto o Pr Vilarindo é um homem de Deus.

    ResponderExcluir
  29. Olá amigos realmente e uma coisa de se admirar tambem entrei no site e vi coisas estranhas,porem tambem entrei no site da convencao batista brasileira e tambem na convencao batista do distrito federal tambem nao. conclui-se entao que ela nao tem aprovacao da denominacao batista TRADICIONAL, por isso que estranhei quando o nosso grande amigo colocou PRESiDENTE DA IGREJA, pois isso nao existe nas IGREJAS, sim existe presidente da convencao brasileira e das convencoes regionais.
    QUE deuS abENÇOE MAIS E maiS ESSE BLOGUEIRO que me perdoe esqueci o nome, mas todo dialeio o blog. TaNTO O DO GENIZAH COMO O BLOG CRER E PENSAR. vaLEU DEUS ABENÇOEEEEEEEE!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Angelo, esta igreja não faz parte da CBB. E o pastor se denomina pastor presidente... É uma tradição / convenção deles, nada mais. Algumas denominações como a AD tb fazem assim, equivale a pastor senior, pastor principal... nada demais.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia irmãos!! Sou um crente batista há 15 anos... Se o pastor em questão cometeu algum crime ele tem que ser responsabilizado por isso e o Ministério Público tem que agir com rigor pra dar exemplo. Não é por ser pastor que ele está acima da lei. Aliás todo cristão tem que ser exemplo de conduta. Porém não podemos envolver a igreja no ocorrido. Usos, costumes e doutrina são questões internas da igreja e ninguém pode opinar, a não ser os membros da igreja... Se houve crime ele foi cometido pelo indivíduo em questão, e não pela organização religiosa. Independente de ser tradicional, pentecostal ou neopentecostal a Igreja Batista Central de Brasilia não tem nada a ver com isso. É lamentável que um de seus pastores tenha se envolvido com algo ilicito, mas não podemos envolver a igreja nisso...Lembremo-nos que nenhuma igreja (ou religião) responde pelos atos (certos ou errados) de seus membros... Paz do Senhor... Jose Roberto

    ResponderExcluir
  32. O Ricardo Espindola tem muitos mais processo por desvios de recursos publicos que este Pastor que foi preso, eita Igreja cheia de podridão.
    Luiz

    ResponderExcluir
  33. Ha 16 anos atras o Sr Pastor Vilarindo(IBCB)"pecou" gravemente comigo! Estou colhendo, financeiramente, os prejuizos de sua omissao ate hoje.Essa omissao, desde aquele tempo,continua repercutindo, TAMBEM, em todas as demais areas da minha vida hodierna. Mas apesar do meu sofrimento,agradeço a Deus por cada vitoria que venho alcançando,de maneira gradual lenta. No entanto, empiricamente e atravez do humilde conhecimento agregado atravez de muitos anos estudos,tenho hoje absolutamente certeza que nao preciso de religiao alguma, muito menos da figura de um sacerdote para guiar-me. Nunca mais pisei na IGREJA BATISTA CENTRAL DE BRASILIA. Espero que Deus lhe perdoe Vilarindo! Hoje às 03h44 de 30/06/2012 estou lhe perdoando!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Comente usando a sua conta Google ou use a outra aba e comente com o perfil do Facebook

emo-but-icon

Início item

Em quem você vai votar para presidente da república?

SOBRE A ENQUETE

Está é uma enquete entre os leitores do site evangélico Genizah. Não se trata de uma pesquisa eleitoral. A metodologia não obedece critérios científicos. Por esta razão, não possibilita inferência confiável e nem se presta a matéria jornalística, sendo assim, não se sujeita às normas do TSE.
Instagram


Siga por e-mail