É ou não pecado se masturbar? A Bíblia não diz nada.

 Hermes Fernandes

O caminho ideal escolhido por Deus para que o homem/mulher encontrem prazer é sempre a dois, e não sozinho. Conquanto este seja o caminho ideal, há que se admitir que o auto-erotismo (masturbação) tem sido uma prática muito mais presente do que geralmente se confessa.

É ou não pecado se masturbar?

O que a Bíblia diz sobre o assunto?

A resposta é: nada.

A bem da verdade, a tradição religiosa, baseada em uma errônea interpretação do episódio de Onã , que interrompia o coito, derramando seu sêmen no chão, tem classificado essa prática entre os mais terríveis pecados. Deus não castigou Onã simplesmente por interromper seu coito, e sim porque ele assim agia por saber que o fruto daquela relação seria contado como descendência de seu irmão, e não dele. Além do mais, Onã não estava se masturbando, e sim interrompendo a relação. Fora essa passagem, não há qualquer outra que fale direta ou indiretamente sobre ejacular fora da relação sexual.

Diante do silêncio da Bíblia, o que devemos fazer?

Em decorrência disso, temos a liberdade de lançar mão das recentes descobertas científicas acerca do assunto.

A masturbação é um fenômeno comportamental que pode ser verificado em pessoas de todas as faixas etárias. Na infância ela surge como uma forma de descoberta progressiva do corpo, e é considerada pelos psicólogos como uma fase natural da evolução da sexualidade. Ninguém tocar alarde por flagrar uma criança brincando com seus órgãos genitais. Isso é simplesmente natural.
Pesquisa O Crente e O Sexo - 2011 - Evangélicos CASADOS www.bepec.com.br

Mas é na adolescência que a masturbação atinge sua maior incidência. Essa fase é caracterizada por uma explosão dos hormônios, o que faz com o adolescente se sinta impulsionado a masturbar-se.

Tal prática é também encontrada entre indivíduos adultos, e até casados. Principalmente quando privados da presença do cônjuge por um longo espaço de tempo. Há também aqueles cujos cônjuges ficaram inutilizados por alguma enfermidade ou acidente, e para manterem-se fiéis a estes, preferem masturbar-se.

Alegar que tal prática dá espinhas, ou provoca qualquer tipo de anomalia psíquica, não passa de mito, e já não convence nossos jovens de evitá-la.

Masturbar-se não faz mal à saúde. Mas pode fazer mal à alma.

O problema não está na fricção que se faz no órgão sexual para se obter prazer. O problema está no tipo de pensamentos fantasiosos que é alimentado durante o ato. Ninguém se masturba pensando em futebol, nem na mensagem que foi pregada no último domingo. Geralmente, imagina-se situações eróticas com pessoas conhecidas. E é aí que mora o problema. Principalmente quando a personagem da fantasia é uma pessoa casada.

Estímulos externos, como revistas pornográficas, sites eróticos, ou coisa semelhante, também são condenáveis por Deus, porque reduzem o ser humano a um mero objeto de prazer.

Para que o ser humano não se enveredasse pelo caminho do auto-erotismo, Deus criou um mecanismo através do qual ele pudesse aliviar suas tensões, descarregando sua libido. Trata-se dos chamados sonhos eróticos. Robinson Cavalcanti conclui: “Como manifestações normais da sexualidade, os sonhos noturnos, antes de algo condenável, são uma excelente ajuda para a castidade”. Ninguém deve se sentir culpado por causa de tais sonhos. Deus os permite para que ninguém necessite buscar alívio de outra maneira. 

Pesquisa O Crente e O Sexo - 2011 - Evangélicos SOLTEIROS www.bepec.com.br


Ninguém deve ser esmagado pela culpa por incidir vez ou outra no auto-erotismo. Cristo está sempre pronto a perdoar e restaurar. Nas há casos em que a masturbação vira um vício. Há homens casados que preferem masturbar-se a ter relação com suas esposas. Isso é patológico. Quem assim age deve se arrepender, e abandonar tal prática.

Não obstante, ninguém deve fazer disso um cavalo de guerra. Principalmente, quando se está lidando com adolescentes.

Nossos filhos devem ser orientados com singeleza e amor acerca do assunto. Não devemos por sobre eles um peso que nós mesmos não conseguimos carregar. Isso é farisaísmo, altamente condenado por Deus.

É claro que não devemos estimular a prática da masturbação. Devemos proteger nossos filhos do lixo pornográfico que inunda a Internet, e das publicações livremente vendidas nas bancas de jornais. Permitir que tal material entre em nossa casa é profanar a santidade de nosso lar. A melhor coisa a fazer é ensinar a nossos filhos o caminho da santificação, da castidade. Quanto ao sexo, eles poderão praticá-los na hora certa, quando encontrarem a pessoa certa, e se casarem. Pode parecer careta para os valores atuais. Mas essa é a recomendação bíblica.


Devemos também ensinar-lhes que os sonhos eróticos são o meio estabelecido por Deus para que eles descarreguem sua libido. E que o prazer obtido nesses sonhos é muito maior do que o obtido pela masturbação. E que, masturbando-se, eles estarão se privando dos sonhos. Estarão trocando um prazer legítimo e maior, por um prazer menor, e carregado de culpa.




114 Comentários

Edu disse...

Mano, até gostei do texto, mas queria saber de onde você tirou que os sonhos eróticos são invenção de Deus... não sou nenhum radical, mas nessa parte eu não soube bem o que pensar.

Danilo Fernandes disse...

Edu, pergunta para o Robinson Cavalcanti, rs.

Preso por fora disse...

Vamos montar uma lista aqui dos que são "Sexualmente paranóicos". Como fazer? Simples, chegará um pessoal cheio de ódio a respeito deste assunto afirmando que o Genizah está fazendo "M", blasfemando, etc. Quem será o primeiro?

Wesley Cordeiro disse...

Desde o começo deste questionamento em minha vida, pois assim eu quis ter uma vida voltada a Cristo, um viver santo, Deus me alertou a respeito da masturbação, e Ele me ensinou que o problema não está no ato, e sim nos pensamentos. E dia apo´s dia Ele me ensinou a como enfrentar e resistir aos desejos da carne e manter uma vida santa. Não é impossível, pois como diz a bíblia: Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o Maligno. (1 João 1:13b).
Deus abençoe a todos!

Anônimo disse...

Quem nunca descabelou o palhaço, atire a primeira pedra!

Anônimo disse...

O autor fala, fala e fala mas não diz se é pecado ou não a tal da masturbação e o que diz não utiliza uma base para consolidar. Por isso continuo com a opinião pessoal de que a masturbação não é pecado, pelo simples motivo de nunca ter visto alguma argumentação legitima contra ela.

Vinicius Beserra disse...

Masturbação é pecado

Ta disse...

Estou exatamente na mesma que o Edu: gostei do texto, mas não sei o que pensar sobre essa história dos sonhos. Robinson Cavalcanti poderia nos esclarecer mais qual a base bíblica/filosófica para chegar a essa conclusão? Não estou querendo questionar como crítica ou ataque é só pela dúvida mesmo rs

Anônimo disse...

Com relação aos sonhos, teve um dia q eu estava pensando nisso tbm. Me questionei: pq será que Deus permite q eu tenha sonhos eróticos. Afinal, não tenho como evitar um sonho, eu não tenho controle sobre os meus sonhos. E por incrível que pareça, eu tenho esses sonhos justamente no tempo em que estou mais tenso, com a libido lá em cima.

Anônimo disse...

Sou mulher, 26 anos e solteira! Confesso que para mim é muito difícil! rsrs ... Me masturbo ás vzs para aliviar mesmo, geralmente é um período de 3 em 3 meses rs até porque eu ovulo todo mês e tem tpm's que pioram esse "esTado". Costumo ter dores abdominais, dores de cabeça e sei q td isso é por causa do (perdoem a expressão) tesão enrustido!
Acredito que seja pecado, mas realmente ñ sei o que Deus pensa disso! Me perdoa ae quem escreveu, mas esses sonhos só pioram a situação duvido q isso é d Deus! rs até pq nós mulheres sonhamos com tudo! cachorro, árvores, outras mulheres rsrs ... E mais um detalhe, nem tds as mulheres têm pensamentos eróticos, maioria das vzs se concentram no próprio prazer somente...

Pati disse...

Sonhos eróticos? é piada néh?
Acredito que se a pessoa estiver pensando muito em sexo, até pode ser que venha a ter algum sonho erótico; como seria comum sonhar com qualquer outra situação que a estivesse preocupando no momento.
Mas em primeiro lugar, da onde veio a idéia que isto é de Deus? Não sou especialista no assunto, mas acho que pode ser apenas uma reação de nosso próprio inconsciente.
E em segundo lugar, não vejo de que forma isso poderia ajudar a pessoa a não se masturbar(se é que isso é errado), como disse a pessoa do post anterior, acho que até poderia piorar a situação.
Achei que o conteúdo desse post foi bem infeliz.

Anônimo disse...

Olha, sou homem mas concordo com o que disse a anônima de 26 anos... esses raios de sonhos não ajudam é nada, só pioram terrívelmente o negócio! Quando eles acontecem é que não dá pra aguentar mesmo!

Mas a parte de árvores, cachorros e pessoas do mesmo sexo... espero que seja um caso a parte, pq deusulivre haha

Pr. Roger Willians disse...

O projeto de Deus para o ser humano é a dois, dentro do que chamamos casamento. O projeto indivudual de autoestímulo ou masturbação esconde algo, onde particularmente, acho que Deus não está: a fantasia. O projeto a dois, envolvendo casamento,formação de uma família, amor, vida ministerial, e outros, envolve o lugar onde Deus opera: nossos sonhos.
Neste ponto de vista, acho que sonho e fantasia se opõem. A fantasia é a origem de muitas perversões e práticas pecaminosas, inclusive dentro do casamento.
Não há como não relacionar masturbação a fantasia. Relaciono fantasia a concupciência, a satisfação de nossos desejos inerentes à natureza humana pecadora. Daí, ainda que a Bíblia não se refira ao ato diretamente como pecado, basta analisarmos os sentimentos e desejos humanos envolvidos no ato e concluiremos pela condição de pecado sim.
A masturbação alimenta nossa concupciência, nossos desejos mais secretos, e nisto está o pecado.A Bíblia diz em Romanos 8:8 que "aquele que está na carne não pode agradar a Deus". Andar na carne e alimentar sua carne(concupiscência)são coisas que andam juntas, e estas se opõem à vida no Espírito (Gálatas 5).
Não quero dizer que o desejo em si seja pecado, pois somos seres sexuais, criados por Deus assim e os hormônios (kkkk)estão sempre presentes, mas a Bíblia também nos alerta que se andarmos no Espírito não cumpriremos as concupiscência da carne (gálatas 5).
Não acho que alguém se masturbe pensando no casamento, esposa, filhos, no ministério, etc. Ao praticar o ato, nossa mente se volta indubitavelmente às nossas fantasias.

Jair Barreto disse...

... A MINHA GRAÇA TE BASTA... O MEU PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA... PARA AS COISAS NÃO CATEGORIZADAS PELA BÍBLIA, PODERÍAMOS ENCAIXAR A PALAVRA DE PAULO, QUANDO DIZ " TOAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS, MAS NÃO ME DEIXAREI ME DOMINAR POR NUNHUMA DELAS... E TAMBÉM: MAS NEM TUDO ME CONVÉM... ACREDITO QUE CADA CASO É UM CASO...

Anônimo disse...

rs até pq nós mulheres sonhamos com tudo! cachorro, árvores, outras mulheres rsrs ...

OPA!Como assim nos mulheres?!!!Fale por si mesma!Que coisa mais bizarra!Eu heim!Quando tenho esse tipo de sonho é com um baita homem lindão!Rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Também sou mulher.
Pelo que entendi e ouvi falar, é praticamente impossível pra os homens se masturbar sem pensar numa mulher.
Mas, como a anônima aí de cima, concordo que nós mulheres conseguimos nos provocar prazer sem pensar necessáriamente alguém, até sem pensar em um corpo, apenas se concentrando no que está sentindo. e aí? pecado ou não?

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=LRhbd1KASU4&feature=related

A opinião do caio fábio é um tanto mais "liberal" que a do autor do artigo kkkkkkk

RENATA disse...

E o que dizer deste trecho da PALAVRA DE DEUS?!?
"A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher." 1 Coríntios 7.4

Marcos Fialho disse...

Gostei do assunto, porém fiquei impressionado, como alguns que já comentaram, sobre a história dos sonhos eróticos. Eu sei de uma coisa, que os olhos são as portas para tudo que ficará registrado na mente, como diz Pietro Kallef: "Os nossos olhos são a porta pela qual injetamos como efeitos cirúrgicos em nosso cérebro informações, questionamentos, alvos e futilidade. Olhar também é uma questão de escolher o queremos ser e com o que queremos nos importar, mas nem sempre olhamos para o que realmente necessita ser transmitido ao nosso cérebro..." e também logicamente, citarei Jesus em Mateus 6:21-23 "Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão GRANDES serão tais TREVAS!"
Então eu tiro uma conclusão, ainda duvidando, que se não foi os olhos que se alimentaram durante o dia, eu posso até concordar com você e com Robson Cavalcanti sobre esses sonhos.

Em Cristo,

Marcos Fialho

Marcos Fialho

Antonio disse...

As pessoas se esquecem que são de carne, sangue e ossos, se acham metade de carne e metade de "grória", ou carne misturada com ectoplasma, seilá. Gente, somos humanos e falhos e Deus sabe disso; quem (no caso dos homens) que não passa uma mulher maravilhosa daquelas de parar a feira e não dá a sua olhadinha e outros até fantasiam? Vamos parar de sermos hipócritas, isto sim um pecado condenado a perder a conta na Bíblia.
Olhamos, gostamos, fantasiamos, nos masturbamos.. mas devemos ter a consciência de que não agimos conforme a vontade de Deus em nós e que O desonramos quando somos dominados pelos apetites desenfreados da carne, pois é nossa obrigação apresentarmo-nos como sacrifício vivo, santo e agradável à Deus (Rm 12:1). O importante é estarmos sempre prontos ao arrependimento e se esforçar para agradar ao Pai, por Cristo Jesus o Senhor.

Anônimo disse...

Dei uma olhada no vídeo do Caio Fábio e ele comenta esta questão do "Sonho Erótico", ou clinicamente chamado de Polução Noturna. A Lei previa rituais de purificação para o cara que sonhava e ejaculava, mesmo à noite.

David disse...

Concordo com o que o Pr. Roger Willians falou em seu comentário. Se nos masturbamos estamos alimentando a nossa concupiscência, a nossa carne.
Depois de ler essa já pedi perdão a Deus por essa falha.
Vi tbm o video do Cábio Fábio. kkkkk
Ele foi liberal ao extremo. Dizer que se masturbar pensando na namorada não tem nada demais foi a gota d'água.

Anônimo disse...

E ou não é pecado???????????????
Alguém me diga por favor!!!!!!!!!!!!!

Fernando disse...

Bem legal o texto, só que, no fim,o ele não traz nada que já não tenha sido discutido antes. Eu só achei que ele está um pouco mal redigido, com frases desconexas e alguns erros de grafia. Quanto aos dados da pesquisa, eles não estão um pouco genéricos demais? As duas primeiras amostragens me pareceram bem incompletas em relação às perguntas. Onde está a distinção por gênero e faixa etária? Na terceira pergunta, se o grupo JOVENS EVANGÉLICOS engloba todas as denominações, então o grupo SOLTEIROS EVANGÉLICOS GERAL não passa de uma duplicata daquele? E como se define o grupo NEOPENTECOSTAL? Ele já não estaria contido também no primeiro grupo? Estes dados estão paracendo uma salada, isso sim.

Anônimo disse...

Bom, o povo fala sempre a mesma coisa, então eu vou perguntar algo que sempre hesitam em me responder.
Se o pecado está no pensamento, o namorado pode se masturbar pensando em sua namorada? Pois, se a namorada é a minha futura esposa e a intenção de casar é verdadeira, não há pecado em algo que já está destinado.
Ou um solteiro pode pensar em uma pessoa também solteira, pois neles, não há nenhum laço que os unem a alguém.
Correto?

Anônimo disse...

eu não gosto do caio fabio, eu não acho que ele tenha humildade para pregar. Masturbação é pecado e afasta de Deus, mas para quem não tem Deus não faz diferença, se masturbe! como diz em apocalipse "quem é limpo, limpe-se mais, quem é sujo, suje-se mais!" De experiência própria, é provável que vc nem seja salvo, vício em masturbação demonstra que o Espírito Santo está longe e a carne dominando. A mente é a senhora da vida e se a mente não é de Cristo, já era! Caio Fabio errou, Jesus deixou claro que seremos julgados pelos nossos desejos e pensamentos, pelo o que domina a gente e o povo de Israel foi condenado por DESEJAR estar no Egito e não ser livre em Canaã. Cada um sabe de si, das suas fraquezas e por causa delas seremos julgados por Deus. Enquanto muitos morrem por amor a Jesus atualmente, muitos cristãos se condenarão por causa do sexo.

●๋• 'Ŧєяηαηdo . . disse...

Não sei se concordo com o texto, sobretudo com a expressão do último parágrafo de Robinson Calvacanti, em dizer que "...os sonhos eróticos são o meio estabelecido por Deus para que eles descarreguem sua libido...".

Isso pq em Dt 23:10, diz claramente que esses sonhos, que na realidade são chamados de POLUÇÃO NOTURNA (cientificamente ou clinicamente falando e na bíblia versão NVI), "acidente de noite" (na versão almeida revista e corrigida) e de "perda de esperma à noite" (na versão bíblica linguagem de Hoje), são considerados neste texto e no capítulo inteiro como impureza, e que os homens do acampamento que sofressem esse "acidente" durante à noite deveriam deixar o acampamento, e no outro dia ao entardecer se lavar e após "retirar toda a impureza" é que poderiam voltar.


Aí fica uma pergunta: NAquele tempo era considerado impureza e agora é considerado um "escape para descarregar libido"??!

Sei... sei...

Anônimo disse...

Essas leis eram no fim das contas normas de higiene. A menstruação tb deixava a mulher impura e não é pecado menstruar..

Valéria Mariano valeriasmariano@hotmail.com disse...

Só queria fazer uma correçãozinha. Escreveu "Tenções" e o correto é tensões.

Anônimo disse...

Hoje não me masturbo mais, graças a Deus! Quando me masturbava eu sempre pensava num lindo pintasso sem dono. Somente a imaginação de um pintasso. Já me era suficiente. Procurava não pensar em fulano ou em sicrano, (depois de um certo tempo de prática). Raramente tive sonhos eróticos. Durante a minha vida devo ter tido uns dois somente. Sonho não resolve nada.

Anônimo disse...

É possível uma mulher sentir orgasmo sem estar pensando em alguém, e sem utilizar as mãos para se masturbar. É possível a mulher sentir orgasmo contraindo a sua musculatura interna sem o auxílio das mãos. Seria este um orgasmo vaginal, e não clitoriano. Para nós cristãs é melhor passarmos sem os dois. Deus dá graça.

Rebeca disse...

A psicologia acredita que o sonho noturno seja uma "vontade reprimida".

Anônimo disse...

E se o cara se masturbar pensando na própria esposa, num aso hipotético de incapacidade dela?

Thaíssa M. disse...

Realmente esse é um assunto muito complicado. Sou jovem solteira e sei como é difícil viver no meio dessa explosão hormonal... Mas acredito que quando a pessoa tem o coração cortado pela graça e Cristo no centro da sua vida e dos seus pensamentos, os frutos do Espírito se manifestam e a Graça nos basta, nos supre. Quando alguém tem um legítimo e único encontro com Cristo, se praticava, deixa de praticar... Isso é nova vida, pensamentos que vem do alto, por isso acredito que sonhos eróticos não vem de Deus. E o sexo é de Deus, homem com mulher, auto erotismo é egoísmo (você busca aliviar e satisfazer sua carne, seus desejos) e foge do propósito original do sexo.

blessed disse...

Acredito que pra quem acha que é pecado é pecado, mas pra quem não acha não é. Cada um dará conta de sí mesmo diante de Deus e tudo que não é por fé e pecado.

JUCIMAR disse...

Se é pecado é dificil opinar, mas, uma coisa é tratar sobre o assunto na infancia, outra na adolescencia e juventude e outra mais ainda na adulta, opinarei sobre a fase puberdade, apenas indagando, o que é pior, masturbação ou culpa, ta cheio de crianças espirituais levando nos ombros uma carga que não era para estar nos ombros deles, fico imaginando o inferno que deve ser principalmente na ceia, porque não equilibrar dizendos aos jovenzinhos,"segure o maximo que puder, caso não consiga....,saiba que Deus não deixara de te amar por isto, pois esta criança espiritual, um dia cresce e deixa as coisas de menino, gente, não ha como ser maniqueistas, precisamos ter muito tato e tratarmos assunto com equilibrio e perdão, SEMPRE aconselhando sobre o perigo do vicio, QUE PODE NÃO SER TAMBEM COMIDA. etc, uma boa conversa e confissao e um bom remedio , prefiro os maninhos perto do Que longe, "NA BIBLIA ESTA CHEIO DE EXEMPLOS DE PERSONAGENS BIBLICOS QUE FUGIRAM POR CONTA DA CULPA E OS CONSULTORIOS ESTÃO REPLETOS DE CULPADOS DEITADOS LITERALMENTE NOS DIVÃS", ate por que falar sobre pecado não é facil. pois falam que masturbação é pecado e jesus tambem ALERTOU que PECADO NÃO É SOMENTE FAZER O MAL E SIM DEIXAR DE FAZER O BEM, E PERGUNTO! ENTÃO SE NÃO É A MISERICORDIA DE DEUS, NEM PRECISO FALAR..ALGUNS CONSEGUEM ABANDONAR OS SEUS VICIOS E OUTROS HA MUITO TEMPO ABANDONARAM O FAZER O BEM . ENCERRO COM O APOSTOLO JOÃO, "SE VERMOS UM IRMÃO PASSANDO NECESSIDADES E CERRARMOS O NOSSO CORAÇÃO, ´POR VENTURA ESTARA EM NOS O AMOR DE DEUS', PEÇAMOS A DEUS QUE NOS ENSINE A CONVIVER COM AS FRAQUEZAS E NOS ENSINE A REJEITAR AS HIPOCRISIAS, JESUS NÃO DAVA MOLEZA, OLHOS OS GRAFICOS E VEJO QUE NÃO ADIANTA APONTAR O DEDO E DIZER É PECADO, A MAIORIA RESPONDEU PORQUE NÃO PRECISARAM SE IDENTIFICAR, POR VERGONHA DO ATO E TABU, QUE BOM SERIA SE TODOS "OPINANTES', TRATATAM-SE ABERTAMENTE O ASSUNTO COM SEUS PAIS, LIDERES, ENFIM , IMAGINEM A CURA QUE TRARIA PARA TODOS, MAS, TALVES NÃO ESTEJAMOS PREPARADOS EM PLENO SECULO XXI, COM A SEXUALIDAD EXPLODINDO TODO DIAS E SOLTANDO ESTILHAÇOS PRA TODO LADO. COMO JA DISSE PECADO É TAMBEM RESPONDER ATRAVESSADO PARA OS PAIS, NÃO HONRAR A ESPOSA.... GENTE VOU PARAR SE NÃO O CALDO ENGROSSA.MUITA GRAÇA E MUITA PAZ E DEIXEMOS PARA DEUS QUE NÃO TEM TARAS E NEM VICIOS, COMPEXOS, PARA JULGAR PERFEITAMENTE O QUE É PECADO, POIS NÃO FOMOS CHAMADOS PARA JULGAR E SIM PARA AMAR E COMO TEMOS FALTAS DESSE FRUTO DENTRO DAS FAMILIAS ESPIRITUAIS, E A MINHA ORAÇÃO A DEUS SOBRE OS MEU JOVENZINHOS É QUE NENHUM DELES SE PERCA POR MASTURBAREM, POR QUE PREFIRO TODOS PERTOS DO QUE BEM LONGE. E QUANDO SE TORNAREM ADULTOS CERTAMENTE ABANDONARAM AS COISA DE MENINO, PAZ E COMPREENSÃO!

Anônimo disse...

"Anônimo disse...
Essas leis eram no fim das contas normas de higiene. A menstruação tb deixava a mulher impura e não é pecado menstruar.."

E porque era necessário uma sacrifício de uma pomba ou rolinha depois?

Anônimo disse...

Já tive a cara de pau de me masturbar sem pensar em ninguém!

Gleison Vieira disse...

É um assunto complicado mas o relacionamento com ´Deus nos capacita a viver uma vida cristã pela fé nele. O fato é quando vivemos uma vida para Deus de vemos fugir do pecado e assim fazemos! Apesar de: Se dissermos que não temos cometido
pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua
palavra não está em nós.
1 João 1:10 Logo temos uma luta entre o novo e velho homem todos os dias. Se confessarmos os nossos pecados, ele é
fiel e justo para nos perdoar os pecados e
nos purificar de toda injustiça.
1 João 1:9 Há uma diferença entre viver no pecado e pecar por estar em um cor por corruptivel! Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.1João 3:9. Logo todos nós pecamos e precisamos nos converter todos os dias! Åquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fóssemos feitos justiça de Deus.2 Corintios 5:21. Viva a vida de Deus atraves de Jesus Cristo.

Pr. Roger Willians disse...

Li os comentários e achei interessantes. Gosstaria de complementar uma coisa: a questão na masturbação não está se você pensa ou não em alguém, não está se o alvo da masturbação é sua namorada que você já tem um compromisso de casar, não está nos tais sonhos noturnos.
Quem se masturba rotineiramente, revela a natureza de seu relacionamento com Deus, ou seja, nenhum. Não há como ter relacionamento sério com Deus e viver se masturbando. São coisas incompatíveis, pois o primeiro é espírito e o outro é carne, e a Bíblia diz que se opõem.
Da mesma forma que a Bíblia diz que aquele que vive no pecado não conhece a Deus (I João), eu ouso dizer também que aquele faz da masturbação seu prazer secreto continuamente, não sabe o que é ter intimidade com Deus.
Falo isso pois já fui jovem. Sei o que é tentar ter comunhão com Deus de maneira séria e lidar com este problema. Deus nunca permitiu que minha comunhão com ele crecesse enquanto não aprendi a lidar com isto na minha juventude. Achamos muitas vezes que temos domínio sobre isso, que é só uma vezinha ou outra. Alguns até arrumam desculpas como: "mas eu penso na mulher que eu vou casar". Mas cuidado, em termos de carne, a coisa sempre escapa das nossas mãos, e quando percebemos estamos atolados na prática e bem longe de Deus.
Aprendi que quanto mais conheçia a Jesus, mais me afastava destas coisas, sem fazer muito esforço. Isso não mais tinha o poder de me viciar,(sim! muitos são viciados nisso) ou de me fazer fraco espiritualmente É por isso que o Apóstolo Paulo diz que Seu poder se aperfeiçoa em nossa fraqueza.
Sim, somos fracos. Caímos muitas vezes, mas nosso prazer não está nisso. É Nele, em conhecê-lo, que repousa nossa alegria e nossa força. Fracos, mas fortalecidos pelo Espírito.

Anônimo disse...

Bom é o seguinte, "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." ICO 6:12, bom nesse texto acredito que diz respeito daquilo que não está escrito na bíblia ou seja um exemplo prático é o uso de entorpecentes, na bíblia não se fala deles, mas mesmo não estando lá não nos convêm utiliza-los, ainda mais se nossos atos/consumo nos torna escravos, enfim, eu não consigo imaginar Paulo, Pedro, Ester(isto também é uma realidade entre as mulheres), Davi ou seja pessoas de Deus se masturbando ou até mesmo sendo dominada por esses atos, vou te falar uma coisa isso eu entendo que é uma fraqueza em minha vida e tenho lutado contra isso e essa pratica em minha vida eu tenho entendido que não me convêm não porque as pessoas falam que é errado e sim porque isso tem me afastado do Senhor.

Anônimo disse...

Consigo praticar sem pensar em nada ou ninguém, mas simplesmmente porque a vontade é natural, como quando acordo ou durante o banho.
E aí?

Aderaldo Neto disse...

Não sei até que ponto vamos chegar! A quem costuma ler matérias de diversos assuntos seja criterioso colocando como "filtro" de sua vida a pessoa de Jesus Cristo e examinando o seu próprio coração afim de que seja o Espirito Santo que fale com você e não homens que confundem a palavra sagrada de Cristo, procurando "brexas" para justificarem seus erros e confundirem a tantos. A palavra nos diz: "Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, luxúria, lascívia, Idolatria... glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus". Lurúria e láscivia são traduzidos assim: "Gratificação dos sentidos a indulgência para com o apetite; dedicado aos ou preocupado com os sentidos" e "desejo sexual intenso", parece até uma piada... mas quem é que não se masturba para sentir um desejo sexual intenso?. Fica uma advertência bíblica; "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." Ef.4:14. Não creia que ao se masturbar o "peso da consiência" que bate logo em seguida do ato é um mero remorso, não, é o Espírito de Deus te incomodando a voltar a ser um com Ele, pois pelo ato feito, não é possível haver comunhão entre luz e trevas. "Como é Santo aquele que vos chamou, sede vós Santos em todo o vosso procedimento." IPE 1:15. Viver a vida de cristo é renunciar a tudo o que tenho, todas minhas vontades, prazeres e deixar Cristo ser o Dono de minha vida. "Aquele que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo." Lc14:33. Masturbação não é atitude de discípulo! Deus abençoe nossas vidas!

Marcia Andrade disse...

É um assunto muito polêmico, todavia os argumentos do Pr. Roger Willians e do querido do Aderaldo Neto, retiram toda e qualquer dúvida do "achismo". Além do mais Jesus condena o olhar cobiçador quanto mais o desejo.
Essa prática pode afetar a vida a dois, por impedir que ambos alcance a satisfação e o prazer mutuo abençoado por Deus, pois o vício pela manipulação da clitóris pode tardar o orgasmo encontrado com o parceiro, e ao homem pode ocorrer ejaculação precoce ou dificuldade em ejacular. Na realidade é que masturbação sempre acaba atrapalhando, além de deixar a culpa e o afastamento do Espírito Santo. Que Deus abençoe a todos.

Anônimo disse...

Antes de conhecer o meu marido me masturbava, e isto não nos trouxe nenhum problema no nossa vida sexual depois. Sempre fomos bem realizados nesta parte, e nunca, nunca mesmo, deixei de sentir o prazer vaginal com ele - o que é mil vezes melhor que o prazer clitoriano. A masturbação foi apenas um quebra galho antes de conhecê-lo.

Anônimo disse...

Só uma dúvida: masturbar pensando no marido ou na esposa também é pecado??? (disseram que o pecado está no pensamento que temos ao masturbar, se penso na pessoa com quem sou casada, logo não é pecado, certo?)

Anônimo disse...

Aquele que desejar qualquer mulher ou homem ja tem adulterado contra ela ou ele. Não foi assim que Jesus ensinou? Se alguém se masturba, sem pensar em alguém, então não é pecado?

Renatobcv disse...

Bom, uma coisa é certa, para líderes de pessoas, em seus aconselhamentos deve haver um ponto de equilíbrio que nem escravize com um julgo pesado e nem abrande a questão do pecado para com os liderados.

O pensamento erótico com mulher alheia é taxativamente reprovado por Jesus, isso é fato. Mas então consideremos a questão num âmbito de elementos absolutamente tangíveis, físicos, sem psiquê.

Assim sendo, um adolescente que fosse se descobrindo em sua parte genital, meramente por exploração física, sem pensamentos em outrem, não estaria infringindo uma admoestação do Senhor Jesus, estaria simplesmente usando a força (ato friccional) para descarregar uma necessidade fisiológica, assim como se você fizesse uma força para arrotar, ou defecar, urinar,,,algo natural que não tomaria parte no pecado em campo espiritual.

Disso tudo, me arriscaria inferir que masturbação meramente física, por si só não é pecado ( esse tipo de ato é absolutamente possível), mas se vier acompanhada de pensamento lascivos, enquadra-se como transgressão ao que frisou Jesus.

Quanto a namorados, se o tal ainda não deixou pai e mãe e uniu-se à sua mulher, pecado seria se se masturbassem pensando um no outro, pois ainda não são uma só carne e espírito, consumado pelo mistério do coito.

Já os casados, pensar na sua própria mulher e sentir prazer, penso não ser nada demais, pois ela é sua e ele é seu, ambos são para se darem prazer, perto ou longe. Sem falar que mesmo perto, os pensamentos de um homem casado às vezes voa longe em fantasias relacionadas à sua PRÓPRIA ESPOSA, mas, Deus te deu ela para você ser feliz e fazê-la feliz, então aproveitem. ( Essa historia de que masturbação é egoista não se enquadra aqui)

Já passei maus bocados com o Espírito Santo ardendo dentro de mim por causa de masturbação ilícita ( pensamentos em mulher alheia), com certeza isso não faz bem para a alma, é pecado sim.

Mas sempre que o ato é focado em minha esposa, estando perto dela ou não, eu regozijo de felicidade pela esposa que o Senhor colocou em minha vida, sinto a plenitude da vida que Deus nos dá, ainda neste corpo de morte.

Creio que a exortação para os jovens, é de que o Senhor nos adverte sobre os pensamentos, mas se por um acaso pecar, confessando, Deus é fiel e justo para perdoar,,,,é levantar, sacudir a poeira e seguir na fé, além de sua vitória, Deus olha sua batalha, sua iniciativa em santificar-se, mesmo caindo.

Estar sempre orando para chegar logo a varoa ou o varão abençoado. resguardados todos os trâmites tempestivos de cada fase, é claro, e sempre de acordo com a vontade do Senhor Deus Soberano, no tempo dele, ele fará cumprir tudo segundo a vontade do seu conselho, entrega e confie. ( Efésio 1,11)

Anônimo disse...

em caso de dúvida não faça.

Cristãos Libertos - http://t.co/ujEVlph disse...

Masturbação não é pecado!

Saibam que masturbação não é pecado! Vejam em inglês:
http://www.libchrist.com/sexed/masturbation.html
http://christianmasturbation.homestead.com/

Além do mais, sexo antes e fora do casamento não é pecado! Vejam:
http://redir.ec/cristaoslibertos
Em inglês para maiores detalhes:
http://www.libchrist.com/
http://inkaboutit.homestead.com/

Anônimo disse...

Olá. Sobre o texto em si, achei incompleto e impreciso.
Sobre comentar os comentários, vi que cada um fala o que quer. Parece-me haver entre os comentaristas aqueles que sabem de tudo e os que não querem aprender.
Sobre o assunto, propriamente dito, o dito "silêncio" bíblico mostra-se conveniente para uns, enquanto que, para outros, mostra-se um incômodo. Aí depende de qual posição a pessoa se sente mais confortável, se mais livre ou mais santa. Tenho a dizer que a argumentação do Pr. Roger Willians (no 1º post) me parece mais sensata, pois utiliza-se do contexto bíblico para dar encaminhamento ao assunto. Diferentemente, o texto que suscitou a discussão apela para a psicologia, a ciência e seus avanços e, mesmo o respeitado Robinson Cavalcante. Mas, o pior e mais devastador recurso argumentativo utilizado é o da experiência pessoal como balizadora, e, no caso aqui, considerada a masturbação como prática aceitável. Devastador porque a experiência , frente à Bíblia, não se constitui numa boa conselheira, pois no dizer dos princípios hermenêuticos 'experiência não faz doutrina'. Ou seja, não é porque A ou B pratica (ou condena), ou porque a pesquisa aponta que a maioria pratica ou já praticou a masturbação que torna esta aceitável. Na Bíblia pode não haver uma explícita ordem condenando ou permitindo a masturbação, mas pode-se extrair princípios que orientam o que se pode fazer a respeito. O que não pode haver, a meu sentir, é buscar balizar a prática (ou negá-la) no que a psicologia, o Robinson Cavalcanti, as pesquisas, o que A ou B diz ou faz, sem considerar primeiro o que a Bíblia diz (ou não diz, e, neste caso, será que não vale a máxima do trânsito: Na dúvida, não ultrapasse?). É só. Abraços.

Anônimo disse...

Não tenho opinião a respeito, mas uma coisa eu digo a masturbação tambem está relacionada a rejeição, ao abandono, a exclusão e a depressão.

Anônimo disse...

Solteiro ou casado!

Pensando na esposa(o) ou namorada(o)!

Pensando ou não em alguém!

Com ou sem fantasia!

Depois do ato , dá pra ficar numa boa sem ter que pedir perdão a Deus???

Anônimo disse...

Se o texto afirmasse que É PECADO , os que se masturbam iriam parar?
E vice-versa?

Anônimo disse...

1- Não tenho sonhos eróticos, então o que fazer? (toda a minha vida só tive um sonho realmente erótico)

2- Somos obrigados a suportar a terrível dor nos testículos?

Se é um assunto que a bíblia não fala nada, por que nos prendemos tanto nisso?

Anônimo disse...

Masturbação e sexo, até no casamento, pode ser pecado ou não. Depende. Já está tudo respondido acima. Todos entenderam perfeitamente, mas sem essa de que sonho vai resolver. Nem todos se casarão ou permanecerão casados. E a sexualidade permanecerá. É absolutamente humano.Viver abrasado??!!Ninguém se culpe, se o que faz e como faz não é pecado.Ponto final.
H.

Anônimo disse...

Sonhos eróticos são o escape?! Que sacangem: seria muita hipocrisia da parte de Deus permitir sonhos eróticos, muitas vezes devassos, e condenar a objetividade da fricção carnal mesmo quando esta se encontra isenta de pensamentos "impuros"...

Fala sério, isso é uma questão de sinceridade, ou de hipocrisia: quero ouvir UM exemplo de jovem cristão solteiro (sexo masculino)SAUDÁVEL que não se masturbe...

Fala pastor Roger Williams, vc parou antes do casamento???...

Deus não é louco, Ele sabe o que faz e nos deu hormônios para serem usados... já que a sociedade, e aqui entra a igreja, se organizou de maneira a restringir as práticas sexuais a tantas regras e requisitos (casamento, monogamia, idade mínima de independência, etc.) a masturbação ascende como único meio válido de satisfação do desejo sexual.

Os discursos que condenam de forma indiscriminada a prática da masturbação nunca geram "libertação" ou abandono da prática, senão sentimentos de culpa, um silêncio coletivo, pacto de hipocrisia entre os jovens no qual estes fingem não praticar e vivem na dúvida se seus amigos e/ou parceiros afetivos também o fazem...

Quase sempre o resultado deste dilema é que os jovens solteiros acabam se escondendo na máscara da hipocrisia, anestesiados pela incapacidade de se libertar do "vício" e acovardados demais para sair da igreja... quando casam reproduzem o discurso da culpa sobre os mais jovens usando como pretexto, contra a realidade, versículos bíblicos cujo sentido é tomado por atemporal...

E assim caminha o bonde da sexualidade na igreja: punheteiros se fazendo de santinhos e apressados em afirmar e reafirmar, a despeito do que praticam ou praticaram: "é pecado!"

Pr. Roger Willians disse...

Respondo ao anônimo que perguntou se parei antes do casamento: Não fui santinho e nem punheteiro, para usar uma palavra sua, mas uma coisa eu tinha: vida com Deus. Exercícios de piedade sempre os pratiquei, como meditar na Bíblia, orar, orar e pedir misericórdia para muitos assuntos, inclusive para este em tela, e acho que é isso que falta aos cristãos hoje: lidar com suas lutas no temor do Deus.
Deus sabe qual é a influência dos nossos hormônios, Ele conhece nossa sexualidade, ele sabe dos nossos desejos na adolescência, juventude, nossos conflitos humanos, mas em Cristo eu não estou mais debaixo da lei do pecado, mas do espírito e vida. Não tenho mais de cumprir os desmandos da minha carne, seja em que idade estiver.
Concordo com você sobre o estarmos gerando hipócritas nas nossas igrejas. Penso que deveríamos tratar o assunto sexualidade de maneira mais aberta e franca, mas discordo de você quando coloca a existência dos hormônios como uma permissão de Deus para vc se entregar a pratica da masturbação. Se assim fosse, muitos adultérios poderiam ser justificados com a mesma argumentação.
Não gostaria de ser um pastor que gera culpa nas pessoas e estou atento a isso. Tenho procurado ministrar na minha igreja uma palavra que gere vida e vida no espírito, pois sei que é o Espírito Santo e somente ele é que pode ministrar no coração das pessoas se o que elas fazem agrada ou não a Deus. Pois aquele que anda no espírito discerne bem todas as coisas, conforme diz a palavra.

Demetrius Farias - Blog do Darth Metrius disse...

Aos adoradores do "Cinco-contra-Um" de plantão, digo: Vão se converter, cambada de cabritos!!!

Parabéns ao Hermes pelo texto direto, simples, e claro. Masturbação é pecado sim. A Bíblia, realmente não trata do assunto de forma direta e dando nome ao boi, mas ela fala muito das motivações por trás deste comportamento nefasto e fora dos planos de Deus. Ao comentar sobre este tema, travei um debate com alguém que defendia a masturbação de forma aberta (http://darthmetrius.blogspot.com/2010/09/resposta-marcelo-soeiro-biblia-fala.html). Quem quizer saber da minha opinião, de forma mais detalhada, pode ler.

Parabéns!!!

Anônimo disse...

Olha só, todas as vezes q eu sonhava, náo demorava muito para cair, é como se o sonho tive advindo de pensamentos , desejos e olhares em cenas ou fotos dias antes do sonho. Esses sonhos se tornavam Brechas na mente, abertas para o lançamento de dardos inflamados de malícia, sensualidade e erotismo que como sementes não demora a dar frutos, (pecado). Por isso não acredito em sonho como válvula de escape. Ate mesmo porque durante o dia posterior eu ficava pensando no sonho e com mais desejo, e depois nem precisava sonhar mais, já tinha praticado na mente era só terminar na mão.

Anônimo disse...

Sim masturbação é pecado, pois é um ato que está ligado aos nossos pensamentos vindo de coisas ou cenas eróticas como videos pornográficos, revistas pornográficas e outras coisas que podem levar a pratica da masturbação. Jesus disse que onde estiver o nosso tesouro ai estará também o nosso coração. Ele também disse que do coração procedem os maus pensamentos. Então quando os nossos tesouros estão diante das coisas do mundo automaticamente o nosso coração também estará e com certeza os nossos penamentos serão sempre maldosos diante de Deus e praticaremos a masturbação que na bíblia de uma forma mas literária pode ser vista como (fornicação ou lascívia) que é abominável diante de Deus. Por isso nós que somos jovens devemos fugir dos desejos da mocidades como Paulo disse e pensarmos somente nas coisas que são de cima, ou seja, nas coisas que são de Deus. Se o nosso tesouro estiver no Céu nosso coração também estará e automaticamente nossos pensamentos serão em fazer somente a vontade de Deus na nossa vida. ´´Lascívia = Condulta ultrajante, pensamentos ou atos totalmente imorais que induzem a sexualidade``. lascívia registrada na carta de Paulo aos Gálatas no Capítulo 5 verso 19 como uma das obras da carne.

Sukhoi disse...

O homem que não desenvolve a libido nasce, cresce e morre assexuado. O homem que não busca interagir com as mulheres nunca vai ter qualquer tipo de prefência pelas características femininas, como cor de cabelo, tipo físico ou personalidade.
"-Gosto de mulher". De que tipo de mulher?
->Como os "crentes" vão resolver isso???????

Não existe qualquer base "bíblica" para falar se mastusbação é pecado ou não, o discurso extraido de versículos isolados não passa de um equívoco, um grave erro de raciocínio.

PEREGRINO disse...

O que devo entender desse versículo a seguir, com base na sua afirmação.
Levítico 15:16
"Também o homem, quando sair dele o sêmen da cópula, toda a sua carne banhará com água, e será imundo até à tarde."
PENSO QUE NÃO É NESCESSARIO QUE A BIBLI APRESENTE COM TODAS AS LETRAS: "MASTURBAÇÃO É PECADO, I GENIZAH CAP 1 VERSO 16"
NA BIBLIA NÃO DIZ QUE "FUMAR É PECADO", MAS TODOS SABEMOS PELO CONTEXTO BÍBLICO GERAL PARA UMA VIDA CRISTÃ SADIA, QUE NÃO É LICITO FUMAR.
MAS ISSO É APENAS A MINHA OPINIÃO, E ESSE É O MEU COMENTÁRIO.
tEM O VERCÍCULO AÍ, ANALISEM E TIREM SUAS CONCLUSÕES.

Anônimo disse...

Tem um bucado de santi comentando que masturbação é pecado,como se eles nunca tivessem feito isso.Na bíblia não diz nada,se é pecado mais na minha opinião só não pode se mastubar exageradamente por que isso vira vício ai sim é pecado bando de santi...

Anônimo disse...

Agora pergunto sonhos eróticos tambem é pecado? Claro que é pq se sonhou pensou ou desejou durante o dia e o pecado é o mesmo. Agora me expliquem isso. Vão dizer que a pessoa não tem culpa em ter sonhado kkkkkkkkkkkkkkkkkk tem culpa sim pq desejou ou pensou.

Vitão disse...

Não é necessário que haja na Bíblia escrito previamente o fator do ato pra cristandade o definir como pecaminoso.

Jesus disse: se olhar com uma mulher com intenção impura, já comete adultério em seu coração.

então já era irmão, começando por aí, é pecado sim.


há pecado que não é para a morte, diz a palavra, nessa entra a nossa polução noturna.

Eu, a cada 3, 4 meses, admitindo aos irmãos, na melhor abstinência possível, acabo dando uma descabelada. Isso me ajuda a aliviar a tensão e sempre termina em um posicionamento de manter a mesma abstinência.

Por que pra mim é difícil, são meses se guardando e ovos lotados rsrsrs. Há pecado que não é para a morte eu considero. Não sinto culpa nesse caso, sinto paz de que meu corpo carnal é fraco e limitado. Nesse período vou sonhar 1x no máximo com o tal sonho erótico e nem adianta muito, por que a polução libera menos do que em uma ereção completa.

Nunca vi alguém ficar 1 ano, 2 anos sem se masturbar. Atire a primeira pedra.

Anônimo disse...

Afinal o que diz a Bíblia? Será que temos um Deus que nos prega peça para propor "seu maniqueísmo"? Que Deus é esse então? Ora, somos humanos e como tais dotados de desejos sexuais. Mas isso então é pretexto para ficarmos dando vazão aos desejos? Calro que não. Afinal, como já escrito em outro comentário o que disse Paul: Não me deixarei dominar por nenhum desejo ou vontade. O pecado não está aqui somente no ato, mas mais no que me leva ao fato. Lembram de que Jesus fala de que o homem adultera somente pelo pensar? E neste caso amados o problema não está somente nos devaneios que permeiam o ato da masturbação, mas também no que nos levou a ela. Então, se alimentamos nossa mente com coisas libidinosas, o que aumenta e muito nosso desejo, mais seremos reféns dessa prática para aliviarmo-nos. Tanto que quando isso acontece comigo sinto mais culpa pelas fantasias mentais que pelo próprio ato físico. Só que geralmente ficamos nos torturando em nossa culpa e tentando amenizá-la através de sermões ou concílios evangélicos que afirmem que tal prática não é nociva a uma vida cristã sã. No entanto amados, temos um Deus que conhece nossas fraquezas e está sempre pronto a nos perdoar, pois sejamos sinceros porque mesmo que façamos todo o esforço possível será impossível que evitemos nos masturbar assim como viver uma vida sem dolo o é. Você viveria sua vida toda sem proferir uma única mentira (tomando isso como exemplo)? É claro que não! Mas, no entanto, vais procurar viver sem ela o máximo que puder.
Agora quanto à chamada “polução noturna” dizê-la que é pecado, sinceramente amados! O pecado é uma ação CONSCIENTE tomada pelo seu agente no qual este tem o controle de praticá-lo ou não. Algo que nos ocorre inconscientemente não pode ser considerado pecado. Ademais, diria que é apenas uma vazão natural (não necessariamente um escape divino) do nosso corpo ante ao acumulo da libido, tão necessária quanto a excreção dos nossos fluidos corporais.

Comentário por: Elias.

Anônimo disse...

Não sinto culpa não, ou bato uma ou morro, oq decidir?

SOMOS COMO O VENTO disse...

Resposta de nosso amado irmão Paulo!

"Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço" Rm 7:19

"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer" Rm 3:10

Tanto homem como mulher praticamos o adulterio dos pensamentos quando desejamos outro ser que nos fantasiamos direta ou indiretamente. Ninguém tem controle sobre o seu corpo carnal, e como não podemos evitar esse MAL, apelamos para as boas novas de Cristo:

"E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo" 2 Coríntios 12:9

RESUMINDO: pela misericordia de Deus Pai em seu Filho amado temos A GRAÇA IMERECIDA...e isto é o que nos importa, o que fazemos ou deixamos de fazer vai ser tratado pelo ESPÍRITO SANTO que habita em nós no devido tempo na fraqueza de nossas carne que conhece muito melhor do que nós mesmos.

Anônimo disse...

Quanta asneira e idiotice!

Se fosse pecado Deus não nos proporcionaria o alívio da masturbação.
Isso é melhor que praticar fornicação ou prostituição ou adultério.
Viva a masturbação: verdadeira DÁDIVA e PROVIDÊNCIA divina.

O resto é farisaísmo.
Antes todos se masturbassem 3 vezes ao dia e fizesse o bem ao próximo, curasse enfermos e libertasse os cativos.

FAAAAAAAAARRRRRRRIIIISSSSSSAAAAAAAAAAIIISSSMMMOOO.

Anônimo disse...

Deus não põe sonhos eróticos na cabeça de ninguém, pois Deus não tenta. Os sonhos eróticos vêm da nossa própria natureza pecaminosa.
Quem fica o dia inteiro pensando em sexo, vai sonhar com sexo.
Só existe um remédio para isto que é Cristo na cabeça. Se seu pensamento não está sob a obediência de Cristo, você deve se armar. "pois as armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus, para demolição de fortalezas; derribando raciocínios e todo baluarte que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência a Cristo"
2 Coríntios 10:4-5

valdir disse...

Uau...um monte de super-crentes....
esses são os piores, pois ao inves de se aliviarem ficam fazendo coisas piores nos quartos com os amiguinhos (as)...claro que masturbação não é pecado...Seremos julgados pelas escrituras, e onde esta escrito que não podemos?
Não me venham com isso de que naquela epoca não existia, porque hormonio existe desde que o homem é homem....
e no demais demos graças a Deus que privada não engravida...senão eu teria mais de 500 filhos...

Eros_angel disse...

Mais uma vez a religião se colocando onde não deve... um monte de pessoas aqui se dizendo castas, puras, cheias de virtude por terem Cristo na " cabeça "...
Um absurdo colocar o sexo e seus aspectos como pecado e coisa suja... mais um dogma by cristianismo que fez surgir tanta pedofilia e perversões, pois o que é proibido é mais atrativo. Lamentável as opiniões colocadas aqui.
Cada um faz do seu corpo o que quer, respeitem a natureza, pois também somos animais, todos filhos do mesmo Criador.
Luz na mente de todos aqui.

Anônimo disse...

Deus nao existe.

Anônimo disse...

afinal é ou não pecado?

Anônimo disse...

A religião sempre quer colocar culpa na mente das pessoas. Conheci um pastor na igreja bola de neve que vivia falando contra masturbacao. Falava sempre nisso. Após algum tempo, viemos saber que ele traía a esposa, saía com as ovelhas... cada um que cuide da sua vida!

Anthony disse...

Pra quem tem a vida ganha, ou seja, está muito bem casado, é fácil falar! É claro que masturbar-se ao invés de fazer sexo com o cônjuge é errado. É claro que é errado um solteiro masturbar-se pensando numa mulher casada, em sexo "sujo", digamos assim... Mas uma pessoa que é solteira por ser solitária, não conseguiu casar, muitas vezes por problemas de saúde, ninguém quis casar com ela, então ela não pode se masturbar quando vem aquela vontade forte, o corpo pressionando... mesmo se ela imaginar-se casada, com seu cônjuge, que a vida não lhe permitiu ter??? Então o privilegiado que consegue casar pode fazer sexo, mas o coitado que não consegue casar tem de se segurar, fazer uma força tremenda, tomar banho frio, ficar rezando sem parar, sei lá, pa não "cair em tentação" ??? Senão o quê? Vai pro inferno? Então DEUS, que é JUSTO!, fez uns para poderem se casar e serem felizes fazendo sexo, enquanto fez outros para serem solitários e, se ousarem se masturbar, irem para o inferno??????? Onde estaria a justiça de DEUS aí????? Ora, acordem!!! Parem com o fanatismo!!!

Anônimo disse...

Vão transar!! já, já se resolvem todas essas questões.

Anônimo disse...

Em vez de ficar pensando em se masturbar.Vão ler a bíblia, e evangelizar para as almas que estão perecendo. Genizah gosto muito de ler suas publicaçõs, + essa foi desnecessária..e Afinal vocês nem concluíram se é pecado ou não, só deixou as pessoas em dúvida.

Mohandas disse...

Legal, admiro sua opinião... Partindo do seu ponto de vista, de que a masturbaçao nao é pecado, eu te pergunto. Suponhamos que você soubesse que Jesus ia voltar dentro de 1 hora, você passaria essa ultima hora se masturbando?

Anônimo disse...

Pque o Bozo esta na foto?

Anônimo disse...

O ato da masturbação exige que se pense em alguem pára que haja excitaçao e com isso chegue ao orgasmo. Pensar em alguem realizando um ato sexual é pecado. Diante disso posso dizer que masturbaçao é pecado.

Anônimo disse...

Já li vários comentários do tipo: "Super-crentes são os piores", "aqui está cheio de castos dizendo que nunca se masturbaram"...
Sinceramente, essa é a pior forma de apelação... ninguém aqui que condenou a prática da masturbação disse que não fazia isso, mas sim que não devia fazer!!
Se é ou não pecado, a bíblia realmente não deixa claro com todas as letras, mas a bíblia diz com todas as letras: Sedes imitadores de Cristo. Desde que me converti, tenho um princípio em minha vida que tem me ajudado muito, antes de fazer qualquer coisa eu sempre me pergunto: No meu lugar, Cristo faria isso? Se sim, então ok, mas se não (e eu creio que a resposta para essa pergunta é óbvia com relação a masturbação) então pq motivos eu devo ir em frente para cometer um ato que não tornará um imitador de Cristo??
QUE FIQUE BEM CLARO: EU SOU JOVEM, MEUS HORMÔNIOS ESTÃO A FLOR DA PELE, EU SINTO VONTADE DE ME MASTURBAR E FAÇO ISSO EM MOMENTOS DE FRAQUEZA, MAS QUE FIQUE MAIS CLARO AINDA, MINHA VONTADE DE SERVIR A DEUS E DE ME TORNAR CADA VEZ MAIS IMITADORA DE CRISTO É MUITO MAIOR DO QUE QUALQUER HORMÔNIO PULSANDO EM MIM.
Não sou uma super crente, e nem preciso ser para saber exatamente o que atrapalha minha comunhão com Deus.

FATOS COMPROVADOS CIENTÍFICAMENTE:
1. Masturbação causa vício;
2. Masturbação faz vc pensar que é autosuficiente e não precisa de ninguém;
3. Masturbação causa insegurança diante de pessoas reais;
4. Masturbação baixa a auto-estima;

Se essas são características que vcs que se masturbam pretendem ter... Deus tenha misericórdia!

Anônimo disse...

gente é o seguinte, masturbar é pecado sim porque fazendo isso estamos satisfazendo apenas o desejo da carne; mas na verdade a maioria das pessoas fazem, só que temos que lembrar que, quem não comete este pecado, comete outros, nós vamos para o céu é pela graça e misericordia queridos, e não porque merecemos.

MARINHO disse...

A Palavra FORNICAÇÃO também envolve masturbação. Então é pecado, primeiro porque faz pensando na mulher do próximo..."olhar com intenção no coração já adulterou" ,Esse adulterou aí no original é fornicação. "Se pensas que é pecado não faças senão estará pecando..."

Anônimo disse...

O Anthony expressou tudo!
E o Anônimo logo abaixo dele tb! Parabéns, caras! (04 de outubro)

Pra quem tem a vida ganha, ou seja, está muito bem casado, é fácil falar! É claro que masturbar-se ao invés de fazer sexo com o cônjuge é errado. É claro que é errado um solteiro masturbar-se pensando numa mulher casada, em sexo "sujo", digamos assim... Mas uma pessoa que é solteira por ser solitária, não conseguiu casar, muitas vezes por problemas de saúde, ninguém quis casar com ela, então ela não pode se masturbar quando vem aquela vontade forte, o corpo pressionando... mesmo se ela imaginar-se casada, com seu cônjuge, que a vida não lhe permitiu ter??? Então o privilegiado que consegue casar pode fazer sexo, mas o coitado que não consegue casar tem de se segurar, fazer uma força tremenda, tomar banho frio, ficar rezando sem parar, sei lá, pa não "cair em tentação" ??? Senão o quê? Vai pro inferno? Então DEUS, que é JUSTO!, fez uns para poderem se casar e serem felizes fazendo sexo, enquanto fez outros para serem solitários e, se ousarem se masturbar, irem para o inferno??????? Onde estaria a justiça de DEUS aí????? Ora, acordem!!! Parem com o fanatismo!!!


Vão transar!!

Juliana

Anônimo disse...

Cada um que cuide de seu pinto e de sua perereca conforme a sua consciência cristã. Cada caso é um caso. Vamos deixar de sermos hipócritas.

Anônimo disse...

Quem diz que para se masturbar é necessário pensar em alguém especificamente, está por fora do assunto. Para se masturbar, basta apenas ter na imaginação um lindo peru sadio. Pintos e pererecas solitários, sempre sentirão fome. Não sou viciada, mas se não o fizer uma vez ou outra, passo a me sentir terrivelmente sensivel e estressadíssima. Ainda que ore e jejue a bichinha está lá reclamando(coçando) por comida. Não me caso de jeito nenhum por esta causa somente. Sinceramente, não gostaria que fôsse assim, mas não dá para jogar a perereca no lixo.

Anônimo disse...

Pecado é o homem ou a mulher transar com o seu cônjuge pensando em outra pessoa, não? Será que isto não acontece no nosso meio?

Anônimo disse...

Fornicação é transar sem ser casado. Nada a ver com a masturbação feita sem pensar em alguém. Se se masturbar pensando em um homem ou mulher casados, aí é adultério, e se masturbar pensando em um amor solteiro, aí é fornicação, mas se masturbar pensando apenas no objeto de prazer, até agora não vejo isso como pecado, desde que não sejamos dominados por esta prática. Sei de maridos cristãos que querem agarrar as suas esposas 3 vezes ao dia, ou mais, porque são taradões, viciados, e isto é pecado. Comprar consolo é pornográfico, ao meu ver, porque vai se pisar em uma loja mundana e gastar dinheiro naquilo que não é pão. Se estou enganada, que o Senhor Jesus venha não só falar comigo, como tirar o coça coça. Quantos que eram pinguços e, em Cristo hoje detestam bebida, quantos que foram verdadeiras chaminés, hoje em Cristo, odeiam cigarros, mas o desejo sexual, eu ainda não vi ninguém deixar de ter. Casados, não tem nenhuma condição de aconselhar, porque estão sambando numa boa. Agora, eu quero ver, um irmão ou uma irmã solitário, por longos e longos anos, cheios de saúde e vigor sexual dizer que o pinto e a perereca congelaram de vez em Cristo Jesus. Já vi Jesus libertar prostitutas e casanovas - elas mudaram, mas estão sambando legal com os cônjuges que Deus deu prá eles. Irmãos que não tem a natureza prá sambar, também não estão aptos para opinar, porque possuem a natureza fria.

Anônimo disse...

correção do anônimo de 1 de dezembro: objeto de prazer seria o pênis, no caso.

Gabriela Felix disse...

Não concordo em relação aos sonhos eróticos, não acho que foi Deus que criou isso. Imagina se você tem um namorado(a), queria ou não queria é um relacionamento sério, principalmente no meio cristão, Deus faria você ter sonhos eróticos com outras pessoas? Porque nem sempre se sonha com a pessoa amada...

Anônimo disse...

Os brochinhas também não têm condição de opinar porque tudo é moleza prá eles. Nesta condição é muito fácil ser santo.

Anônimo disse...

Minha mulher sempre me masturba, principalmente nos periodo de mestruação, a mais de 30 anos, eu gosto e ela também nunca achei isso pecado, além do mais minha relação com minha esposa é pessoal, entre eu e ela, já li a biblia algumas vezes Deus nunca me disse nada.

Ana Claudia disse...

Eu não concordei na questão dos sonhos, primeiro porque ele simplesmente afirmou, porém não explicou qualquer base para sua afirmação.
Eu penso que temos estes sonhos, principalmente quando novos convertidos, porque quando estávamos no mundo vivíamos no pecado, ou seja, uns viam pornografia, outros viviam no pecado da fornicação, ou do homossexualismo, e as imagens, as memórias ficaram no subconsciente da pessoa. Esses sonhos demoram um pouco para parar de acontecer, mas com a renovação da mente
(Rm 12.2), isso se torna possível. É tirar o velho e colocar o novo.

Esclarecido?

Anônimo disse...

OLÁ, VALE A PENA VER O QUE DIZ A tORÁ:

VEJAM:http://briskodesh.wordpress.com/2011/12/05/sexo-e-os-ataques-psiquicos/

É MUITO MAIS GRAVE DO QUE VC PENSA.

AVRAHAM BEN AVRAHAM

Lucas disse...

Não existe o menor problema no cristão "tocar uma", contando q não seja pensando em pessoas casadas e não se alimente de pornografia, isso é natural.

E eu desafio um solteiro a dizer q não se masturba, se não, é pq tem algum problema fisiológico.

Os tais sonhos so acontacem a cada 20 ou 30 dias e com 7 dias sem vc ja ta na seca monstra, a masturbação serve pra aliviar isso!

Melhor com a mão do q com a prostituta ou namorada, ou outra pessoa!

Anônimo disse...

O cristão não tem a vida regulamentada pela Torá, e sim pelas epistolas.

Bianca Souza disse...

A masturbação não é pecado, mas sera que depois de uma certa idade não é imoral?
quando é uma criança (sem discernimento), até é aceitavel, mas quando chega na adolescencia e fase adulta, eles ja se masturbam com má intenção.

Essa palavra não existe na biblia, mas isso não quer dizer que não seja pecado, pois isso é uma imoralidade quando é feito intensionamente.

Danielle Pereira disse...

Texto muito infeliz. Primeiramente, em relação aos sonhos. Se você sentir vontade de matar alguém, não há problema em sonhar que está matando determinada pessoa? Que linha de raciocínio medíocre. O mesmo pensamento vale para o sexo. Porque Deus nos daria sonhos onde cometemos práticas que Ele condena? (Fora do casamento, claro). Não faz o menor sentido. O padrão de Jesus, que quebra todo esse argumento, encontra-se em Mateus 5:28 "Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.". Quando a masturbação, a ciência diz que que o prazer obtido nesta prática chega a superar o prazer da prática do sexo, podem pesquisar. Como isso seria agradável aos olhos de Deus? E mais, li uns comentários absurdos a respeito de que a masturbação seria uma forma que Deus deu para nos aliviarmos. Porque Deus iria querer que começassássemos algo que não poderiamos terminar? Porque Deus iria querer que sentissemos algo parecido ao prazer do sexo antes do casamento? É como se Deus dissésse: Olha, a pessoa que eu preparei pra você só vai chegar na sua vida daqui a alguns anos então, para se aliviar, você pode ficar com outras garotas. Nesse período difícil em que somos jovens, a graça de Deus deveria nos bastar. O problema da juventude dos nossos dias não são os pecados em si, mas a falta de oração. Se todos conseguíssemos orar ao menos uma hora todos os dias, pensamentos como este nem estariam na nossa mente.

Luiz Idelson disse...

Vejo a masturbação como um "mal necessário" principalmente para jovens solteiros, só não pode se tornar um vício, "nos deixando nos dominar por ela", parafraseando Paulo.

Temporada 2009 de Fómula 1 disse...

A Bíblia não diz NADA, segundo vocês, mas esse tal de sonho erótico? De onde foi tirado?

Anônimo disse...

ka ka ka ... sonhos eroticos! Que piada, ontem sonhei com a Globeleza e hoje com a Debora Secco ... to me prostituindo?? claro, no meu sonho. To pecando ... ai Zisuz

Galera Radical disse...

"Fora essa passagem, não há qualquer outra que fale direta ou indiretamente sobre ejacular fora da relação sexual." (Extraído do texto)

Outra passagem interessante e essencial exista na Bíblia:

"Se um de seus homens estiver impuro devido à polução noturna, ele terá que sair do acampamento." (Deuteronômio 23:10)

Polução noturna = "sonhos molhados" = sonhos eróticos.

É interessante notar que a polução noturna é algo involuntário, e que na Bíblia não mostra a necessidade de purificação através do sangue de animal, mas o homem deveria sair do acampamento e tomar um banho para se limpar. (Leia o contexto da passagem bíblica)

"...os sonhos eróticos são o meio estabelecido por Deus..." (extraído do texto)

Ou seja, a polução noturna é a solução de Deus para que não entremos em pecado voluntariamente e soframos as consequências.

Valeu!

www.galeraradical.com

Anônimo disse...

Eu começo a analisar como chegamos primeiramente se é pecado ou não. Para termos uma visão ampla desta linha de pensamento devemos nos pegar ao contesto da palavra de Deus, já que por varios motivos que causam discordancia entre nos crentes como pregações usando de má fé apenas versiculos da biblia onde usam para apenas afirmar sua visão imoral!!!onde quero chegar??acredito que o mais correto nesta hora é pegar sua biblia e refletir no texto em que se da ha enteder que a masturbação se torna pecado.
O que o texto esta dizendo em seu contexto geral??
manipulações são faceis de ser montadas, mas não vivemos um Deus de confusão e o meu ponto de vista é que vocês estão buscando justificar o ato e não a verdadeira resposta, quando na verdade acredito que Deus não está em confusão, pare pra pensar qual a sua convicção no assunto e se realmente acredita em que esta dizendo não lance parabolas, faça conhecedor do assunto!!!sempre teremos ponto de vista diferentes mas Deus justifica o bom coração. A biblia deixa bem claro o ato sexual e seus pecados fora da lei divina, já a respeito da masturbação não existe nada até o momento que me convensa que é pecado. Viver com o espirito santo e buscar entendimento com Ele, nos da muito mais resposta do que interpretar conforme sua doutrina. Óre e entre em comunhão com Deus, pois tenho fé que lhe dará o caminho certo a percorrer e sempre lembrando que, tudo que gera duvida, o Deus altissimo diz para não agir na com duvida!!!
Creio em um Deus vivo e busque estar sempre em paz, pois, quando Deus está no negócio há paz!!!uma grande prova de que Deus aprova ou não.

Anônimo disse...

Estamos vivendo no linear dos acontecimentos, quando o espirito santo de DEUS for retirado da terra, nada mais sera possivel ao homem, arrependa te de seus pecados enquanto ha tempo, e a misericordia de Deus ainda esta agindo em voce, pois o juizo investigativo comecou em 1844, uns ja estao selados para gloria eterna tanto vivos como mortos e outros para tristeza eterna. Nao deixe para amanha, tome sua decisao, ou sirva a DEUS de todo o seu coracao de de toda a sua alma, guardando os mandamentos, como assim diz o Senhor, ou seu fim estara confirmado. A primeira ressureicao sera as dos justos, mas a segunda, serao dos impios, aqueles que nao venceram o pecado por amor a DEUS, permitiram continuarem na vida de laviscia, pecado, prazer e etc, do que buscar ao Senhor arrependendo e abandonando o erro. O sabado como dia do descanso, na criacao de DEUS, um sinal entre DEUS e o homem, a obediencia ao descanso independe de religiao, pois nao ha justificativa para se abolir o mandamento de DEUS. Se hoje ouvires a minha voz nao enduressais o vosso coracao. Busque a verdade, estudando as sagradas escrituras, pois sao elas que testificam de mim, sou DEUS zeloso que visito ate 3 e 4 quarta geracao daqueles que me aborrecem, temei a DEUS e dai lhe gloria pois eh chegada a hora do seu juizo, DEUS abencoe voce, que voce possar ser eleito de DEUS, assim como Davi, um ungido tambem, DEUS esta convidando homens e mulheres que queiram ser separados para ele, santos do Senhor, remidos, os que farao parte do reino eterno, onde nao havera mais pecado, depende de voce esta decisao, ou o mundo ou reino de DEUS, Te vejo na nova terra amigo, e os que la nao estiverem infelizmente estarao sendo destruidos com Satanas, seus anjos, os governantes da terra, multidoes , etc, e todos serao destruidos por DEUS, pois a sua justica ja estara justificada.

Anônimo disse...

aprendi muito sobre esse assunto,sei que todos nós devemos buscar em fazer avontade de Deus,se essa não é de sua vontade,vamos tentar obedecer então,posso pecar,pois sou fraca,mas eu tenho o meu salvador,que perdoa os meus pecados...

Anônimo disse...

vigiai e orai, para que nâo entreis em tentaçâo; o espírito, na verdade, está pronto, mais a carne é fraca.tem muita gente se baseando na carne fraca,esquecendo que Deus tem o poder de nos fortalecer,nos temos que se fugir dos desejos da carne,

Anônimo disse...

masturbação não é pecado, e sim os pensamentos que vem junto com ela.

masturbação disse...

eu acho que é pecado prinsipalmente o que pensamos na ora de se masturbar .... mas eu fico pensando sera que deus faria algo só pra brincar com nós se é pecado se masturbar o que devemos fazer pra nos aliviar da vontade de se masturbar

masturbação disse...

eu acho que é pecado prinsipalmente o que pensamos na ora de se masturbar .... mas eu fico pensando sera que deus faria algo só pra brincar com nós se é pecado se masturbar o que devemos fazer pra nos aliviar da vontade de se masturbar

masturbação disse...

eu acho que é pecado prinsipalmente o que pensamos na ora de se masturbar .... mas eu fico pensando sera que deus faria algo só pra brincar com nós se é pecado se masturbar o que devemos fazer pra nos aliviar da vontade de se masturbar

Anônimo disse...

Queridos irmãos, já que os sonhos eróticos são colocados por Deus, o que dizer do sonho erótico que eu tive com uma AMIGA minha que no sonho era uma travesti (mostrando o orgão sexual masculino e tudo..) ???
Essa parte ai tá bem errradinha..

Anônimo disse...

do q adianta não se masturbar dá uma de santo e pensar em mulheres nuas ou no ato?do q adianta eu acho q isso é uma fase q deve ser controlada não evitada pq se vc é homem sabe q não dá as vezes até quando se acorda já se está excitado é pecado isso?
então todos homens estão condenados isso vai de cada um q o homem examine se a si mesmo,o q te condena eu acho isso.

Postar um comentário