681818171876702
Loading...

Um Cartoon Indignado!


CLIQUE NA IMAGEM PARA LER MELHOR

Rubinho Pirola

"E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer:

Olhai que ninguém vos engane
;" Mc 13:5

Quando era pequeno, lá pelos meus 10, 11 anos, no interior de São Paulo, os meus amigos queriam só saber de futebol.

Alguns, mais avançados para a idade, queriam saber já das menininhas que começavam a aparecer aos seus olhos como mais um dos regalos da vida.

Eu não. Eu já queria mais, queria derrubar o governo.

Vivíamos lá nos idos da revolução e eu, ao ver todo aquele ódio contra os "terroristas", jargão oficial usado para definir os que simplesmente, discordavam daquela bandalheira toda e autoritarismo, promovido pelos que tomaram de assalto a nação; desconfiava que algo ruim acontecia e nada que encontrasse eco na Palavra de Deus que, por aquela altura, já se fazia claridade ao meu coração.

Quando cheguei aos 14, quando Jesus revelou-se a mim como mais do que religião e crendice de família, o meu pai, coitado, respirou aliviado ao pensar que o temor de ter um filho bandeado para os lados dos "que comiam criancinha" (no sentido literal do termo), o lado dos terroristas-comunas-safados, inimigos de Deus e da pátria, como queiram que se denominavam os que insistiam em andar à margem das leis - de exceção é bom que se diga - naqueles tempos difíceis.

Ledo engano a do meu velho.

Com o Evangelho no coração e a solidariedade ao pobre, ao marginalizado e desprezado que brotava do meu coração transformado, fiquei ainda pior. Dos cartoons que insistia em por - ou tentar a por nos jornaisinhos de colégio ou do cursinho, passei a reunir-me com toda gente que dizia não ao opressor, ao inquisitor, viesse ele de onde viesse.

Eu cresci, o país mudou, o mundo mudou... (tirando Honduras onde um punhado de militares insistem na desgastada fórmula de usar aquilo que são de pior - forças e armadas - estão a tentar divulgar a sua "versão oficial" da história) continuo o mesmo. Ou talvez pior. Mais velho e mais mau-criado.

E inimigos não faltam contra quem lutar.

Aos inimigos que insistem em fazer da cruz algo de que usar para roubar e tirar proveito em detrimento dos outros, vai agora a minha indignação feroz. Não dá para calar-me e fazer como fazem as pessoas na sala de jantar (e nas igrejas) "ocuparmo-nos em nascer e morrer"...

Já disse, dia desses a um irmão que tem feito aqui em Portugal, apologia (cristã, imagine) do nazi-fascismo: "na minha mesa, rapaz, cabem prostitutas, bêbados, gente que faz aborto, pecadores vários, mas aquilo não é mesa da "mãe-joana". Tenho princípios, meu velho. Lá não cabem os que dizendo-se irmãos, são guiados de um espírito usurpador, roubador, presunçoso que se acha mais do que outros e que explora, "costurando o véu que a cruz já rasgou", que pretendem capitaniar, controlar, explorar o que é livre, vendendo a graça que veio, de graça, do sacrifício de Cristo".

Para esses, os picaretas falsos-apóstolos-profetas-evangelistas-pastores-doutores, por quem não oro, confesso, e nutro o mais profundo desprezo, vai o meu cartoonzito de hoje.

E aproveitem, porque hoje estou calmo.

***
Fonte: Rubinho Pirola, blogueiro (de um site fantástico, para mim, dos melhores da web), radialista e escritor. Como ele mesmo diz: Ítalo-brasileiro, lusitano de coração e cidadão do mundo. Casado com (a mesma esposa!)Betânia Alves há já 27 anos, pai de duas filhas(Rebeca e Raquel), sogro de um (argh!) carioca torcedor do Flu (David)e avô de dois meninos (Davi e Felipe).

-------------

Comentários de Genizah

Rubinho, hilário, me disse outro dia, referindo-se a situação da igreja evangélica brasileira tomada de “profetadas” e vendilhões, que se sente tal qual aquele personagem do Jô Soares exilado na Europa, que vez por outra ligava para o Brasil para saber das notícias, levava aquele susto com a bandalheira correndo solta e terminava com o bordão: “Madalena! Você não quer que eu volte!”.

Mais é isto mesmo! Ou como aquele outro que acordava do coma, ouvia o pior da realidade e dizia: “Me tira os tubos, me tira os tubos”!

Pois é mano! O negócio é ter bom humor e seguir tocando sua ótima
programação de rádio ai de Portugal, pois visto aqui de pertinho, além da imagem feia, como lembrou o Márcio de Souza outro dia, tem também o cheiro!


Deiner Urzedo do blog homônimo mandou o vídeo do quadro do Jô supra, risos. Muito bom!






Humor Gospel 960331251357456859

Postar um comentário

Página inicial item